Artigos da Federaçãooo

Sub17 não conseguem apuramento para o europeu de 3×3

Depois de uma vitória e uma derrota no primeiro dia do FIBA U17 Europe Cup Qualifier, frente a Suíça e França, respetivamente, a seleção nacional de 3×3 sub17 femininos enfrentava um dia decisivo para o apuramento para a fase final da competição.

No primeiro encontro do dia, a equipa das quinas mediu forças com a forte congénere turca, que saiu vitoriosa por 17-12. Com este resultado, Portugal enfrentou a Eslovénia, um embate onde apenas a vitória importava para manter viva a esperança de qualificação. Num encontro de parada e resposta, com incerteza até ao fim, o triunfo sorriu às atletas eslovenas por 18-15, que garantiram a terceira posição no Grupo A.

Com este resultado, e apesar dos bons indícios apresentados, a equipa feminina não consegue o apuramento para a 3×3 FIBA U17 Europe Cup 2022.

No torneio masculino, Portugal entrou para os quartos-de-final sabendo que o triunfo sobre Israel garantia a qualificação para a fase final da prova. O conjunto luso apresentou-se a bom nível, mas não conseguiu vencer a oposição israelita, com o embate a terminar 19-13.

Dado o resultado dos quartos-de-final, a seleção masculina marcou encontro com a Espanha no primeiro jogo de repescagem. Na partida decisiva para os atletas portugueses, o jogo foi de parada e resposta com incerteza até final. O conjunto espanhol esteve perto do triunfo, mas Portugal agigantou-se e venceu por 19-18, mantendo viva a esperança para o apuramento.

No último e decisivo encontro, frente a congénere da Polónia, a equipa das quinas esteve perto da vitória e lutou até final, mas foram os atletas polacos a sorrir no final ao triunfarem por 14-10. Com este resultado, a seleção masculina falha a qualificação para a fase final da 3×3 FIBA U17 Europe Cup 2022.


Seleções Nacionais sub23 de 3×3 preparam Jogos do Mediterrâneo

As Seleções Nacionais sub23 de 3×3 continuam a preparar a participação nos Jogos do Mediterrâneo, cuja competição na modalidade vai decorrer entre 30 de junho e 3 de julho, na cidade argelina de Oran.

Esta sexta-feira arrancou mais um estágio, em Évora, sendo que no último fim de semana as equipas portuguesas treinaram nos recintos do Inter-Seleções Sub17 de 3×3, em Tomar.

A FPBtv esteve à conversa, na equipa feminina, com a atleta Raquel Laneiro, enquanto do lado masculino falou com o jogador Jorge Embaló, sem esquecer a antevisão feita por Bernardo Pires (selecionador que trabalha em ambas as seleções) e João Chaves (selecionador nacional masculino).

 

 


Seleção feminina sub23 de 3×3 em estágio de observação

Com vista à participação na 19.ª edição dos Jogos do Mediterrâneo, que se realizam em Oran, Argélia, de 25 de junho a 5 de julho, a seleção nacional sub23 femininos de 3×3 vai iniciar o seu primeiro estágio de observação.

A realizar em Braga, de 10 a 12 de junho, a equipa técnica nacional, liderada pelo selecionador, Américo Santos, e pelo vice-presidente, João Leitão, chamou as seguintes atletas:


Emília Ferreira e Pedro Pereira lideram ranking de 3×3 em Portugal

Após um ano de torneios e com o início de 2022, a FIBA anunciou os líderes do ranking 3×3 de cada país. Depois de 365 dias, Emília Ferreira lidera a lista feminina e Pedro Pereira o ranking masculino.

A internacional portuguesa esteve em evidência na “equipa das quinas” tendo participado em competições em França e Espanha, antes de auxiliar a seleção nacional feminina no FIBA 3×3 Europe Cup Qualifier 2021.

Já Pedro Pereira, sediado na Suíça, mas com passagem por clubes portugueses, atualmente representa o Montreux 3×3. O atleta de 30 anos exibiu-se a alto nível e concluiu o campeonato suíço na segunda posição.

O ranking FIBA baseia-se em diferentes critérios incluindo o número e tipo de torneios realizados, os resultados da equipa e ainda as estatísticas individuais do atleta.

A FPB continua a sua aposta na vertente 3×3 da modalidade, tendo acolhido a FIBA U17 3×3 Europe Cup, em Lisboa, onde conquistou um quarto e oitavo lugar nos torneios masculino e feminino, respetivamente, e o crescimento do programa 3×3 BasketArt.


Nuno Manaia em entrevista à SportTV

Nuno Manaia, diretor técnico nacional da FPB, esteve em direto no Grande Jornal da SportTV na manhã desta quinta-feira, dia 7 de outubro, onde abordou a evolução do 3×3 em Portugal.

No âmbito da estreia da reportagem “Por Tabela”, que conta a história do título mundial de 3×3 ganho por Portugal em 1997, o dirigente federativo explicou o aparecimento e crescimento recente da vertente ao nível internacional.

“Em 2011, a FIBA pegou no 3×3 e tentou torná-lo um pouco mais formal, introduzido conteúdos com a realização de campeonatos. Atualmente existem competições de seleções nacionais com circuitos e atletas profissionais, e atualmente organizam-se grandes competições todos os anos”, explicou.

Nuno Manaia realça a aposta no 3×3 em território luso e os objetivos já atingidos: “Iniciámos há quatro anos um processo de entrada no ranking para participar nas provas internacionais. Queríamos estar noutra fase de desenvolvimento, mas temos a certeza de que o 3×3 tem “pernas para andar”, como foi visível no Campeonato da Europa de sub17 que acolhemos”.

Questionado sobre o impacto de Neemias Queta no panorama desportivo, o diretor técnico nacional explicou o objetivo federativo: “Atualmente vemos pessoas na rua com camisolas de futebol, mas esperamos que daqui a dois ou três anos se comecem a ver essas mesmas pessoas com camisolas do Neemias”, finalizou.


FIBA 3×3 U17 Europe Cup arranca esta sexta-feira

É já esta sexta-feira, dia 17 de setembro, que começa a FIBA 3×3 U17 Europe Cup, competição europeia que decorre no Ocean Campus, em Pedrouços, Lisboa.

O evento conta com as 24 melhores equipas europeias, 12 femininas e 12 masculinas, onde se inserem as seleções portuguesas da categoria que seguem confiantes para a prova. As 12 formações são divididas em quatro grupos de três seleções e seriadas de acordo com o seu ranking FIBA 3×3.

Na fase de grupos, cada equipa joga em duas ocasiões com as duas primeiras classificadas a avançarem para os quartos-de-final. Na vertente feminina, ditou a sorte que Portugal ficasse inserido no grupo C com Hungria e França. Os dois jogos realizam-se na sexta-feira, dia 17 de setembro:

A seleção masculina foi sorteada para o Grupo D juntamente com Alemanha e Lituânia. Os embates disputam-se no sábado, dia 18 de setembro:

O evento, com transmissão na FPBtv, tem acesso aberto ao público durante os três dias de competição, com uma lotação máxima de 300 pessoas, não sendo necessário comprar bilhete nem apresentar teste negativo ou certificado de vacinação.

Mais informações aqui.


Seleções sub17 vencem etapa do circuito nacional de 3×3

As seleções nacionais femininas e masculinas, que continuam a sua preparação para o FIBA 3×3 U17 Europe Cup, saíram vencedoras do torneio de Vendas Novas.

O evento, incluído no circuito nacional de 3×3, decorreu no campo junto ao Jardim Público de Vendas Novas, integrado no projeto 3×3 BasketArt. As seleções nacionais femininas e masculinas venceram em ambas as vertentes e continuam a sua preparação para o europeu da categoria, que vai decorrer na Praça do Comércio, em Lisboa, de 17 a 19 de setembro.


Triunfo sobre a República Checa não chegou para o apuramento

A seleção nacional de 3×3 de seniores femininos terminou a sua participação na qualificação para a FIBA 3×3 Europe Cup, que se vai disputar em Paris, França.

A equipa das quinas começou bem o dia e venceu a República Checa, segunda cabeça-de-série do torneio. Com Márcia Costa em destaque, Portugal venceu por 20-12 e assumiu o primeiro lugar do grupo B.

No segundo encontro, desta feita frente à equipa da casa, a seleção acabou derrotada por 20-12, num jogo que ficar marcado pela paragem prolongada à passagem do quinto minuto. Devido à humidade que se fazia sentir, a partida foi interrompida e reatada dentro de um pavilhão.

Apesar do resultado, Portugal terminou a fase de grupos na primeira posição e encontrou a congénere da Alemanha na fase a eliminar.

No jogo decisivo – o vencedor garantiria um lugar na FIBA 3×3 Europe Cup – o conjunto luso não conseguiu somar o triunfo que necessitava e acabou derrotado por 16-12, falhando o apuramento para a competição final.

Este domingo, dia 26, é a vez da formação masculina entrar em campo. Os jogos têm transmissão no canal de Youtube da FIBA e na página de Facebook da FPB.


Vendas Novas recebeu campo 3×3 BasketArt (Vídeo)

A Federação Portuguesa de Basquetebol, em cooperação com o Município de Vendas Novas e a Associação de Basquetebol do Alentejo, inaugurou o mais recente campo 3×3 BasketArt.

Conceptualizado por Miguel Janeiro e produzido pelos estudantes da turma E do 12.ª ano do curso de Artes Visuais do Agrupamento de Escolas de Vendas Novas, o campo está localizado no jardim público (38°40’41.0″N 8°27’51.8″W),e poderá ser aproveitado por atletas como Lucas Matias, jogador do FC Barreirense e das seleções nacionais jovens, natural do município.

A FPBtv marcou presença e recolheu as reações dos principais intervenientes. João Leitão, vice-presidente da FPB, Luís Dias, presidente da Câmara, Miguel Rasquinho, diretor regional do IPDJ, José Sargaço, presidente da AB Alentejo, Ana Carla Barros, vereadora com o pelouro do desporto, mencionaram o impacto desta iniciativa no panorama atual da localidade e reforçaram a aposta na evolução da modalidade na vertente 3×3.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.