Portugal já conhece adversários nos Europeus jovens

Matosinhos recebe competição de sub16 femininos

Competições | Formação | Seleções
15 FEV 2022

Decorreram esta terça-feira, na cidade alemã de Munique, os sorteios dos Campeonatos da Europa jovens, que vão ter lugar no verão, naquele que é o regresso destas competições.

Num evento que teve Nuno Manaia, diretor técnico nacional, como um dos protagonistas, Portugal ficou a conhecer os seus adversários no Europeu de sub16 femininos, que terá como palco Matosinhos entre 19 e 27 de agosto. Letónia, Bélgica e Rússia serão os opositores da nossa Seleção no grupo C.

A outra equipa portuguesa presente numa Divisão A, no caso os sub20 masculinos, vão defrontar Israel, Grécia e Itália no grupo B.

Quanto à turma feminina de sub20, Eslovénia, Eslováquia e Noruega vão cruzar-se no caminho luso na Divisão B.

No escalão masculino de sub18 (Divisão B), o conjunto luso medirá forças diante da Letónia, Hungria, Eslováquia, Suíça e Roménia.

Quanto à ala feminina de sub18, igualmente na Divisão B, a Seleção Nacional alinhará contra a Bósnia e Herzegovina, Grã-Bretanha, Luxemburgo e Macedónia do Norte.

Já na categoria de sub16 masculinos (Divisão B), Portugal terá pela frente a Bósnia e Herzegovina, Grã-Bretanha, Suécia, Bielorrússia e Noruega.

Na reação aos sorteios, Nuno Manaia salienta as dificuldades impostas pela Covid-19: “É difícil, nesta altura, avaliar se os sorteios foram bons ou maus, pois a pandemia também afetou os outros países e estão todos a tentar perceber como estão as diferentes gerações de jogadores e jogadoras jovens. O mais importante é manter o relacionamento com os responsáveis das outras Federações. Queremos fazer uma boa preparação para as nossas seleções e a participação em torneios internacionais e jogos amigáveis é fundamental. Por isso, estes contactos são muito úteis. Queremos fechar a preparação das nossas Seleções Nacionais o mais cedo possível, e abrir portas para que em sub15 e sub14 isso também seja uma realidade, pois a antecipação do contacto internacional nestas idades é algo em que queremos apostar”, afirma.

Quanto a metas a alcançar este verão, o dirigente responde desta forma: “Queremos manter as seleções de sub20 masculinos e sub16 femininos na Divisão A. Para as Seleções que se encontram na Divisão B, queremos estar entre os oito primeiros lugares, estar próximo da subida de divisão”, elenca.

Nuno Manaia explicou ainda a sua participação ativa no evento da evento: “Foi uma cortesia da FIBA, pois a Federação Portuguesa faz questão de estar presente em todos os sorteios, reuniões, gostamos de estar envolvidos nos momentos altos e nas decisões da nossa modalidade”, finaliza.

Competições | Formação | Seleções
15 FEV 2022

Mais Notícias