Assembleia Geral aprovou Relatório e Contas de 2020

Reunião magna decorreu por videoconferência

Competições
12 ABR 2021

A última quinta-feira ficou marcada pela realização da Assembleia Geral da FPB, reunião magna que contou com vasta adesão e que se realizou por videoconferência.

Dos 57 delegados, 37 marcaram presença, numa demonstração de representatividade, já que se fizeram representar associações, clubes, jogadores, juízes e treinadores. O Presidente da Assembleia, Ernesto Ferreira da Silva, iniciou a reunião com a apresentação da ordem de trabalhos prevista, que incluiu a aprovação da Ata da Assembleia Geral anterior, assim como a discussão e votação do Relatório e Contas relativo ao exercício de 2020 e ainda um período de tempo destinado à discussão de outros pontos não especificados.

Depois de realizada a chamada e feita a referência à ordem de trabalhos o Presidente da Direção da FPB, Manuel Fernandes, teve a palavra, momento que foi aproveitado para falar de vários temas, nomeadamente da atuação da FPB durante o último ano. Seguiu-se a intervenção do Diretor Técnico Nacional, Nuno Manaia, que apoiado por um powerpoint explanou sobre vários aspetos relacionados com os desafios enfrentados durante a presente temporada. Logo a seguir foi dada a palavra ao Secretário-Geral, João Carvalho, que também apoiado por elementos gráficos fez o balanço financeiro da atividade da FPB durante o último ano. O resultado líquido do ano de 2020 foi de 416 280 euros, sendo que os apoios específicos concedidos pela FPB no âmbito da COVID 19 ao longo de 2020 cifraram-se em 719,5 mil euros. Destaque ainda para a devolução de quase metade do valor do seguro desportivo aos clubes, no montante de cerca de 184 mil euros. De seguida foi dado espaço para intervenções da audiência, com Rogério Mota, João Machado e Adérito Marques a terem a palavra.

Depois das supramencionadas intervenções, houve espaço para esclarecimentos por parte do Presidente da Direção da FPB, Manuel Fernandes, assim como do Secretário-geral, João Carvalho. Seguiu-se a votação e aprovação por expressiva maioria (apenas com um voto contra) do Relatório e Contas de 2020 e da Proposta de Aplicação do Resultado Líquido em Resultados Transitados. Depois de finalizados os pontos especificados na ordem de trabalhos, foi dada a palavra aos delegados Rui Vieira, João Machado, Rui Mourinho, Vítor Carneiro, Paulo Martins e Rogério Mota, que entre as suas intervenções deixaram sugestões relacionadas com os mais variados temas, particularmente a arbitragem e os escalões de formação. As propostas foram ouvidas e apreciadas por Manuel Fernandes, João Carvalho, Nuno Manaia e também pelo Presidente do Conselho de Arbitragem, António Coelho.

A Assembleia Geral terminou com a intervenção do Presidente, Ernesto Ferreira da Silva, que além de saudar os esforços que foram feitos em prol do basquetebol e do desporto português, congratulou ainda o pleno de presenças relativamente aos delegados em representação dos juízes. A próxima Assembleia Geral da FPB está agendada para o próximo dia 18 de dezembro.

Competições
12 ABR 2021