Artigos da Federaçãooo

“É isto que é o desporto! Todos saíram daqui a gostar mais de basquetebol”

O último fim de semana ficou marcado pela Final Four da Taça de Portugal Alfaloc, em Viana do Castelo, cujo vencedor foi o FC Porto, numa final emocionante frente ao SL Benfica.

No rescaldo de um evento que encheu as bancadas do Pavilhão Municipal José Natário e que contou também com o CD Póvoa ESC ONLINE e o Imortal LUZiGÁS, a FPBtv entrevistou Luís Nobre (presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo), Paulo Fernandes (presidente da Associação de Basquetebol de Viana do Castelo), Gil Cruz (diretor de competições da Federação Portuguesa de Basquetebol – FPB), Nuno Manaia (diretor técnico nacional da FPB) e Manuel Fernandes (presidente da FPB).

As opiniões foram unânimes: o ponto alto foi um sucesso e deixou marca. Destaque também para o ecletismo da cidade vianense e para a projeção da Final Four da Taça de Portugal Skoiy e da Festa do Basquetebol Juvenil.

 

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.


FC Porto conquista 75.ª Taça de Portugal Alfaloc

Numa partida eletrizante, o FC Porto venceu o SL Benfica por 78-81 e conquistou a Taça de Portugal Alfaloc!

Esta foi a 15.ª vez que o emblema portista levantou o troféu, algo que não acontecia desde 2019. Que grande “clássico” que Benfica e FC Porto protagonizaram num Pavilhão Municipal José Natário repleto de público, com emoção até ao último segundo.

Os “dragões” entraram com tudo e chegaram a final do primeiro quarto com uma vantagem de 16 pontos (11-27), alicerçada em cinco triplos. Daí até ao intervalo, o encontro pautou-se pelo equilíbrio, com as “encarnados” a reduzirem distâncias para 36-49. No regresso dos balneários deu-se a melhor fase das “águias”, espelhada numa parcial de 25-13, tendo nessa período o Benfica alcançado, pela primeira vez, uma situação de comando do resultado.

Os derradeiros 10 minutos não defraudaram as expectativas, num ritmo constante de toada e resposta. Nos últimos instantes, e por duas vezes a ir à linha de lance livre, Charlon Kloof não tremeu e contribuiu com quatro pontos para os “azuis e brancos”. Na última posse de bola, Toney Douglas não conseguiu marcar triplo e o FC Porto festejou uma muito saborosa conquista.

O FC Porto apontou nove triplos, converteu 18 dos seus 22 lances livres, ganhou 29 ressaltos e beneficiou das prestações de Anthony Barber (24pts, 6/9 2P, 6/6 LL, 4res, 7ast, 1rb), o MVP da final, e de Aaron Harrison (20pts, 4/7 2P, 2res, 1ast), Charlon Kloof (17pts, 5/7 2P, 7/7 LL, 6res, 1ast) e Cleveland Melvin (12pts, 3/6 3P, 4res, 1ast, 1dl).

Do lado benfiquista, realce para oito roubos de bola e para as exibições de Trey Drechsel (29pts, 8/12 2P, 4/6 3P, 3res, 1ast, 1rb), Aaron Broussard (13pts, 2res, 2ast, 2rb), Toney Douglas (11pts, 3/5 2P, 5res, 2ast, 1rb) e Terrell Carter (10pts, 4/6 2P, 6res, 2ast, 1rb, 2dl).

No rescaldo da partida, na flash-interview, Fernando Sá, treinador do FC Porto, deixou rasgados elogios aos seus jogadores: “A taça mais especial é esta. É o início de muita coisa e o culminar de muita coisa. Só me apetece estar de pé a bater palmas, a usufruir com os meus atletas. Eles realmente têm sido brilhantes. É continuar. Festejar agora, descansar, temos mais para vencer, mais para conquistar. O FC Porto é um justo vencedor. Conseguimos reagir à tentativa do Benfica. Depois de de quatro jogos numa semana e de termos ido à Turquia, os meus atletas terem estado como estiveram…”, afirmou.

Norberto Alves, técnico do Benfica, fez a seguinte análise: “Começámos muito mal o jogo, defensivamente muito pouco agressivos. Na segunda parte estivemos bem. Depois foram pequenos detalhes. Parabéns a quem ganha, é sempre assim. Infelizmente para nós perdemos este título, que tínhamos ganho no ano passado, mas a equipa, na segunda parte, mostrou caráter e foi por pequenos detalhes”, avaliou.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.


FC Porto junta-se ao Benfica na final da Taça de Portugal Alfaloc

O FC Porto bateu o Imortal LUZiGÁS por 65-85 na segunda meia-final da Taça de Portugal Alfaloc. Com este resultado, os “dragões” marcam encontro com o SL Benfica na final, num “clássico” que está agendado para este domingo (17 horas, transmissão em direto na FPBtv e na RTP2).

Com um parcial de 27-16 até ao intervalo, o emblema algarvio para os balneários em vantagem (37-36), mas os “dragões” puxaram dos galões no segundo tempo, salientando-se um parcial de 10-29 no terceiro quarto.

No capítulo dos lançamentos de dois pontos, o FC Porto registou 64% de eficácia (22/34), converteu 14 dos 17 lances livres a seu favor e obteve oito roubos de bola e cinco desarmes de lançamento.

Charlon Kloof (23pts, 7/8 2P, 6/7 LL, 5res, 2ast), Cleveland Melvin (13pts, 3/5 3P, 3res, 1ast, 2dl), Phil Fayne (12pts, 5/5 2P, 2res, 2ast, 1rb, 2dl) e Miguel Maria Cardoso (10pts, 2ast) sobressaíram na turma da Invicta.

Do lado da equipa de Albufeira, que concretizou 24 dos seus 28 lances livres e conquistou 38 ressaltos, teve em Jake Tubbergen (valorização de 36 – 29pts, 8/15 2P, 10/11 LL, 10res, 1ast, 2rb) o seu grande destaque, sem esquecer André Silva (10pts, 4/8 2P, 4res, 4ast) e Fábio Lima (10pts, 2res).

Charlon Kloof, atleta portista, ganhou o prémio Alfaloc relativo ao melhor lance do jogo.

No rescaldo do jogo, na flash-interview, Fernando Sá, treinador do FC Porto, realçou a atitude da equipa: “É uma vitória justa. Era um jogo que tínhamos de ganhar, se queríamos estar na final. Não havia grandes alternativas, tirando o segundo quarto em que sofremos 27 pontos e nos preocupou. Conseguimos ultrapassar algumas dificuldades em termos de cansaço e do momento em que esta competição apareceu. Vamos disputar a final com toda a intenção de a vencer”, vincou.

Bernardo Pires, técnico dos algarvios, destacou a juventude do grupo de trabalho: “Parabéns ao FC Porto, meritório vencedor com um calendário difícil. A nossa inconstância prende-se com a juventude do nosso grupo. São seis jogadores entre os 18 e os 21 anos sobre os quais temos clara consciência de que estão a crescer. Mas temos de olhar para os nossos erros como um todo. Respondemos aos erros com mais trabalho e a tentar que, no próximo fim de semana, seja já melhor. Estou contente com os momentos positivos que tivemos, com a forma como fechámos a primeira parte, mas desalentado com a forma como entrámos na segunda parte, naturalmente contra uma equipa mais experiente. Tentámos responder e nunca quebrámos”, avaliou.

Esta partida contou com muita animação!

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.


Benfica está na final da Taça de Portugal Alfaloc

O SL Benfica está na final da Taça de Portugal Alfaloc, depois de ter vencido o CD Póvoa ESC ONLINE por 103-86, em Viana do Castelo.

Os “encarnados” esperam agora pelo desfecho da outra meia-final, entre Imortal LUZiGÁS e FC Porto.

Perante muito público presente nas bancadas do Pavilhão Municipal José Natário, Benfica e Póvoa protagonizaram um jogo intenso e que com elevada pontuação.

O primeiros 10 minutos foram muito equilibrados, o que se traduziu num resultado de 29-28 para o Benfica. O atual detentor do troféu viveu a sua melhor fase no segundo quarto, obtendo um parcial de 31-17.

No regresso dos balneários, a formação poveira entrou com tudo e aplicou um parcial de 0-8, mas o Benfica conseguiu suster o ímpeto do adversário, apesar de na reta final do encontro o Póvoa ter voltado a aproximar-se (90-84).

O emblema da Luz acabou por dilatar a vantagem e assegurar a passagem à final, numa partida em que registou 64% de eficácia (31/48) a lançar de dois pontos, sem esquecer 11 triplos, 38 ressaltos, 13 roubos de bola e cinco desarmes de lançamento.

Do ponto de vista individual, do lado lisboeta, Aaron Broussard (valorização de 34 – 36pts, 11/16 2P, 5res, 1ast, 5rb) foi o maior protagonista, sendo secundado por José Silva (14pts, 3/5 3P, 1res), Terrell Carter (12pts, 6/11 2P, 6res, 2ast, 2rb, 3dl) e Toney Douglas (12pts, 4/4 2P, 3ast, 2rb).

Por seu turno, no Póvoa, sinal mais para Clyde Trapp Jr. (25pts, 5/6 3P, 6res, 6ast), Calvin Wishart (14pts, 5/10 2P, 4res, 3ast, 4rb), Trent Buttrick (13pts, 5/6 2P, 9res, 1rb, 1dl) e Onno Steger (11pts, 4/6 LL, 4res, 1ast, 1rb).

Terrell Carter, poste do Benfica, graças a um excelente desarme, ganhou o prémio da Alfaloc de melhor jogada do encontro.

Este embate contou muita animação extra-jogo!

Na análise à partida, na flash-interview, Norberto Alves, treinador das “águias”, deixou elogios ao Póvoa: “Entrámos mal. No segundo quarto estivemos um pouco melhor, estávamos a sofrer muitos pontos. Infelizmente para nós, voltámos a começar mal a segunda parte e a ter de melhor algumas questões defensivas. Eles têm muito mérito, são uma equipa muito bem treinada, mas acho que merecemos vencer”, salientou.

Do lado do Póvoa, o técnico-adjunto Ivo Gonçalves destacou o cansaço da equipa: “No segundo quarto não fomos consistentes a defender, coincidiu com o momento em que mudámos a equipa. Na segunda parte, ainda chegámos a sete pontos, mas o cansaço também se nota. Eles têm muitas alternativas, fizeram rodar a equipa e isso fez-nos notar nas decisões que se tomam no ataque e na forma como somos consistentes a defender”, afirmou.

 

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.


Os “números” da 75.ª Taça de Portugal Alfaloc!

O Alto Minho é palco da Final Four da 75.ª Taça de Portugal Alfaloc que se realiza, pela primeira vez, em Viana do Castelo. A cidade costeira que nos últimos verões tem recebido o Torneio Internacional Coração de Viana, disputado pela Seleção Nacional de seniores masculinos, volta a acolher um momento alto do Basquetebol português e desta vez serve de palco para conhecermos o vencedor da Taça de Portugal Alfaloc da temporada 2023/24.

CD Póvoa ESC Online, FC Porto, Imortal LUZiGÁS e SL Benfica são os finalistas da competição histórica deste fim de semana. A Taça de Portugal, que se começou a disputar na época de 1943/44 com a designação de “Taça de Honra”, celebra a sua 75.º edição e conta com um lote de finalistas de peso.

O CD Póvoa Esc Online, sexto classificado da Liga Betclic Masculina, é o estreante neste ponto alto, nunca tendo alcançado a Final Four da Taça de Portugal e, para lutar pelo título necessita de vencer o detentor do troféu e recordista, oSL Benfica. As “águias contam com umas impressionantes 23 Taças de Portugal no seu palmarés, sendo que a mais recente chegou mesmo na temporada passada, precisamente diante do Imortal LUZiGÁS que está de regresso a este ponto alto. A equipa algarvia vendeu cara a derrota na época passada (74-75), sendo que esta época marca a terceira vez em quatro anos que a equipa de Albufeira consegue marcar presença neste ponto alto, tendo já sido finalista da prova por duas ocasiões (2020/21 e 2022/23). Por sua vez, a formação algarvia vai enfrentar o líder da Liga Betclic Masculina, o FC Porto. Depois do SL Benfica, os “dragões” são o clube com mais “taças” no seu palmarés, com um total de 14.

Aa quatro equipas garantiram um lugar no Pavilhão Municipal José Natário no passado mês de janeiro… No primeiro embate da “Taça”, o Desportivo da Póvoa bateu o CA Queluz por 88-84, seguindo-se o Maia Basket (98-68), curiosamente ambas as formações a militarem no campeonato da Proliga. O FC Porto também se superiorizou ao SC Braga (86-72) nos “oitavos”, tendo ultrapassado o Sporting CP nos quartos-de-final (81-79). O Imortal recebeu e venceu a AD Galomar (98-89) e nos “quartos” confirmou nova Final Four depois de triunfar na receção ao Esgueira Aveiro Oli (95-68). Por último, os detentores do troféu do SL Benfica, levou a melhor sobre a UD Oliveirense (71-47) e nos “quartos” superou o Portimonense VivaPortimão (85-53).

No frente a frente da primeira meia-final, entre SL Benfica e CD Póvoa ESC Online (15h00), realce para a luta de “pesos pesados”. Os postes de ambas as formações são os elementos mais valiosos das respetivas equipas, com Gonçalo Delgado (CD Póvoa) a ter 18.2 pontos de valorização MVP e Terrell Carter (SL Benfica) 19. Do outro lado, o MVP da temporada até então é o norte-americano Cleveland Melvin (FC Porto) que surge com 16.2 pontos de valorização. No Imortal, Jacob Van Tubbergen (Imortal BC) assume protagonismo com uma média total de 26.6 pontos de valorização MVP, apesar de ter menos jogos disputados pela equipa algarvia.

Na presente temporada, o CD Póvoa ESC Online defrontou e perdeu com as “águias” por 83-58, já o FC Porto não teve dificuldades para bater o Imortal por duas ocasiões. Na Liga Betclic Masculina, que é liderada pelos “azuis e brancos”, foi mesmo a equipa da cidade do Porto a levar a melhor sobre o Imortal (93-67), com os “dragões” a repetirem o feito na Taça Hugo dos Santos (92-60).

Para acompanhares, ao vivo e em direto, esta Final Four da Taça basta adquirires AQUI, na plataforma Smartfan, todos os teus bilhetes!

Meias-finais (16 de março) – 3 euros

15h – SL Benfica vs. CD Póvoa ESC ONLINE (jogo 1)

18h – Imortal LUZiGÁS vs. FC Porto (jogo 2)

Final (17 de março) – 5 euros

17h – Vencedor jogo 1 vs. Vencedor jogo 2

Nos três jogos haverá duas entradas no pavilhão, uma para cada uma das massas adeptas dos respetivos clubes. Também será disponibilizada a venda de 75 bilhetes físicos por encontro, em cada uma das entradas do recinto.

Todos os jogos contam com transmissão na FPBtv, sendo que a segunda meia-final e a final também são transmitidas pela RTP2. Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.


Taça de Portugal Alfaloc marca o fim de semana competitivo

A contagem decrescente continua para mais uma edição da Taça de Portugal Alfaloc, prova que decorre este fim de semana, nos dias 16 e 17 de março, no Pavilhão Municipal José Natário.

Com as meias-finais agendadas para sábado e a final no domingo, SL Benfica, CD Póvoa ESC Online, Imortal LUZiGÁS e FC Porto, medem forças.

Os horários dos embates são os seguintes:

Meias-finais (16 de março)

Final (17 de março)

Os bilhetes já se encontram à venda, AQUI, na plataforma Smartfan. O pavilhão terá duas entradas abertas para os três jogos, uma para cada uma das massas adeptas dos respetivos clubes. Também existirá bilheteira no recinto, em cada uma das entradas, mas com a venda limitada a 75 bilhetes físicos por encontro.

*Relembramos que, de acordo com a Legislação Nacional, não é permitida a entrada em Recintos Desportivos a menores de 3 anos. Para a entrada de crianças com idade inferior a 12 anos é obrigatório estarem acompanhadas por adultos.

Na antecâmara deste ponto alto da modalidade, Gil Cruz, diretor de competições da Federação Portuguesa de Basquetebol, analisou a importância deste momento competitivo no panorama do basquetebol nacional. Já Paulo Fernandes, presidente da Associação de Basquetebol de Viana do Castelo, destaca a vontade da associação em receber grandes eventos.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e TikTok.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.