Artigos da Federaçãooo
Sub16 masculinos vencem no adeus a Pitesti
A Seleção Nacional de Sub16 masculinos encerrou o Campeonato da Europa da categoria (Divisão B), em Pitesti, Roménia, com uma vitória sobre a congénere do Luxemburgo por 69-63, conquistando o 13.º lugar final na classificação. Num jogo marcado pelo equilíbrio, um parcial de 11-0 favorável a Portugal entre o final do 3.º quarto e o início do derradeiro período foi decisivo para o triunfo da equipa treinada por Andrii Melnychuk, Paulo Raminhos e Miguel Matos.
Com as duas seleções a equivalerem-se em vários itens estatísticos, Portugal acabou por levar a melhor graças à maior eficácia nos lançamentos curtos (60% 2P vs. 47% dos luxemburgueses) e ao bom desempenho na defesa (16 roubos de bola e 8 desarmes de lançamento).
Lucas Barreira (12pts, 2ast, 1rb), João Panzo (10pts, 3res, 2ast, 2rb, 2dl), Tiago Vehvilainen (8pts, 3res, 1rb), Tiago Santos (7pts, 3res, 1rb, 1dl), Apolo Caetano (7pts, 3res, 4ast, 2rb) e Francisco Fernandes (5pts, 7res, 2ast, 2rb, 2dl) estiveram em bom plano pela equipa das quinas.
Portugal ultrapassa oposição da Ucrânia
A seleção nacional de sub16 masculinos regressou aos triunfos no Campeonato da Europa – Divisão B e venceu a oposição da Ucrânia por 73-66.
O conjunto ucraniano entrou melhor na partida e esteve na liderança durante grande parte do primeiro quarto. Contudo, a formação lusa reagiu e mostrou os seus pergaminhos, empatando a partida a 19 à entrada para o segundo período, e distanciou-se no marcador com um parcial de 28-6 até ao intervalo.
No descanso o marcador assinalava 44-25 favorável à equipa das Quinas e os comandados de Andrii Melnychuk controlavam os ritmos de jogo. No entanto, o adversário ucraniano começou a crescer e foi paulativamente reduzindo a diferença. A cerca de três minutos para o final a distância no marcador era de apenas quatro pontos (63-59), mas a seleção portuguesa mostrou sangue frio na etapa final e conseguiu segurar uma importante vitória.
No capítulo estatístico, Portugal foi mais eficaz no lançamento exterior (43% contra 32%) e viu os atletas provenientes do banco de suplentes dar um importante contributo ao apontarem 43 pontos.
Andrew Figueira (17pts, 3res, 2ast, 1rb), João Panzo (10pts, 11res, 1ast, 5rb, 2dl) e Duarte Nunes (10pts, 4res, 1ast) foram os mais esclarecidos na equipa lusa.
A equipa das Quinas disputa o último jogo do europeu este domingo contra o Luxemburgo, um jogo com início marcado para as 11h30 e que tem transmissão no canal YouTube da FIBA. Em caso de vitória, Portugal conquista a 13.ª posição.
Portugal não conseguiu ultrapassar frieza dinamarquesa
A seleção nacional de sub16 masculinos continuou a sua caminhada no Campeonato da Europa – Divisão B ao enfrentar a Dinamarca no primeiro jogo de classificação entre o 9.º e o 16.º lugar.
Num jogo marcado pelo equilíbrio e pelas trocas constantes de liderança ao longo dos 40 minutos, Portugal entrou melhor e liderou durante os minutos iniciais. A resposta dinamarquesa surgiu com o avançar do primeiro quarto, mas a equipa das Quinas seguiu na frente do marcador até meio do segundo período, altura em que a formação nórdica tomou as rédeas do encontro. Os comandados de Andrii Melnychuk reagiram e ao intervalo venciam pela margem mínima (32-31).
A toada continuou após o descanso. Portugal voltou a distanciar-se e chegou aos 11 pontos de vantagem (37-26), mas voltou a permitir que a Dinamarca tomasse conta dos ritmos de jogo e ambas as equipas entraram para os dez minutos finais empatadas a 52. No último período a frieza escandinava fez a diferença, com os jovens lusos a baixarem os índices de eficácia. A vitória sorriu ao adversário por 72-66.
João Panzo (14pts, 23res, 5ast, 1rb) e Apolo Caetano (22pts, 7res, 2ast, 3rb) foram os mais esclarecidos na turma lusa.
🏀 Dinamarca 🇩🇰 72-66 🇵🇹 Portugal
🏆 Campeonato da Europa de Sub16 masculinos (Divisão B)
📍 Sala Sporturilor Pitesti
⭐️ João Panzo (14pts, 23res, 5ast, 1rb)
📊 https://t.co/Bpt1eoyIJs#SomosBasquetebol #FIBAU16Europe pic.twitter.com/TBiC2hvRN6— Basquetebol FPB (@fpbasquetebol) August 11, 2023
A seleção volta a entrar em campo este sábado, pelas 13h30, para medir forças com a Ucrânia na fase de classificação entre o 13.º e o 16.º lugar. O jogo tem transmissão no canal YouTube da FIBA.
Sub16 masculinos somam primeira vitória no Europeu
A Seleção Nacional de Sub16 masculinos somou a primeira vitória no Campeonato da Europa da categoria (Divisão B), ao bater os Países Baixos por 61-49, esta terça-feira, na localidade romena de Pitesti.
Apesar de ter saído para o final do 1.º quarto em desvantagem (12-15), Portugal venceu os parciais dos três quartos seguintes e festejou o triunfo num jogo em que o maior acerto que os adversários nos lançamentos de três pontos e na linha de lance livre foi determinante.
Numa exibição coletiva, destaque para João Prado (14pts, 5res, 3dl), Duarte Nunes (14pts, 2res, 2ast, 1rb), Apolo Caetano (13pts, 4res, 3ast, 1rb) e João Panzo (8pts, 10res, 4ast, 1rb, 2dl). Esta quarta-feira termina a fase de grupos, mas a equipa das quinas folga.
“Entramos um bocado tímidos e devagar, mas depois, com a ajuda do banco e dos nossos apoiantes, conseguimos colocar-nos à frente do nosso adversário. Agora temos que pensar no próximo jogo e lutar pelo nono lugar”, afirmou o atleta João Prado na análise à partida.
Sub16 masculinos não conseguem ultrapassar a Bulgária
Portugal perdeu frente à Bulgária por 70-59, no Europeu de sub16 masculinos (Divisão B). Esta foi a segunda derrota da Seleção Nacional em outros tantos jogos.
A formação lusa teve que correr atrás do prejuízo durante praticamente todo o encontro, apesar de ao intervalo a nossa desvantagem ser de apenas três pontos (29-32).
Com parciais de 20-15 e 18-15, a Bulgária avançou para o triunfo.
Em termos estatísticos, Apolo Caetano (18pts, 6res, 3ast, 4rb) e João Panzo (10pts, 4/8 2P, 8rs, 3ast, 4rb, 2dl) deram nas vistas pelas cores portuguesas.
Duarte Nunes, jogador da Seleção Nacional, em declarações à FPB, apontou o foco para a próxima partida: “Não conseguimos aquilo que queríamos, a vitória. Mas demos o nosso melhor e saímos do jogo com essa mentalidade, que é o mais importante. Não podemos pensar mais neste jogo, temos de corrigir os erros no próximo treino e entrar na máxima forma no jogo deste domingo”, afirmou.
Na terceira ronda da fase de grupos, este domingo (18h30), Portugal mede forças face à Suécia, com transmissão aqui.
Portugal entra a perder no Europeu de sub16 masculinos (Divisão B)
No arranque do Europeu de sub16 masculinos (Divisão B), que decorre na cidade romena de Pitesti, Portugal perdeu frente à Eslováquia por 79-74.
A Seleção Nacional nunca esteve no comando do resultado e começou por sofrer um parcial de 10-1, que foi o mote para uma partida complicada para as nossas cores.
Portugal recuperou terreno e chegou a estar a apenas dois pontos de distância (46-48 e 48-50), já à entrada para a reta final do encontro.
Contudo, a Eslováquia acabou por resistir, num jogo em que do nosso lado saltaram à vista 16 roubos de bola e uma agressividade defensiva que levou o adversário a cometer 24 turnovers.
Apolo Caetano (33pts, 7/15 2P, 5/8 P, 4/4 LL, 7res, 4ast, 6rb) e João Panzo (13pts, 6/14 2P, 13res, 2ast, 4rb) estiveram em grande nível pela equipa portuguesa, destacando-se ainda a prestação de Tiago Vehvilainen (12pts, 7res, 2ast).
No rescaldo deste embate inaugural, Apolo Caetano salientou que a equipa trabalhou bastante: “Demonstrámos o nosso caráter e espírito de luta até ao fim. Estivemos algo adormecidos no primeiro quarto, mas depois demos a volta. O que realmente importa é demos tudo dentro de campo. Saímos tristes, mas demos tudo. Nada está perdido, e se tivéssemos vencido nada estava ganho. Estamos focados no próximo jogo”, garantiu.
A nossa Seleção volta à ação este sábado (16h, transmissão aqui), contra a Bulgária.
Conhecidos os eleitos para o Europeu de sub16 masculinos (Divisão B)
O Europeu de sub16 masculinos da Divisão B está aí à porta, e esta terça-feira ficámos a conhecer os 12 jogadores convocados da Seleção Nacional portuguesa.
A competição vai decorrer entre 4 e 13 de agosto, na cidade romena de Pitesti, e Portugal faz parte do grupo D juntamente com a Eslováquia, Bulgária, Suécia e Países Baixos.
O selecionador nacional, Andrii Melnychuk, e os seus adjuntos, Paulo Raminhos e Miguel Matos, elegeram os seguintes atletas:
– Andrew Figueira (SL Benfica)
– Apolo Caetano (FC Porto/CNT Ponte de Sor)
– Duarte Nunes (Maia BC)
– Francisco Fernandes (CF Os Belenenses)
– João Panzo (SC Vasco da Gama)
– João Prado (Sheffield Elite Academy – Inglaterra)
– Lorin Spinu (Seixal Clube 1925)
– Lucas Barreira (Imortal BC)
– Miguel Rodrigues (Imortal BC)
– Miguel Sousa (SL Benfica/CNT Ponte de Sor)
– Tiago Santos (FC Porto)
– Tiago Vehviläinen (CB Manilva – Espanha)
Este é o calendário de Portugal durante a fase de grupos:
4 de agosto (13h30) – Portugal vs. Eslováquia
5 de agosto (16h) – Bulgária vs. Portugal
6 de agosto (18h30) – Portugal vs. Suécia
8 de agosto (16h) – Países Baixos vs. Portugal
A prova vai ser transmitida em direto no canal oficial de YouTube da FIBA.
Noticias da Federação (Custom)
“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.
Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.
Legenda
Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.
Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.
Miguel Maria
“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”
Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.
Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.