Artigos da Federaçãooo

“O 3×3 está numa fase de grande crescimento”

Com o fim da época de basquetebol de pavilhão cada vez mais perto, as atenções começam a virar para o basquetebol “de rua” e o circuito nacional de 3×3.

Tal como em verões passados, 2022 vai contar com mais uma edição do circuito nacional de 3×3 e várias inaugurações de campos de basquetebol inseridos no projeto 3×3 BasketArt. Os diferentes campos, espalhados de norte a sul de Portugal continental, bem como na Praia da Vitória, nos Açores, estão assinalados no Courts of the World, onde podes votar e mostrar ao mundo o talento dos artistas que renovaram estes campos urbanos.

Atualmente o projeto 3×3 BasketArt conta com campos em:

Para além do circuito nacional de 3×3, o verão também vai contar com um torneio inter-seleções regionais de 3×3 para os escalões de sub17, que se realiza em Tomar, entre 17 e 19 de junho.

Em entrevista à FPB, Américo Santos, selecionador nacional de seniores femininos, que garantiram a presença na FIBA 3×3 Europe Cup pela primeira vez na história, considera que os meses de verão são fundamentais para o crescimento da modalidade:

“Estamos num momento de crescimento rápido, que se vai acentuar nos meses de junho, julho e agosto. Estou curioso, e com expectativas altas, para ver o número de participantes no circuito nacional. Temos tido muita recetividade por parte dos formadores e estamos numa fase em que vamos ter uma “explosão” do 3×3”, explica Américo Santos.


Portugal está no Europeu de 3×3!

Portugal está no Europeu de 3×3! A Seleção Nacional feminina bateu a Lituânia por 13-8 e garantiu um fantástico e inédito apuramento!

A formação lusa começou por dar espetáculo esta manhã, em Tel Aviv, ao ganhar por 20-16 à Eslovénia.

De seguida, Portugal perdeu por 21-18 frente à Suíça e adiou um possível apuramento para a grande competição, que vai decorrer na cidade austríaca de Graz.

Fantástico, Emília Ferreira, Joana Soeiro, Laura Ferreira e Márcia Costa!

 

(em atualização)


Portugal preparado para a qualificação para o 3×3 FIBA Europe Cup

A um dia do início do FIBA 3X3 Europe Cup Qualifier, as seleções nacionais de seniores de 3×3, feminina e masculina, já se encontram em Tel Aviv, Israel, onde vão disputar a prova.

Aquando do estágio de preparação, a FPBtv falou com Américo Santos, selecionador nacional de seniores femininos, Emília Ferreira e Carlos Cardoso, internacionais portugueses, sobre a presença na competição.

Américo Santos chamou à atenção para a qualidade dos Países Baixos, 4.º classificado do ranking mundial feminino, e para a surpresa que pode ser o conjunto grego, enquanto Emília Ferreira afirma que a seleção está confiante. Já na vertente masculina, Carlos Cardoso sabe que não será fácil medir forças com a Eslovénia e Israel, mas considera que a equipa está focada no objetivo.


“A CM de Sever do Vouga está disposta a apostar no basquetebol”

À margem da Taça Federação Betclic, o fim de semana em Esgueira também ficou marcado pela assinatura do protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Sever do Vouga, Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), Associação de Basquetebol de Aveiro e Associação Cidade Social, que tem como objetivo a criação de dois campos de basquetebol 3×3, integrados no projeto 3×3 BasketArt.

O presidente da autarquia, Pedro Lobo, aos microfones da FPBtv, referiu que a meta passa por “levar o basquetebol para um concelho onde está há algumas décadas esquecido” e explicou o porquê da escolha pela variante de 3×3. O líder do executivo municipal vincou a “aposta no basquetebol”, falou sobre os campos a inaugurar e abordou a “Cidade do Desporto”, projeto pensado para a zona.

Manuel Fernandes, presidente da FPB, lembrou que há poucos dias foram assinados protocolos em Albufeira e Pombal, seguindo-se então Sever do Vouga. O dirigente destacou que este passo é o “embrião para se conseguir ter basquetebol em Sever do Vouga.”


Record Challenge Park reuniu muitas famílias

Realizou-se este sábado no Estádio 1.º de Maio, no INATEL, em Lisboa, o Record Challenge Park, evento que reuniu muitas famílias, com pessoas de todas as idades, e que teve no basquetebol uma das modalidades em destaque.

Lances livres, skills e 3×3 marcaram este dia dedicado ao basquetebol e a todo o desporto, num evento que regressou este ano.

Bernardo Ribeiro, diretor do jornal “Record”, organizador desta iniciativa, referiu a importância da mesma: “Isto é muito importante num período pós-pandemia. São muitos os pais que vêm ter connosco e nos dizem ‘obrigado por isto estar a acontecer’. Isso deixa-nos inteiramente satisfeitos”, salienta.

O Record Challenge Park envolveu a prática de mais de 30 modalidades e contou ainda com um concerto do músico Fernando Daniel.


Seniores desejam boa sorte às seleções sub17 para a Europe Cup

As seleções nacionais sub17 de 3×3 iniciam hoje, dia 17 de setembro, a sua participação na primeira edição da FIBA 3×3 U17 Europe Cup, que se realiza no Ocean Campus, em Pedrouços (Lisboa).

A FPB falou com os membros das seleções nacionais de seniores feminin­­­os e masculinos, que em junho disputaram a qualificação para a FIBA 3×3 Europe Cup, para deixarem alguns conselhos aos jovens lusos que vão entrar em competição.

“Se for como a minha experiência, é uma ida sem volta. Adorei jogar 3×3”, explica Arnette Hallman. O internacional luso ressalva a aposta da federação na dinamização da vertente, destacando que Portugal está “a dar passos enormes e este torneio demonstra isso!”.

Márcia Costa, jogadora da década da Liga Skoiy e internacional das seleções de 5×5 e 3×3, reforça a o impacto do evento: “Acho muito importante a FPB mostrar este apoio nesta nova maneira de se praticar a modalidade. O 3×3 preenche a parte do espetáculo, da intensidade, da entrega”.

Fábio Lima, reforça esse sentimento: “Portugal acolher este tipo de competição é sempre muito importante na divulgação desta modalidade em ascensão”, e deixa um conselho: “Aproveitem a experiência! Este é um jogo mais físico e intenso, mas também muito divertido de se jogar”.

“Desfrutem do jogo! O jogo de basquetebol é algo fascinante, mas com pressão pode perder a sua essência. Aproveitem esta oportunidade do 3×3 para dar asas à vossa imaginação e liberdade dentro de campo”, aconselha Laura Ferreira.

“Quero desejar boa sorte aos nossos jovens que vão disputar o 3×3. É uma competição incrível, onde há mais posse de bola e o jogo é muito mais rápido. Vão adorar a experiência!”, deseja João Balseiro, que representou Portugal na qualificação para a FIBA 3×3 Europe Cup.

Para Joana Soeiro: “O crescimento desta nova maneira de jogar basquetebol no nosso país está aos olhos de qualquer um. Acredito que com este evento, podemos ver mais jogadores que se especifiquem a trabalhar para este tipo de jogo”, prevê.

João Torrie exalta a honra que é representar Portugal numa competição europeia: “Disputar a Europe Cup é ter a honra de disputar uma prova de basquetebol no seu estado mais puro”, e acrescenta: “Façam reset aos erros que cometem. Este formato tem muitas posses de bolas e pede que sejam mais físicos e ofensivos. Sejam fortes e lembrem-se que estamos a jogar em casa!”.

“O único e melhor conselho que posso dar é divertirem-se ao máximo, aproveitarem e tentarem absorver o melhor desta experiência, especialmente num evento em Portugal o que é fantástico para a visibilidade da modalidade” concluí Emília Ferreira, internacional lusa.

A seleção nacional de sub17 feminina inicia a sua participação esta sexta, com dois encontros, e a formação masculina estreia-se este sábado, dia 18 de setembro, também com dois jogos, todos com transmissão na FPBtv.


Valongo inaugurou campo 3×3 BasketArt

Decorreu este domingo, dia 12 de setembro, a inauguração do campo 3×3 BasketArt de Valongo, a mais recente adição ao projeto 3×3 BasketArt.

Uma criação de João Varela (@joaoistyping), artista e tipógrafo da Mistaker Maker, a inauguração contou com a presença de vários jovens que fizeram questão de mostrar a sua animação e apreço pelo novo local para a prática da modalidade. A ocasião contou com uma atuação por parte do grupo de dança do Núcleo Cultural e Recreativo de Valongo e alguns jogos de 3×3 entre atletas do clube.

O presidente da FPB, Manuel Fernandes, marcou presença, bem como o vice-presidente Rui Dias, o Presidente da CM Valongo, José Manuel Ribeiro, e o vereador, Paulo Ferreira. O Presidente da AB Porto, Vitor Carneiro, fez questão de estar presente no primeiro campo inaugurado na Associação do Porto, tal como Amândio Cunha, presidente do NCR Valongo, e Diomar Santos, Presidente do conselho de administração da Vallis Habita, empresa municipal.


Gafanha do Carmo apresentou campo 3×3 BasketArt (Vídeo)

A Câmara Municipal de Ílhavo, juntamente com a Junta de Freguesia da Gafanha do Carmo, inaugurou esta sexta-feira o mais recente campo inserido no projeto 3×3 BasketArt.

Num evento que contou com a presença de Fernando Caçoilo, Presidente da CM de Ílhavo, Tiago Lourenço, vereador com o pelouro da juventude, desporto e vida saudável, e Luís Diamantino, Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha do Carmo, bem como de Rui Dias, Vice-Presidente da FPB, e Hugo Lacerda, Vice-Presidente da AB Aveiro, a população local marcou presença e estreou o novo espaço.

Situado na Rua da Saudade, junto ao Pavilhão Municipal, o espaço foi requalificado com o objetivo de dinamizar a modalidade na freguesia, uma medida proposta pelos diferentes representantes municipais que marcaram presença.

A FPBtv esteve no evento e falou com os principais intervenientes que participaram na ocasião.


Seleções nacionais de 3×3 seguem motivadas para o apuramento (vídeo)

Concluídos os estágios de preparação, as seleções nacionais de 3×3 de seniores femininos e masculinos já partiram para Tel Aviv, Israel, onde irão disputar o apuramento para a FIBA 3×3 Europe Cup.

A FPBtv visitou o estágio realizado em Lisboa e falou com os selecionadores nacionais, Américo Santos e João Chaves, e com Laura Ferreira e João Balseiro, internacionais pela equipa das quinas.

No torneio feminino, Portugal vai enfrentar a Républica Checa (9h20) e Israel (17h10), no dia 25. Já na vertente masculina, os adversários serão República Checa (8h20), Israel (15h15) e Croácia (16h40), no dia 26.

Caso terminem a fase de grupos nos dois primeiros lugares dos seus respetivos grupos, as seleções avançarão para os jogos a eliminar onde, em caso de vitória, será garantida a qualificação.

Todos os jogos terão transmissão, em direto, no Facebook da FPB.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.