Artigos da Federaçãooo
FC Porto revalida a conquista da Taça de Portugal Masculina Skoiy
Que espetáculo de Basquetebol dentro e fora de campo. Lotação esgotada e bancadas completamente cheias no Centro de Desportos e Congressos (CDC) de Matosinhos este domingo (23 de março), para o Clássico entre FC Porto e Sporting CP que marcou a final da Taça de Portugal Masculina Skoiy e que viu os “dragões” sagraram-se vencedores (94-73), pelo segundo ano consecutivo.
Ver esta publicação no Instagram
Desde cedo que se anteviu um jogo duro e intenso para ambas as partes, e os coletivos rivais fizeram a sua parte para que assim fosse. Cat Barber esteve “de serviço”, com 11 pontos marcados logo no quarto inicial, como que a dizer que esta tarde tinha entrado em campo para revalidar o troféu de MVP – mas Miguel Queiroz tinha uma palavra a dizer, e é o poste internacional português, com um grande duplo-duplo de 20 pontos e 12 ressaltos (40 de valorização), que leva o prémio para casa.
Os primeiros dez minutos, apesar do esforço de Barber, ficaram 19-15 para os “dragões”, que também venceram o segundo quarto (25-16), chegando ao intervalo com uma vantagem de 13 pontos (44-31).
Na segunda parte do jogo, voltaram a ser os azuis e brancos, impulsionados pelo ambiente efusivo que se via na bancada destinada aos adeptos portistas, a liderar o marcador – primeiro, com um terceiro quarto onde conseguiram alargar a vantagem (20-16); depois, com, com um trio de luxo em grande plano para os dez minutos finais (30-26): Miguel Queiroz, Toney Douglas (24pts, 9res, 7ast) e Roy Devyn Marble (15pts, 6res). Para o Sporting CP, valeu a exibição também de Nick Ward, no frente-a-frente com Queiroz (25pts, 7res).
“O basquetebol está vivo!”, referiu Miguel Queiroz, em conferência de imprensa. Este domingo foi a prova viva.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
FC Porto e Sporting CP com clássico marcado para a final da Taça de Portugal Masculina Skoiy
Ambiente incrível em Matosinhos para as meias-finais da Taça de Portugal Masculina Skoiy. Cerca de 3500 pessoas encheram o Centro de Desportos e Congressos (CDC) este sábado (22 de março), num verdadeiro hino ao Basquetebol, que viu o FC Porto sair como finalista da prova – para disputar já amanhã a final, no mesmo pavilhão, pelas 17 horas, frente ao Sporting CP que, por seu turno, bateu a UD Oliveirense num duelo onde imperou o máximo equilíbrio e a indecisão até aos últimos segundos.

O CDC lotado para o Clássico
FC Porto 94-84 SL Benfica
Quem diz que o fator casa “não conta para nada” não esteve este sábado no CDC. Bancadas cheias, intensidade dentro e fora das quatro linhas e um grande jogo de Basquetebol para decidir quem sairia vencedor do Clássico. As “águias” venceram os primeiros dez minutos (19-24), mas sofreram com o segundo quarto de alto nível dos “dragões” (35-18). Ao intervalo, já se adivinhava quem, em caso de vitória azul e branca, se sagraria MVP do encontro, face à prestação: Tanner Omlid, com 28 pontos, seis ressaltos, quatro assistências, três roubos de bola e 33.5 de valorização.
Na segunda parte, os comandados de Fernando Sá cumpriram com o gameplan e aproveitaram a vantagem de 12 pontos para se manterem na frente, vencendo o terceiro quarto por um ponto (20-19). Os derradeiros dez minutos caíram para o SL Benfica (16-21), mas a vitória, essa, fica no distrito do Porto – embora, como o treinador portuense referiu em conferência de imprensa, “este jogo só permite ir lutar pelo título” – ou melhor, revalidá-lo, já que o FC Porto foi o vencedor da Taça de Portugal em 2023/2024.
“Nesta equipa temos muitos Omlid”, referiu o técnico, quando questionado sobre a exibição do base-extremo norte-americano, um jogador “que dá sempre tudo o que tem”. Max Landis (15pts) e Toney Douglas (14pts) foram os outros destaques azuis e brancos; do lado dos encarnados, Aaron Broussard, que já era o melhor benfiquista na prova, marcou 23 pontos (6res, 4ast) com 26 de valorização, Trey Drechsel marcou 14.
SPORTING CP 80-70 UD OLIVEIRENSE
Se o FC Porto – SL Benfica encheu por completo as bancadas, o Sporting CP – UD Oliveirense, não tendo a moldura humana que um Clássico acarreta, encheu por completo o campo. Quem esteve no CDC assistiu a um formidável jogo de Basquetebol, a começar com um ascendente verde e branco. Os dois primeiros quartos caíram para os pupilos de Luís Magalhães (27-21, 20-17), que chegaram assim ao intervalo a vencer 47-38.
Na segunda parte, a Oliveirense, “um histórico da modalidade”, como referiu o técnico Luís Magalhães, ainda se aproximou no marcador (venceu o terceiro quarto 13-15), e ainda conseguiu reduzir a diferença para sete pontos à entrada dos derradeiros dez minutos (esteve a três), mas as boas exibições de Danjel Purifoy (20pts), André Bessa e João Fernandes (ambos com 12 pontos) não pararam o poderio ofensivo do Sporting: Jeremiah Bailey (15pts, 4res) e Nick Ward (14pts, 6res – 19 val) estiveram entre os melhores dos “leões”, com Cat Barber a fechar o trio de mais valiosos, com 14 pontos, e os dez minutos finais terminaram 20-17.
O MVP da última Taça de Portugal vai reencontrar a antiga equipa na final de amanhã, que se joga às 17 horas, no CDC de Matosinhos.
Os adeptos do Sporting CP devem dirigir-se à porta 2 e os adeptos do FC Porto à porta 1. Bilhetes disponíveis na Smartfan.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
O frente-a-frente: quem será o MVP da Taça de Portugal Masculina Skoiy?
Chegou a altura do frente-a-frente: quem sucederá a Cat Barber como MVP da Taça de Portugal Masculina Skoiy esta temporada? Os candidatos são vários, mas as estatísticas da prova, até ao momento, revelam quatro nomes que, em cada uma das equipas semifinalistas, se têm destacado nos jogos já efetuados.
A começar pela primeira semifinal, que opõe o SL Benfica de Aaron Broussard ao FC Porto de Toney Douglas. Os dois jogadores de “backcourt” entrarão em campo este sábado (22 de março) com o objetivo de vencer o Clássico e chegar à final da Taça, e ambos lideram as respetivas equipas se olharmos apenas para as estatísticas. Toney Douglas é, a par de Phil Fayne, o melhor marcador dos “dragões”, com 20 pontos por jogo, e lidera na valorização (24val em dois jogos). Já Broussard, apesar de não ser o mais valorizado, é o matchup mais provável para o ex-colega de equipa, e leva médias de 16 pontos por jogo. Nico Carvacho, poste encarnado, lidera na valorização e José Barbosa é líder nos roubos de bola (seis por jogo).
Na outra semifinal, o Sporting CP de Nick Ward (19.5ppj, 6rpj, 2.5 dlpj – quarta melhor marca da prova – e 24.5val) tem pela frente a UD Oliveirense de Deontae Hawkins (17ppj, 7rp, 1rbpj, 19val), que claramente se tem destacado pelo coletivo de Oliveira de Azeméis nesta Taça de Portugal Skoiy. Atrás dele, segue Danjel Purifoy, com 15 pontos por jogo, e o base Carlos Cardoso, com 17.5 de valorização e cinco assistências por jogo e, no Sporting, surgem Jeremiah Bailey e Diogo Ventura logo atrás do poste norte-americano, garantindo máxima competitividade na Final Four de 22 e 23 de março, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.
Confere as estatísticas deste frente-a-frente:
Ver esta publicação no Instagram
Bilhetes disponíveis na Smartfan.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Técnicos anteveem partidas da Taça de Portugal Masculina Skoiy
As meias-finais da Taça de Portugal Masculina Skoiy jogam-se já este sábado com o FC Porto a enfrentar o SL Benfica, e com o Sporting CP a medir forças com a UD Oliveirense. A FPB esteve a conversar com os técnicos sobre a competição e estas foram as suas palavras:
Fernando Sá, treinador do FC Porto, antevê um “jogo extremamente difícil contra uma equipa que só tem uma derrota no campeonato e que está habituada a ganhar”. O mesmo acrescenta ainda que a sua equipa tem de estar “mesmo muito concentrada e manter a motivação que tem tido até aqui, e ser coletiva, serena e confiante. Se estes patamares, que são fundamentais num jogo de Basquetebol, forem preenchidos, vamos estar mais perto de vencer”.
Por sua vez, Norberto Alves, que comanda a equipa das Águias, reconhece que o adversário “é uma equipa com muita qualidade, muita experiência, muito talento individual, muitos jogadores capazes de produzir o seu próprio lançamento”. O técnico adiciona que a sua equipa terá de ter “uma perspetiva muito coletiva de abordagem do jogo, quer a atacar, quer a defender”.
João Figueiredo, treinador da UD Oliveirense, refere que “marcar presença nos pontos altos é sempre um objetivo importante, e apesar de todas as dificuldades sentidas nesta época bastante exigente ao longo dos últimos quatro meses, obrigando a todos estarem em superação constante, a Oliveirense tem mantido intactos os seus objetivos”. No que diz respeito ao jogo da meia-final, o técnico afirma que “o Sporting é um dos candidatos a vencer todas as provas, mas sabemos que estamos a um jogo de marcar presença numa final, e é assim que encaramos este jogo, uma vitória para disputarmos a final”.
Relativamente ao Sporting CP, o treinador-adjunto Miguel Minhava constatou que a sua equipa vai dar o seu melhor para vencer a competição.“Vamos para Matosinhos com o objetivo de trazer a Taça. Contamos com o apoio de todos os Sportinguistas”, afirma o técnico.
Ver esta publicação no Instagram
As patidas têm lugar no CDC de Matosinhos e os bilhetes continuam disponíveis na Smartfan.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Taça de Portugal Masculina Skoiy: as equipas em ação este fim de semana
Tudo a postos para as Taças de Portugal Skoiy.
Na Masculina, há um Clássico a abrir as meias-finais este sábado (22 de março), com o FC Porto – SL Benfica (16 horas); o Sporting CP “recebe” a UD Oliveirense (atenção às aspas, já que ambos os encontros se disputam no Centro de Desportos e Congressos [CDC] de Matosinhos) pelas 19 horas, e tudo está em aberto para a final de domingo (17 horas).
Os quatro emblemas estão, à data de hoje, entre os cinco primeiros lugares da Liga Betclic Masculina: as águias lideram (16-1), seguidas pelos dragões (14-2) e leões (11-6), e a UD Oliveirense é 5.ª (9-8), atrás da Ovarense (10-6), todas as equipas já com passaporte carimbado para os playoffs, embora as posições possam mudar nas cinco jornadas que restam.
A nível estatístico, destaque para a ofensiva encarnada. Em dois jogos realizados na prova, a “máquina” de Norberto Alves é a que mais pontua (99.5ppj), embora a diferença seja residual (Oliveirense tem 87ppj, FC Porto 857ppj, Sporting 84ppj) e a isso talvez se deva estarem a liderar também o número de três pontos convertidos, e a UD Oliveirense lidera na eficácia de lance-livre (77.1%).
No quesito das tabelas, o FC Porto é o que mais ressaltos tem acumulados (41.5rpj), com os leões (36rpj) no seu encalço. Os encarnados lideram os roubos de bola (15.5rbpj), com diferenças residuais para os demais, e o FC Porto e o Sporting estão ex-aequo no que toca aos desarmes de lançamentos, ambos com média de três por jogo.
Ver esta publicação no Instagram
Se formos mais fundo e olharmos para os Top5 individuais para os jogadores, que serão escrutinados mais tarde, verificamos ainda alguns detalhes curiosos, já que, fruto da parelha competitiva, estas quatro equipas só disputaram dois encontros. José Barbosa lidera os roubos de bola (seis por jogo), Nick Ward figura no Top5 dos desarmes de lançamento (2.5dlpj), e Diogo Ventura ainda não falhou da linha de lance livre.
Conhece aqui as equipas que vão disputar a Final Four da Taça de Portugal Feminina Skoiy e aqui os palmarés dos participantes desta edição.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Eis o palmarés dos quatro semifinalistas da Taça de Portugal 2025
É já no próximo dia 22 e 23 de março que se disputam as Taças de Portugal, em Matosinhos. As competições, feminina e masculina, terão lugar no mesmo pavilhão, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, com o seguinte calendário:
Ver esta publicação no Instagram
As equipas que irão disputar a Taça de Portugal Masculina são o FC Porto, o SL Benfica, o Sporting CP e a UD Oliverense. O FC Porto foi o vencedor da edição anterior, em 2023/2024, onde conquistou a sua 15.ª Taça, já o SL benfica, que possui 23 edições conquistadas, não vence desde a época de 2022/2023. O Sporting CP tem oito troféus da competição no seu palmarés, e procura levantar o troféu pela nona vez, algo que não acontece desde a temporada de 2021/2022. A UD Oliveirense tem apenas uma Taça de Portugal conquistada, feito realizado há 12 anos, em 2002/2003.
Ver esta publicação no Instagram
Quem será que vai erguer o troféu e sagrar-se vencedor da Taça de Portugal 2024/2025?
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Sporting CP, FC Porto e UD Oliveirense juntam-se ao SL Benfica na Final Four da Taça de Portugal
Chegou ao fim este domingo os quartos-de-final da Taça de Portugal, com o Sporting CP a receber a AD Galomar e a Ovarense GAVEX a visitar o FC Porto. Pouco depois, o Galitos BARREIRO enfrentou a UD Oliveirense para saber quem seria a última equipa a juntar-se ao SL Benfica na Final Four, devido à vitória dos encarnados no passado sábado frente ao Vitória SC.
Sporting CP vs. AD Galomar
Os leões entraram melhor na partida, com um parcial de 25-13 no 1.º período a criar uma margem entre as duas equipas na casa das dezenas. Contudo, os visitantes não baixaram a cabeça e procuravam aproximar-se no marcador, chegando mesmo a vencer o 2.º parcial por 23-25, reduzindo a vantagem do Sporting CP para dez pontos ao intervalo (48-38).
Na segunda parte, a AD Galomar com mais eficácia de lançamento conseguiu um parcial de 18-22 no 3.º período, mas, nos últimos dez minutos o clube da casa aprimorou-se ofensivamente e defensivamente e conseguiu marcar 23 pontos e reduzir os adversários a apenas nove pontos, com o resultado final a ditar vitória dos leões por 89-69.
Jeremiah Bailey foi o grande destaque na partida, com 24 pontos, nove ressaltos, duas assistências e dois roubos de bola (34 valorização). Do outro lado, destacou-se Pedro Oliveira com 11 pontos, dois ressaltos, três assistências e um roubo de bola (14.5 valorização).
FC Porto vs. Ovarense GAVEX
Os visitantes foram a equipa mais inspirada no início da partida, conseguindo apresentar intensidade ofensiva que garantiu um primeiro parcial de 18-25. No 2.º período, o FC Porto respondeu e após um parcial de 26-21, conseguiu reduzir a diferença no marcador para dois pontos (44-46).
Ver esta publicação no Instagram
Já na segunda parte, os comandados de Fernando Sá mostraram o seu melhor basquetebol e com dois parciais de 25-17 e 19-14, alcançaram a reviravolta no resultado e atingiram assim a vitória por 88-77.
Galitos BARREIRO vs. UD Oliveirense
O duelo entre as duas equipas prometia equilibrio e intensidade e não desiludiu, com o primeiro parcial a ser muito disputado, caindo a favor da equipa visitante pela margem mínima (21-22). No 2.º período, a eficácia ofensiva baixou para os dois conjuntos mas foi ainda a equipa de João Figueiredo a superiorizar-se (9-13), chegando ao intervalo com uma vantagem de quatro pontos (30-34).
À saída dos balneários, o clube da casa procurava passar para a frente da partida mas foi mesmo a UD Oliveirense que aumentou a vantagem para a casa das dezenas depois de um parcial de 14-21. Nos últimos dez minutos, apesar dos esforços da equipa de Henrique Pina e do apoio da bancada, o parcial de 27-23 não foi suficiente para impedir o triunfo da equipa de Oliveira de Azeméis (71-79).
Litos Cardoso esteve em destaque ao registar 16 pontos, um ressalto, três assistências e dois roubos de bola (20.5 valorização). Do lado do Galitos BARREIRO, nota para a exibição de Claude Robinson, com 32 pontos, 12 ressaltos e um roubo de bola (39.5 valorização).
SL Benfica na meia-final da Taça de Portugal
Nesta tarde de dia 8 de fevereiro, o Vitória SC recebu o SL Benfica para os quartos-de-final da Taça de Portugal. Um jogo marcado pelo equilíbrio desde o início até ao fim, foi a equipa visitante que levou a melhor por 90-95. Ricardo Monteiro foi o melhor jogador da equipa vimaranense, com 20 pontos, nove ressaltos e duas assistências (25.5 pontos de valorização). Do lado das águias, e o MVP da partida, Aaron Broussard somou 26 pontos, quatro ressaltos, uma assistência e três roubos de bola (28 pontos de valorização).
Ver esta publicação no Instagram
A nível coletivo, o Benfica esteve imperial da linha de lance livre (27/31), e o Vitória no parâmetro dos três pontos (15/33).
Relembramos que a competição regressa amanhã com mais seis equipas em campo a lutar por um lugar nas meias-finais. O Sporting CP enfrenta o AD Galomar pelas 11h30, e em simultâneo o FC Porto a Ovarense Gavex. Mais tarde, pelas 15h, é vez do Galitos Barreiro enfrentar a UD Oliveirense.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
SL Benfica, FC Porto e Ovarense GAVEX apurados para os 1/4 de final da Taça de Portugal Masculina
Os oitavos-de-final da Taça de Portugal Masculina concluiram-se este domingo, com três jogos a serem disputados ao longo do dia.
Portimonense SC vs. SL Benfica
A primeira partida do dia jogou-se em Portimão, num embate entre o Portimonense e o SL Benfica, com a equipa visitante a procurar manter a invencibilidade que também demonstra na Liga Betclic Masculina.
O 1.º período foi o mais equilibrado do jogo, com apenas um ponto a separar os dois conjuntos (14-15) após os primeiros dez minutos. Porém, no 2.º quarto, os encarnados impuseram o seu ritmo e alcançaram uma vantagem de 19 pontos (30-49) no fim da primeira parte.
Ver esta publicação no Instagram
No regresso dos balneários, a tendência manteve-se e as águias conseguiram aumentar a vantagem depois de um parcial de 10-32 no terceiro período. Com a partida já a mais de 40 pontos de diferença, restou apenas aos atletas de Norberto Alves controlar o rumo dos últimos dez minutos, garantindo assim a vitória por 55-104 e a qualificação para os quartos de final da Taça de Portugal, onde vai defrontar o Vitória SC.
Destaque-se a exibição do MVP do mês de Dezembro da Liga Betclic Masculina, Nico Carvacho, com 18 pontos, seis ressaltos, uma assistência e dois roubos de bola (22 valorização). Do lado da equipa da casa, destacou-se Bruno Araújo, com 13 pontos, sete ressaltos, duas assistências e um roubo de bola (19 valorização).
FC Porto vs. CD Póvoa ESC Online
Os dragões fizeram uso do factor casa e lançaram-se para a frente do marcador na primeira parte da partida, após dois parciais de 23-12 e 23-18, chegando assim ao intervalo a vencer por 46-30.
Com uma vantagem confortável na casa das dezenas, o clube da Póvoa do Varzim ainda ameaçou aproximar-se dos azuis e brancos mas a equipa da casa controlou o rumo do duelo e garantiu assim a passagem aos quartos-de-final da competição após vitória por 82-60. Note-se que o adversário dos comandados de Fernando Sá vai a Ovarense GAVEX.
Grande destaque para a exibição de Toney Douglas, com 19 pontos, sete ressaltos, cinco assistências e um roubo de bola (24.5 valorização). Na equipa visitante, destacou-se o suspeito do custome, Clyde Trapp Jr. com 21 pontos, cinco ressaltos, duas assistências e um roubo de bola (18 valorização).
Esgueira Aveiro OLI vs. Ovarense GAVEX
No Caldeirão de Esgueira, houve dérbi aveirense para fechar os oitavos de final da Taça de Portugal Masculina. A equipa visitante entrou com o pé direito na partida, ao alcançar uma vantagem de 18 pontos na primeira parte (36-54) após dois parciais de 23-27 e 13-27.
Já na segunda parte, os atletas de Pedro Costa conseguiram ripostar e deixar a distância no marcador na casa das unidades (62-70) à entrada do último quarto, após um parcial de 26-16. Porém, o emblema de Ovar não se deixou surpreender e garantiu a vitória e o apuramento para a próxima fase da competição ao vencer a partida por 81-92. Nos quartos-de-final, a Ovarense GAVEX vai defrontar o FC Porto.
Ver esta publicação no Instagram
Miguel Monteiro foi o jogador em destaque do lado da equipa da casa, com 15 pontos, três ressaltos e oito assistências (19 valorização). Já na equipa de Ovar, destacou-se Gustavo Teixeira com 15 pontos, nove ressaltos, oito assistências e um roubo de bola (27 valorização).
Jogos dos quartos-de-final da Taça de Portugal Masculina:
- FC Porto vs. Ovarense GAVEX
- Sporting CP vs. AD Galomar
- Galitos BARREIRO vs. UD Oliveirense
- Vitória SC vs. SL Benfica
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Galomar, Oliveirense, Vitória e Galitos avançam para os quartos de final da Taça de Portugal
Emoção máximo nos oitavos de final da Taça de Portugal Masculina, com a AD Galomar a vencer o Casino Ginásio, num jogo histórico para o Basquetebol português: foi o primeiro encontro masculino com uma equipa de arbitragem (a três) exclusivamente feminina: Sónia Teixeira, Ana Costa e Inês Freire.
Em Sangalhos, sai vitoriosa a UD Oliveirense, o Vitória SC foi ganhar no Parque das Camélias ao Vasco da Gama SC e o dia terminou com a vitória do Galitos BARREIRO no duelo entre os dois promovidos da Liga Betclic Masculina (garantindo também com a subida a entrada direta nos oitavos desta prova-rainha do Basquetebol português).
Os oitavos de final, recorde-se, começaram esta quinta-feira (16 de janeiro), com a vitória do Sporting CP em Albufeira, e continuam já amanhã (19 de janeiro). Mas, primeiro, o resumo dos encontros de hoje:
Casino Ginásio 69-84 AD Galomar
Com João Mota ao leme, o Casino Ginásio, que, para chegar a esta fase, venceu, curiosamente, no Funchal, o CAB Madeira, e chegava portanto motivado para a partida, que começou com muita intensidade por parte de ambas as equipas. Do lado da AD Galomar era a estreia de Nuno Manarte ao comando do coletivo madeirense, pelo que a equipa da Liga Betclic Masculina (LBF) não queria com certeza começar uma nova saga com uma derrota.
Ver esta publicação no Instagram
Parcial de 18-28 nos primeiros dez minutos no Pavilhão Galamba Marques, com vantagem para o plantel mais experiente. Uma boa réplica dos figueirenses à entrada do 2.º quarto ainda animou as bancadas, mas a Galomar soube recuperar o controlo do encontro, com Michael Durr em grande plano (ele que terminou como MVP, com 20 pontos e 11 ressaltos e o melhor +/- do encontro, 20; mas que, ao fazer a quarta falta a seis minutos do fim, ainda fez tremer a confiança do banco de Manarte). O poderio físico dos madeirenses na luta pelas tabelas é evidente na Liga e também o foi na Taça, e o Casino Ginásio só tinha ganhado três ressaltos contra 16 da Galomar em 12 minutos de jogo, favorecendo o resultado.
37-49 no marcador ao intervalo e, no regresso dos balneários e Oman Oman (13pts) a dar alguma esperança aos figueirenses a meados do 3.º quarto. Com grande fulgor, a equipa da casa foi cada vez mais reduzindo a desvantagem (66-73 a cinco minutos do fim). As faltas foram-se acumulando, contudo, com Markus Terry (18pts) a ser excluído e Stanley Davis Jr (13pts) a fazer a quarta, e a Galomar não mais abrandou. Maleeck Harden-Hayes chegou ao duplo-duplo com 23 pontos e 10 ressaltos e termina com os mesmos 26 de valorização de Durr. Guillaume Pepin marcou 13. A estatística completa.
Ver esta publicação no Instagram
Nota também, como referido acima, para a equipa técnica deste jogo: Sónia Teixeira, Ana Costa e Inês Freire. É a primeira vez em Portugal que um jogou masculino é apitado por três mulheres. A tripla de arbitragem esteve à conversa com a FPB e serão três das protagonistas do próximo Magazine Ligas Betclic.
A Galomar vai agora enfrentar o Sporting nos quartos-de-final da competição, no fim de semana de 8 e 9 de fevereiro.
Sangalhos DC 71-95 UD Oliveirense
Jogo de alta intensidade no Complexo Desportivo de Sangalhos, com um ritmo alucinante a começar a partida. Era contudo incontestável o favoritismo da UD Oliveirense, e ao fim dos primeiros dez minutos já se afigurava uma vantagem maior para os comandados de João Figueiredo: 15-25, com Danjel Purifoy (13pts, 4res) e João Fernandes (15pts, 11res) em grande plano desde cedo. Contudo, os homens do Sangalhos DC não se deixaram intimidar pelos encarnados e foram discutindo cada posse de bola, vendo-se a apenas seis pontos a cinco minutos do intervalo (25-31). O resultado resumir-se-ia a 34-47 no retorno ao balneário.

Estratégia muito clara por parte da Oliveirense na pressão aos bases do Sangalhos, especialmente a James Woods. O aspeto físico voltou a ser preponderante e a luta das tabelas foi claramente ganha pelos comandados de João Figueiredo (25-48), que viram em Deontae Hawkins o verdadeiro MVP da partida, chegando aos 17 pontos e aos dez ressaltos. O seu matchup foi algumas vezes Obinna Agu, o melhor dos azuis e brancos (entusiasmantes 24 pontos e 10 ressaltos – 27val), que esteve em destaque a par de Lincoln Rosebush (11pts, 5res), Dário Manhanga e Hélder Semedo (marcaram cada 10 pontos).
No terceiro quarto o emblema de Oliveira de Azeméis voltou a vencer com relativa expressão (17-27), distanciando-se e sentenciando a partida antes do seu fim; os últimos dez minutos terminaram com um parcial de 20-21, o melhor dos anfitriões. Nota também para João Embaló, da Oliveirense, que marcou 12 pontos e colecionou seis ressaltos. A estatística aqui.
Os pupilos de Francisco Gradeço estavam bem preparados, diga-se, mas a experiência da titulada Oliveirense saiu por cima, e vai agora encontrar o Galitos BARREIRO, que também venceu hoje.
SC Vasco da Gama 88-122 Vitória SC
O SC Vasco da Gama ainda não tinha perdido esta época no Parque das Camélias, e a lendária casa do clube do Porto estava cheia para receber o Vitória SC de Miguel Miranda. A equipa da Proliga queria provar que o primeiro lugar na fase regular foi merecido e disputar o jogo contra os vimaranenses, atuais 10.º classificados da LBM. O primeiro quarto de relativo equilíbrio (20-29) foi sucedido por dez minutos pressionantes, quer no ataque, quer na defesa, por parte dos alvinegros. O Vitória, aliás, marcou 15 pontos após turnover adversário só na primeira parte, e os vascaínos somente três, com um triplo de Ivo Coutinho a dois minutos do intervalo. Resposta por parte dos triplistas de Guimarães (foram dez até ao intervalo) e encontramo-nos na pausa regulamentar com numerosos 40-67 no placar, vindo-se a mostrar depois estes dez minutos fundamentais para o resultado final.
A segunda parte não teve outra história portanto que não o domínio vimaranense no famigerado pavilhão do Vasco, com as excelentes prestações de Antonio Daye (17pts, 6res), William Loyd (12pts, 5res) e dos internacionais portugueses Ricardo Monteiro (14pts, 6res) e Pedro Pinto (19pts). O melhor dos vitorianos foi, contudo, David Wingett, que eletrizou a partida com os seus 24 pontos (26.5val – MVP do encontro).
Ver esta publicação no Instagram
E, se Wingett foi fundamental para a equipa de Miguel Miranda, entre os jogadores orientados por Nuno Freitas destacou-se um imperial Akoi Yuot: 32 pontos, sete ressaltos, três desarmes de lançamento – 38.5val. Victor Nwagbaraocha (11pts, 6res) e Felizardo Ambrósio (12pts, 6res) também estiveram em bom plano no SC Vasco da Gama, que ainda disputou o terceiro quarto (25-28), mas já chegou sem força anímica para fechar o encontro (23-27). O esforço coletivo é de frisar, para ambas as equipas, num placar bastante elevado e que reforça a “festa da Taça”.
Todos os jogadores de ambos os emblemas colecionaram minutos, honrando o legado de escola formadora (e que mantém nos seus quadros os atletas de formação) do Vasco. Nota também para o regresso de Ferran Ventura (6pts) no Vitória, que já não jogava (por lesão) desde a jornada inaugural da Liga Betclic Masculina. A estatística completa.
O Vitória SC vai agora defrontar o vencedor do Portimonense SC – SL Benfica, que se joga amanhã.
Queluz O NOSSO PREGO 60-76 Galitos BARREIRO
Os dois promovidos da última LBM voltaram a encontrar-se, desta feita para a Taça, num Pavilhão Henrique Miranda quase lotado e com grande suporto para a equipa da casa, como já é habitual. Desta feita, contudo, a sorte sorriu à equipa do outro lado da ponte sobre o Tejo. Os Galitos BARREIRO vieram da Margem Sul decididos a avançar na prova e foram eles que entraram melhor no encontro, com um parcial de 14-26 no primeiro quarto. O segundo (18-17) viu um ligeiro ascendente dos homens de César Rodrigues, à procura de inverter o resultado, e o intervalo assim chegou com uma vantagem de 11 pontos para o coletivo do Barreiro, 32-43, com bons apontamentos de parte a parte.
Malcolm Richardson (12pts, 5res, 7ast -22val) brilhou na primeira parte do encontro, a par de Elijah McCadden (16pts), e o primeiro foi mesmo o MVP. Claude Robinson (15pts, 10res- 24val) esteve particularmente bem na metade seguinte, contrariando a investida alvinegra, que respondia principalmente através de Greg Parham (17pts, 7res).

Bancadas cheias em Queluz para a “festa da Taça”
O base norte-americano tem provado ser uma verdadeira ameaça ofensiva para o Queluz O NOSSO PREGO, mas, sempre que o clube de Sintra pontuava, os Galitos respondiam com igual perícia, tendo Lloyd Bryan Jr contribuído com 10 pontos e, no Queluz, era o poste Josimar Cardoso que ia pontuando (marcou igualmente 10).
No terceiro quarto ganhavam os barreirenses por 45-61, maior vantagem até ao momento, que só foi crescendo: aos cinco minutos a diferença já era de 20 pontos (47-67). O Queluz ainda foi reduzindo, mas não foi suficiente, e os pupilos de Henrique Pina vencem fora de casa por 60-76 e vão encontrar a UD Oliveirense nos quartos de final. Confere a estatística completa.
Finalizado o sábado de Taça de Portugal, resta dizer que o MVP dos oitavos de final da prova rainha já não é André Silva, do Imortal AOC Sub23, que se destacou na quinta-feira com 24 pontos (27.5val); Akoi Yuot, com a exibição de luxo (38.5val) de hoje, assumiu o trono da ronda.
Amanhã jogam: Portimonense SC – SL Benfica, às 11 horas; FC Porto – CD Póvoa ESC Online, pelas 14 horas; e Esgueira Aveiro OLI – Ovarense Gavex (18 horas), todos com transmissão FPBtv.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Sporting CP vence em casa do Imortal LUZiGÁS para a Taça de Portugal
Esta noite (16 de janeiro) decorreu o jogo entre o Imortal LUZiGÁS e o Sporting CP, a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal. Neste jogo foram os leões que saíram vencedores, ao derrotar o coletivo de Albufeira por 75-79. Os visitantes conseguiram alargar a vantagem para os 20 pontos no final do segundo quarto, mas na segunda parte sentiu-se a recuperação da equipa da casa. O encontro aqueceu nos últimos minutos e a partida decidiu-se apenas a alguns instantes de terminar.
Ver esta publicação no Instagram
Do lado dos leões foi Diogo Ventura o grande destaque, com 23 pontos marcados, dois ressaltos, cinco assistências e um roubo de bola, o que culminou em 25.5 pontos de valorização. Do lado da casa, foi o jovem André Silva que se destacou com 24 pontos, quatro ressaltos, cinco assistências e um desarme de lançamento, obtendo, assim, uma valorização de 27.5 pontos.
Os jogos da Taça de Portugal continuam este fim de semana, 18 e 19 de janeiro.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Taça de Portugal Masculina: oitavos de final começam dia 16
Estão definidos os oitavos de final da Taça de Portugal Masculina. O Sangalhos Desporto Clube foi este fim de semana ganhar a casa do Basquete Barcelos Eticol (57-62), encerrando oficialmente a 3.ª fase da prova. Os oitavos, com as equipas da Liga Betclic Masculina, estão agendados para 16, 17 e 18 de janeiro, logo a começar com o Imortal LUZiGÁS – Sporting CP.
Confere os restantes jogos desta próxima fase:

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Noticias da Federação (Custom)
“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.
Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda
Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.
Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria
“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.
Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.



