Artigos da Federaçãooo

Laura Ferreira e Pedro Pessoa lideram ranking 3×3 em Portugal

Com o início do novo ano civil a FIBA anunciou os rankings internacionais de 3×3. A organização internacional encontrou os atletas que ao longo de 2022 conseguiram maior pontuação na categoria feminina e masculina.

No ranking feminino, a internacional portuguesa, Laura Ferreira, assume a liderança. A extremo lusa, que junta as distinções de internacional em 5×5 e 3×3, conquistou um total de 25,794 pontos e é a atleta portuguesa, combinando o masculino e feminino, com maior pontuação.

Em segundo lugar aparece Pedro Pessoa, com 22,012, que lidera o ranking masculino em Portugal. Sediado na Suíça, mas com passagem por clubes portugueses, atualmente representa o Montreux 3×3.

O ranking FIBA baseia-se em diferentes critérios incluindo o número e tipo de torneios realizados, os resultados da equipa e ainda as estatísticas individuais do atleta.

A FPB continua a sua aposta na vertente 3×3 da modalidade, tendo realizado inúmeros eventos em 2022 que incluíram o circuito nacional de 3×3, o estágio da seleção 3×3 de BCR ou o torneio inter-seleções 3×3 de sub17.

No que toca ao trabalho das seleções, a seleção de seniores femininos participou pela primeira vez na história na FIBA 3X3 Europe Cup, a seleção de sub18 masculinos participar no mundial da categoria, e as seleções de sub17 estiveram em ação na qualificação para a FIBA 3×3 U17 Europe Cup.


Circuito Nacional de 3×3 termina em clima de festa

Chegou ao fim mais uma edição do circuito nacional de 3×3, com a fase final da competição a decorrer junto à Praia de Matosinhos. Com a presença de mais de 70 equipas e perto de 280 atletas, dos escalões de sub13, sub15, sub17 e seniores, femininos e masculinos, o evento contou com momentos de emoção e festa, dentro e fora de campo.

Depois de várias horas de competição, as finais de cada escalão confirmaram a qualidade do basquetebol apresentado, mas também do apoio vindo das bancadas. Os grandes vencedores de cada categoria foram:

SUB13 FEMININOS

MVP FS | Raquel Inácio, Mariana Carvalho, Rita Rodrigues e Bruna Trindade

SUB13 MASCULINOS

Marretas | Pedro Sousa, Filipe Fonseca, Pedro Maria e Vasco Fonseca

SUB15 FEMININOS

Rookies | Victória Azevedo, Inês Oliveira, Luana Antunes e Luísa Cruz

SUB15 MASCULINOS

Com Caixa | João Araújo, Dinis Oliveira, Diogo Oliveira e Vasco Cardoso

SUB17 FEMININOS

As Powerpuff girls | Emilie da Silva, Carolina Ferreira, Leonor Ferreira e Marta Rodrigues

SUB17 MASCULINOS

Tourão-Rodízios Br | Tiago Fonseca, Gustavo Deliberal, João Ferreira e Miguel Peixoto

SENIORES FEMININOS

Paracuca | Márcia Caravalho, Joana Ramos e Jéssica Azulay

SENIORES MASCULINOS

Morcões – Alexandre Queiroz, Jeremias Manjate, Jorge Embaló e Miguel Correia

Após o evento, a FPBtv esteve à conversa com Manuel Albano, vice-presidente da FPB, Vitor Pinho, vereador da CM Matosinhos, Paulo Neta, DTR da AB Porto, Luís Oliveira, Responsável Técnico do 3×3, e António Carlos, Coordenador do Circuito Nacional 3×3, que fizeram o balanço do evento.

 

 


Na véspera, no mesmo local, decorreu a etapa de Matosinhos do Circuito Nacional de 3×3, que acabou por qualificar equipas para o evento de domingo. Esta prova contou com 146 jogadores, num total de 39 equipas, o que perfez 55.984 pontos FIBA.
Seniores masculinos

1.º – Nightmare Team – Equipa apurada para a Final Nacional
2.º – ISEPões- Equipa apurada para a Final Nacional
3.º – Setor 3- Equipa apurada para a Final Nacional

Sub17 masculinos 
1.º – Oreo Invertida (Sub17 masculinos)- Equipa apurada para a Final Nacional
2.º – Viaduto YoungBoys (Sub17 masculinos)- Equipa apurada para a Final Nacional

Su15 masculinos
1.º – Com Caixa – Equipa apurada para a Final Nacional
2.º – Os cansados- Equipa apurada para a Final Nacional
3.º – Falta e Cesto – Equipa apurada para Final Nacional

Sub13 masculinos 
1.º – Made in Azerbaijan (Sub13 masculinos) – Equipa apurada para a Final Nacional
2.º – The Cookers (Sub13 masculinos)- Equipa apurada para a Final Nacional

Seniores femininos
1.º – Não Foi Falta – Equipa apurada para a Final Nacional
2.º – Mother foca – Equipa apurada para a Final Nacional

Sub17 femininos
1.º – Masa 25 – Equipa apurada para a Final Nacional

Sub15 femininos
1.º – 2+1 – Equipa apurada para a Final Nacional

 


Portugal bateu-se de frente

A comitiva que representa Portugal no torneio de basquetebol 3×3 iniciou hoje a sua participação nos Jogos do Mediterrâneo, que decorrem em Oman, na Argélia. A formação masculina entrou em campo para enfrentar a Espanha, mas, depois de dez minutos de luta, não conseguiu ultrapassar o forte adversário (14-12).

Num embate pautado pelo equilíbrio desde início, as duas formações disputaram o encontro de forma cerrada, com trocas constantes de liderança fruto da baixa eficácia de lançamento. A experiência espanhola fez-se sentir na fase intermédia da contenda, quando chegaram aos três pontos de vantagem (11-8), diferença que acabou por ser determinante para o resultado final.

André Gomes (cinco pontos) foi o mais esclarecido, seguindo-se Jorge Embaló (quatro pontos), Lamine Banora (dois pontos) e Rui Palhares (um ponto).

A equipa masculina volta a entrar em campo esta sexta-feira, pelas 22h40, para enfrentar a Eslovénia. Já o conjunto feminino tem jornada dupla: mede forças com a Argélia (19h40) e depois com a Sérvia (23h).


Conhecida a convocatória para o estágio de 3×3

Com vista à participação no apuramento para o FIBA 3×3 Europe Cup, que decorre nos dias 03 e 04 de junho em Tel Aviv, Israel, a Federação Portuguesa de Basquetebol anuncia a primeira convocatória para o estágio de preparação que decorre no dia 30 e 31 de maio.

Na seleção feminina, a equipa técnica nacional, liderada por Américo Santos, chamou sete atletas:

 

Já no conjunto masculino, comandado por João Chaves, o grupo inicial é composto por cinco jogadores:

A convocatória final de ambas as seleções será divulgada a 31 de maio, com as duas equipas a levarem quatro atletas cada.


FPB assina acordo com CM de Sever do Vouga

No seguimento do exemplo dado por vários municípios em Portugal, a Câmara Municipal de Sever do Vouga, a Federação Portuguesa de Basquetebol, a Associação de Basquetebol de Aveiro e a Associação Cidade Social, assinaram um protocolo de cooperação com vista à criação de dois campos de basquetebol 3×3.

Integrados no projeto 3×3 BasketArt, os dois espaços desportivos vão ser desenvolvidos no Parque da Vila e no Espaço Severi, em Sever do Vouga.

O acordo entre as quatro partes foi assinado pelo Presidente da FPB, Manuel Fernandes, o presidente da CM de Sever do Vouga, Eng. Pedro Lobo, o presidente da AB Aveiro, Bruno Fangueiro, e pelo presidente da Associação Cidade Social, Douto Pedro Soares.

O 3×3 BasketArt é um projeto que faz parte do programa nacional de promoção do basquetebol e que tem como objetivo trazer o basquetebol para a rua.

 


Reações positivas na inauguração do campo 3×3 BasketArt em Braga

A FPB, com a cooperação da CM Braga e da AB Braga, inaugurou, no passado dia 20 de novembro, mais dois campos inseridos no projeto 3×3 BasketArt, que procura requalificar um campo de basquetebol 3×3 em todos os municípios de Portugal.

Presentes no evento esteve o presidente da FPB, Manuel Fernandes, bem como os vice-presidentes Rui Dias, Miguel Pereira e Luís Veiga, assim como o DTN, Nuno Manaia e o Secretário-Geral João Carvalho. O presidente da CM Braga, Ricardo Rio, a vice-presidente, Sameiro Araújo e o presidente da Junta de Freguesia de Lomar e Arcos, Eduardo Fernandes, também estiveram presentes, tal como o presidente da AB Braga, Fernando Monteiro.

O selecionador nacional de 3×3 masculinos, João Chaves fez questão de estar presente, juntamente com Sara Ressurreição e Mariana Teixeira, atletas seniores do Vitória SC, que mostraram o seu contentamento à câmara da FPBtv. Nuno Mendes (Silkarte) explicou o processo por trás da usa obra de arte e as principais dificuldades que enfrentou.


Circuito de 3×3 em Lisboa encerra este domingo

A etapa de Lisboa do Circuito Nacional de 3×3 continua este domingo com os quartos-de-final, meias-finais e finais da competição.

Naquela que foi a maior etapa de sempre do circuito nacional, contabilizando 40 equipas e 155 atletas dos escalões de sub13, sub15 e sub17, femininos e masculinos, os encontros da fase de grupos do torneio realizaram-se no Ocean Campus, em simultâneo com a FIBA 3×3 U17 Europe Cup.

Nos torneios de sub13 masculinos, as meias-finais decorrem pelas 12 horas com os embates entre Aguias E e Equipa de Elite, bem como os CBQ Tubarões frente aos C.R.D.A. Quanto ao torneio de sub15 femininos, as meias-finais ocorrem pelas 11h20 (Victory SquadÉvora Roster) e 11h40 (PinkGirlsMIB).

A competição de sub17 mistos teve a particularidade de englobar as formações sub15 masculinas e sub17 femininas. Assim, na primeira-final (11h40) os Black and Yellow medem forças com os UDOB Nxt Gen, e os UI AQUI HÁ GATOO!! enfrentam os Algarvios (11h40).

Por fim, a fase a eliminar do escalão de sub17 masculinos tem início pelas 11 horas com os seguintes embates:

O horário completo pode ser encontrado aqui. O evento é aberto ao público e tem transmissão na FPBtv.

 


APD Braga e BC Gaia discutem o título de campeão

O Campeonato nacional de BCR entrou na sua fase decisiva e este fim-de-semana será encontrado o campeão. APD Braga, APD Leiria, APD Sintra e BC Gaia defrontaram-se este sábado, nos quatro primeiros jogos da final four.

BC Gaia 46-44 APD Leiria

No primeiro jogo do dia, o BC Gaia levou de vencida a formação da APD Leiria por 46-44. Num embate de emoção até aos últimos segundos, as duas equipas foram trocando igualdades durante os dez minutos iniciais. Com uma vantagem de um ponto (15-14) à entrada para o segundo período, a formação “visitante” não conseguiu manter a liderança, e ao intervalo a equipa de Leiria seguia na frente por 23-21.

No regresso dos balneários, o conjunto “da casa” entrou melhor e foi-se distanciando e suprimia as iniciativas adversárias. Com o encontro a aproximar-se do fim, e a correr atrás do resultado, o emblema nortenho respondeu e conseguiu o cesto da vitória a dez segundos do fim.

Estatisticamente, João Reis (19pts, 3res, 1ast) e Pedro Bártolo (13pts, 2res, 6ast) foram as figuras da equipa de Gaia, enquanto que Marco Francisco (17pts, 4res, 5ast, 4rb), Iderlindo Gomes (11pts, 6res, 1ast, 1rb) e Aníbal Costa (10pts, 5res, 5ast) se evidenciaram pelos leirienses.

APD Braga 57-31 APD Sintra

Frente à APD Sintra, a APD Braga, atual tetracampeã nacional, não vacilou e venceu de forma convincente por 57-31.

A formação bracarense esteve na frente desde cedo e ao intervalo já vencia por 13-8. No segundo quarto aumento os índices defensivos e conseguiu limitar o seu adversário a apenas seis pontos marcados.

Com uma vantagem de 28-14 ao intervalo, o segundo tempo viu a equipa de Sintra tentar aproximar-se, mas sem nunca conseguiu colocar em risco a vantagem dos campeões nacionais em título, que controlaram a diferença e festejaram o triunfo no final do encontro, com Márcio Dias (15pts, 7res, 2ast, 3rb) a ser o mais esclarecido. Na equipa sintrense, Pedro Gonçalves (12pts, 10res, 2ast) e Ibrahim Mandjam (11pts, 8res, 1ast) não foram suficientes.

BC Gaia 76-67 APD Sintra

Numa partida em que os ataques estiveram em evidência, a equipa de Gaia somou o segundo triunfo nesta final four ao bater a congénere de Sintra por 76-67.

Em mais um encontro equilibrado, o terceiro e quarto períodos acabaram por fazer a diferença no resultado final. A perder por 38-35 ao intervalo, o BC Gaia apresentou-se mais concentrado nos dois lados do campo e conseguiu passar para a liderança após o descanso.

A vencer por quatro (54-50) à entrada para os dez minutos finais, os “wildcats” conseguiram aumentar a vantagem, ainda que a formação sintrense tenha ameaçado até perto do apito final. Pedro Bártolo (37pts, 6res, 6ast, 1rb) foi a grande figura dos vencedores, bem como João Rumor (18pts, 7res, 4ast, 1rb) e João Reis (13pts, 6res, 3ast). Pela APD Sintra, Ibrahim Mandjam (32pts, 16res, 1ast),  Pedro Gonçalves (21pts, 10res, 2ast) e Rui Lourenço (8pts, 5res, 11ast, 3rb).

APD Braga 59-38 APD Leiria

O último encontro do dia colocou frente a frente as formações da APD de Leiria e Braga. A equipa nortenha acabou por se superiorizar e venceu por 59-38.

Como campeão em título, o emblema de Braga era o favorito à entrada para o jogo e confirmou a sua valia. Ao liderar a partida desde o primeiro quarto, os comandados de Ricardo Vieira não abrandaram o ritmo e foram construindo o triunfo ao longo dos 40 minutos, com Márcio Dias (27pts, 10res, 3ast, 1rb) a assumir um papel de destaque, tal como Jorge Carneiro (13pts, 7res, 4ast, 1rb). Nos leirienses evidenciou-se Iderlindo Gomes (17pts, 7res, 1ast, 2rb, 1dl).

Com a vitória, a formação bracarense soma dois triunfos e amanhã enfrenta a congénere de Gaia, no jogo que será a “final” do campeonato nacional.


Vendas Novas quer estimular basquetebol com campo 3×3 BasketArt

É já este sábado, dia 22 de maio, pelas 10 horas, que se procederá à inauguração de um novo campo 3×3 BasketArt, desta feita no Jardim Público de Vendas Novas.

O evento contará com a presença de representantes da FPB, da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, da Câmara Municipal e da Associação de Basquetebol do Alentejo, incluindo o Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes, o Secretário de Estado, João Paulo Rebelo, o Presidente da Câmara, Luis Dias, e o Presidente da AB Alentejo, José Sargaço.

O projeto foi desenvolvido por nove alunos da turma E do 12.º ano do Curso de Artes Visuais do Agrupamento de Escolas de Vendas Novas, e será estreado no próprio dia com um torneio FIBA “3×3 BasketArt em Vendas Novas”.

Ana Carla Barros, vereadora responsável pelo desporto no município, acredita que a requalificação do espaço será um passo importante para o crescimento da modalidade em Vendas Novas: “Queremos que o basquetebol volte a ser uma das modalidades “rainhas” do nosso Concelho e este espaço irá, sem dúvida, criar a vontade de experimentar e desenvolver o gosto pela modalidade”.

O vice-presidente da FPB, Rui Dias, considera que “as características mais informais do 3×3 vão certamente permitir a prática menos organizada, mas igualmente relevante de jogos e encontros desta nova disciplina do basquetebol, facilitando o convívio exterior, o reencontro de pessoas, a alegria dos regressos aos espaços de convívio, que são hoje absolutamente essenciais para a recuperação do equilíbrios físico e da saúde mental de todos nós”.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.