Artigos da Federaçãooo

Benfica e Braga também avançam para os quartos de final da Taça de Portugal Feminina

Galitos FFonseca, CRC Quinta dos Lombos, Sporting CP, Imortal TCARS, GDESSA Barreiro, SL Benfica e SC Braga. Eis os emblemas que avançam em frente na Taça de Portugal Feminina. Os dois últimos carimbaram hoje, 22 de dezembro, a passagem aos quartos-de-final, ao vencerem os respetivos encontros e encerrando um fim de semana cheio de emoções, com o confronto entre os dois primeiros lugares do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina e hoje com o SC Braga, igualmente da segunda divisão nacional, a ultrapassar o ABTF Betão Vagos, da Liga Betclic Feminina. O SL Benfica, vencedor da última edição, também ganhou, nos Açores, frente ao Sportiva Azoris Hotels.

SPORTIVA AZORIS HOTELS 47-65 SL BENFICA

O Sportiva aguentou muito, meia hora de jogo, para ser preciso, e só ao quarto período (estava 39-45) ficou sem pernas para suster as comandadas de Eugénio Rodrigues, que procuram revalidar o título da época passada. No Pavilhão Desportivo Sidónio Serpa, o SL Benfica contou com um grande jogo de Raphaella Monteiro (14pts, 9res, 6ast – 22val), a rondar o triplo-duplo, o que lhe garante o MVP; logo atrás, Isabela Quevedo (17pts, 8res – 21val) e Milica Ivanovic (18pts, 7res, 6ast – 18.5val).

Nas açorianas, o recente reforço Alison Lewis, já familiarizada com o jogo português, marcou 20 pontos; Monique Pereira (6pts, 11res) e Leonor Serralheiro (5pts, 8ast) estiveram igualmente em bom plano num Sportiva Azoris Hotels desfalcado, e não conseguem levar o conjunto verde e branco para a próxima fase da Taça de Portugal Feminina.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

SC BRAGA 68-55 ABTF BETÃO VAGOS

Um dos candidatos à subida por um lado, a jogar em casa, na AMCO Arena; do outro, o último classificado da Liga Betclic Feminina, que lutará na segunda volta para se manter “à tona” entre os grandes. A verdade é que quem entrou melhor no encontro foi mesmo o SC Braga, vencendo os dois primeiros quartos (20-15, 16-7) e chegando ao intervalo em larga vantagem.

Emanuel Seco, contudo, foi eficaz na palestra ao intervalo, e as aurinegras reentraram em campo com um parcial de 14-0 no terceiro quarto, voltando a aproximar o jogo da igualdade. Boa resposta das “guerreiras”, no entanto, com triplos importantes de Emma Huff (13pts, 9res) e de Bárbara Miranda que, com um duplo-duplo (15pts, 12ast), é a MVP bracarense (18.5val), e chegamos ao último quarto 47-38. O ciclo repetiu-se e a equipa da CN1 vence, em casa, e de forma convicta, por 68-55. Raquel Dantas também esteve em excelente forma (16pts, 7res), no ABTF Betão Vagos, Kiara Brown chega ao duplo-duplo (15pts, 10res), e Mariana Duran Calvete quase que volta a fazer um triplo-duplo como já fez na Liga Betclic Feminina: 16 pontos, dez ressaltos, nove assistências – 25val.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Nos quartos de final (em fevereiro de 2025) da Taça Rainha do Basquetebol português, joga-se então:

*O CDEFF Hosp. Part. Madeira contra o Basquete Barcelos HMMOTOR vai ter lugar a 21 de janeiro de 2025, e o vencedor irá cruzar com o SC Braga.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Lombos, Sporting, Imortal e GDESSA avançam para os quartos de final da Taça de Portugal Feminina

Jogam-se os oitavos de final da Taça de Portugal Feminina, que começaram ontem, 20 de dezembro, com a vitória do Galitos FFonseca frente à AD Sanjoanense. Hoje, 21, ficaram-se a conhecer mais quatro emblemas que avançam para os quartos-de-final, nomeadamente CRC Quinta dos Lombos, Sporting CP, Imortal HMMotors e GDESSA Barreiro, que deixou para trás o favorito Esgueira Aveiro no Caldeirão Verde. Amanhã há mais jogos e os oitavos só terminam em janeiro.

Vejamos os sumários das partidas:

CAB MADEIRA 60-70 CRC QUINTA DOS LOMBOS

Primeiro duelo do dia com uma vitória categórica do CRC Quinta dos Lombos (8.º classificado da Liga Betclic Feminina) sobre o CAB Madeira (11.º). O coletivo de José Leite cimentou uma diferença pontual no 2.º quarto (10-20) que nunca mais abandonou, apesar dos esforços insulares em contrariar a ofensiva aurinegra.

Em casa, no Pavilhão Clube Amigos do Basquete, o CAB lutou até ao fim: esteve vários minutos sem conseguir marcar no terceiro quarto, mas ainda conseguiu reduzir e “assustar” as forasteiras. A dois minutos do fim, Marta Vargas (17pts, 8res), de três pontos, aligeirou a vantagem da equipa de Cascais para menos de 10 pontos, pela primeira vez desde os oito minutos do terceiro quarto (53-60). Maddi Utti (14pts, 6res), para não desperdiçar uma viagem à Madeira com uma derrota, reestabelece a diferença pontual com uma “falta e dois” logo de seguida. O jogo seguiu o seu percurso natural e nem o duplo-duplo de Maelys Martinet (16pts, 11res – 25.5val) ou os 12 pontos de Maria Lopes salvaguardaram o futuro das comandas de Fátima Silva na competição.

Chanaya Pinto (16pts, 7res, 4ast) foi a MVP do jogo (20val). Além de Utti, Nahomis Hardy (10pts, 7res) e Sara Caetano (10pts) também estiveram em bom plano.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

SPORTING CP 76-70 SC COIMBRÕES

Uma amostra do que, até agora, se encaminha para ser a final do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina, prova que dá acesso à Liga Betclic Feminina, já que ambas as equipas ocupam o lugar cimeiro da respetiva zona. A Norte, o SC Coimbrões, a sul, o invencível Sporting CP. E que duelo: grande intensidade e foram precisos cinco minutos extra para descobrir o vencedor: as “leoas” de João Vieira.

A verdade é que se marcaram muitos pontos no Pavilhão João Rocha, com um primeiro quarto a terminar 28-23 e com elevada eficácia para ambas as equipas. O ritmo não se manteve, contudo, para os dois quartos seguintes (12-12) e (12-13), o que não impediu que se jogasse até ao fim em Lisboa. A dois minutos do término da partida, o marcador ditava 66-62 para a equipa da casa. Cátia Lopes (17pts, 8res) reduziu para 66-64, Emília Ferreira (6pts, 4res)não conseguiu concluir debaixo do cesto a 30 segundos do fim e faz falta sobre Maria Marinho (8pts, 11res), que empata o jogo no lance-livre: prolongamento.

A história, essa, repetiu-se nos cinco minutos que se seguiram. O Sporting vencia por seis pontos de diferença, o SC Coimbrões chegou a reduzir para dois pontos, mas o jogo acabou por terminou 76-70, com as “leoas” a avançar para os quartos-de-final da prova rainha do Basquetebol nacional. Hannah Pratt fez um duplo-duplo (24pts, 12res) e foi MVP (34.5val), bem acompanhada por Sienna Durr (18pts, 13res – 26.5val) e Luana Serranho (13pts, 4ast); Lauren Golding, do lado do Coimbrões, marcou 16 pontos e colecionou sete ressaltos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

CPN 68-75 Imortal TCARS

Jogo muito bem disputado, do início ao fim, no Municipal de Ermesinde, casa do CPN. O duelo entre equipas da Liga foi como se esperava, renhido, com todos os quartos incertos (12-15, 24-21, 16-19, 16-20) quanto ao vencedor, que acabou por ser a equipa do Algarve, depois de uma longa deslocação ao Norte do país. Apesar dos 25 pontos de Mariana Garrido (máximo de jogo) e do grande duplo-duplo (18pts, 17res) de Tori Deperry (29val) pelo CPN (Marta Rodrigues, com 12 pontos, também se apresentou em bom plano), o coletivo de Albufeira foi muito… coletivo, e várias jogadoras estiveram em destaque na vitória.

O reforço Melissa Akullu fez um duplo-duplo (13pts, 11res), Catarina Mateus aproximou-se perigosamente de mais um triplo-duplo (10pts, 9res, 6ast), Megan Callahan marcou 14, Michaela Gaislerova 10 e Sofia Queiroz, melhor marcadora das algarvias, apontou 18.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

ESGUEIRA AVEIRO 87-89 GDESSA BARREIRO

Foi a tremer até ao fim na verdadeira festa da Taça: 22-19 no primeiro quarto, 19-25 no segundo, 24-18 no terceiro e chegamos aos últimos dois minutos com o encontro empatado 75-75. Mariane Carvalho (18pts, 5res) a empatar a partida a 50 segundos do fim (79-79) e mais ninguém consegue marcar, pelo que a partida entre o 1.º classificado da Liga Betclic Feminina, o Esgueira Aveiro, e o 4.º, o GDESSA, seguiu para prolongamento.

Nos cinco minutos extra, o espetáculo continuou e, com oportunidades de parte a parte, é a equipa de Santo André do Barreiro que se coloca na frente, 87-88. O triplo de Gabriela Raimundo não cai no último ataque do Esgueira antes dos derradeiros 24 segundos, Jasmine Powell (26pts, 6res, 7ast – 29val, MVP) vai para a linha de lance livre e coloca o encontro a dois decisivos pontos. Do outro lado, Alice Martins (11pts) ainda lança, mas não cai, e é o GDESSA Barreiro que segue em frente na Taça de Portugal Feminina.

Dayna Rouse (11pts, 3res) acabou excluída, mas foi uma ameaça, Maianca Umabano marcou 22 pontos; nas “Bikudas”, Barbara Souza chega ao duplo-duplo (11pts, 10res), Gabriela Raimundo marca 15 pontos e Inês Ramos 31 (!), insuficientes ainda assim.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Eis os restantes encontros desta eliminatória:

O CDEFF Hosp. Part. Madeira contra o Basquete Barcelos HMMOTOR vai ter lugar a 21 de janeiro de 2025.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.