Seleção sub22 de BCR prepara Jogos Europeus da Juventude

Último estágio decorre no Luso de 2 a 5 de junho

Competições
25 MAI 2022

A seleção nacional sub22 de BCR concentra-se no Centro de Estágios do Luso, de 2 a 5 de junho, na antecâmara dos Jogos Europeus da Juventude. O evento terá lugar de 24 de junho a 4 de julho, em Helsínquia, Finlândia.

Ricardo Vieira, selecionador nacional da categoria, manifesta o seu contentamento com a renovação de atletas. “O rejuvenescimento neste escalão é uma realidade também e fico contente por ver novos valores aparecerem, colmatando as saídas para a seleção sénior”, afirma, sobre um grupo que considera homogéneo. “A nossa ideia é misturar os mais experientes, como Miguel Reis, Ângelo Pereira, Ahmat Afashokov, com os mais recentes e sedentos de honrarem as nossas cores nacionais. Creio que temos um grupo com um pouco mais de experiência”.

À semelhança do que acontecera em 2019, no mesmo país, mas em Pajulahti, Portugal encontra adversários de calibre, como Holanda, Israel ou Itália, nações com tradição no BCR internacional, inclusive nos escalões jovens. Somam-se Irlanda e a anfitriã Finlândia. O técnico projeta um torneio desafiante, mas não esconde o desejo de superar o quarto posto de 2019. “Face à última vez que lá estivemos, saiu a França e entraram Holanda e Israel, duas potências europeias e mundiais do BCR e que prometem disputar os primeiros lugares juntamente com a Itália. Portugal aparece como um outsider que poderá fazer alguma surpresa às seleções mencionadas e que tentará marcar a sua posição frente a Irlanda e Finlândia, sem dúvida, duas seleções que estão mais próximas da nossa realidade”, sublinha Ricardo Vieira, antes de confessar a possibilidade de escalada até ao pódio. “Diria que tudo depende como as seleções mais fortes encararem o torneio. Caso nos “deixem”, gostaríamos imenso de trazer uma medalha”, vinca.

Quanto ao futuro da modalidade, particularmente deste escalão etário, o timoneiro da equipa das quinas salienta a importância do contacto internacional. “A capacitação vem do treino intenso, de qualidade e quantidade; depois vem de agarrar oportunidades e sair de Portugal para se acompanhar a realidade europeia, ainda longe. A participação num Europeu seria a alavanca que poderia mudar o mindset de muitos miúdos, clubes e até treinadores”, observa.

Para o estágio a cumprir de 2 a 5 de junho, Ricardo Vieira e Daniel Pereira, selecionador adjunto, convocam doze atletas.

CONVOCADOS

APD Lisboa

Tomás Amaral

Ângelo Pereira

Ahmat Afashokov

Emanuel Soares

 

BC Gaia

João Castro

Miguel Reis

Luís Domingos

 

APD Leiria

Nuno Nogueira

Alexandre Conde

 

GDD Alcoitão

Pedro André Gomes

Afonso Tavares

 

APD Braga

José Miguel Gonçalves

 

 

Competições
25 MAI 2022

Mais Notícias