Artigos da Federaçãooo

Inscrições abertas para as primeiras etapas do Circuito Nacional 3×3

O Circuito Nacional 3×3 está de volta e as inscrições para as onze etapas do circuito de 2022 já se encontram abertas!

O regresso do maior circuito de 3×3 em Portugal marca este fim de semana, com Abrantes (Encosta da Barata) a receber, no dia 25 de junho (10h00), a primeira etapa do ano. Também este sábado, dia 25 (09h00) se inicia a etapa do Funchal (Praça do povo, Heliporto) que se estende até domingo, dia 26.

Para te inscreveres basta consultares a o link do evento e procederes à inscrição da tua equipa! Podes consultar todas as informações, aqui.

Calendário:

25 de junho – Abrantes

25/26 – Funchal 

2 de julho – Esposende 

3 de julho – Ribeira Grande

9 de julho – Setúbal

10 de julho – Vendas Novas

16 de julho – Vila Pouca de Aguiar

17 de julho – Ovar

24 de julho – Quarteira 

30 de julho – Lisboa

28 de agosto – Matosinhos


Seleções Nacionais 3×3 terminam participação no Big Twelve de Voiron

As seleções nacionais de 3×3 terminaram a participação no Torneio Big Twelve em Voiron, França. Depois de um primeiro dia de competição bem-sucedido, as seleções não conseguiram levar de vencida os adversários no segundo dia de competição.

No masculino, Portugal cedeu perante a oposição italiana (22-14) seguindo-se a derrota diante do conjunto francês (13-21). No feminino, Portugal não conseguiu superar o Canadá (16-11) e também acabou por perder diante da congénere francesa (16-11).

No cômputo geral, as seleções da casa acabaram por se sagrar as grandes campeãs da competição, com as seleções nacionais a continuarem a surpreender e a demonstrarem cada vez mais a evolução nesta vertente da modalidade.


Seleções 3×3 com resultados históricos!

As Seleções Nacionais de 3×3 masculinos e femininos tiveram um dia em cheio no Torneio Internacional Big Twelve em Voiron, França.

A seleção masculina entrou com o pé direito na competição e começou com uma vitória diante da seleção francesa por 17-15, tendo posteriormente perdido no embate com a congénere inglesa (21-11). Apesar da derrota, Portugal voltaria a encontrar a seleção da casa nas meias-finais da prova, tendo perdido o acesso à final por 12-15. Os franceses avançaram para o jogo decisivo que acabariam por perder diante de Itália (10-13).

No feminino, a equipa das quinas voltou a dar espetáculo e venceu os três encontros que disputou. Portugal abriu a competição com um triunfo sobre a Nova Zelândia (17-11), seguindo-se o triunfo diante da poderosa seleção norte-americana (18-14) e sobre a congénere italiana (15-14). O registo incólume da seleção nacional de 3×3 femininos coloca a equipa lusa como uma das três seleções invictas na competição a par da França e do Canadá. As três vitórias portuguesas deixam a Seleção Nacional em bom plano para conquistar a 7.ª edição do Torneio Internacional Big Twelve nos jogos decisivos deste sábado.

Portugal tem encontro marcado às 12h00 com o Canadá, seguindo-se o embate com a Itália às 13h15 e os dois jogos com a França às 14h45 e às 16h15.

A competição pode ser acompanhada em direto, a partir das 9h00, aqui!


FPB reuniu com a CM Pombal

Com o intuito de aprofundar a relação já existente com o município, a Federação Portuguesa de Basquetebol e a Câmara Municipal de Pombal reuniu esta semana.

O Presidente da FPB, Manuel Fernandes, esetev com o Presidente da Câmara, Pedro Pimpão, e com a Vereadora do Desporto, Gina Domingos. O Diretor Técnico Nacional, Nuno Manaia, a Assessora da Direção Helena Oliveira, e o Diretor Técnico Regional de Leiria, Celso Casinha também estiveram presentes enquanto responsáveis federativos. Da parte do Município, Marco Ferreira e Inês Santos (antiga atleta do Núcleo de Desporto Amador de Pombal), dos Gabinetes de Presidente e da Vereadora, acompanharam a reunião.

Pombal, pela localização no centro do país e pelas condições logísticas que oferece, tem sido um local privilegiado para a realização de estágios das Seleções Nacionais e outras ações da FPB – de que é exemplo o Curso de Treinadores de Grau 3 que irá decorrer nos próximos mês de junho e julho. Esta reunião teve como finalidade discutir a celebração de um acordo que formalize e aprofunde a relação, encontrando novas formas de envolver os munícipes de Pombal, promovendo a prática desportiva. A realização de provas nacionais e internacionais de basquetebol foi também um dos pontos abordados.

Por fim, a FPB fez a apresentação do projeto 3×3 BasketArt, que teve recetividade por parte dos responsáveis municipais, que manifestaram a pretensão de, ainda em 2022, poder ter o seu primeiro campo.


“Temos potencial para competir ao mais alto nível” (Vídeo)

Decorreu em Lisboa, de 17 a 19 de setembro, a primeira edição da FIBA 3X3 U17 Europe Cup, competição europeia que contou com a participação das seleções portuguesas de sub17 femininas e masculinas.

A FPBtv falou com Manuel Fernandes, presidente da FPB, João Leitão, vice-presidente da federação, e Nuno Delgado, embaixador da “Lisboa Capital Europeia do Desporto”, que fizeram um balanço positivo do evento e congratularam as formações portuguesas.

As equipas lusas conseguiram uma prestação brilhante, atingindo o top8 na vertente feminina e o top4 no torneio masculino, na sua primeira participação em competições internacionais. Somado ao sucesso coletivo, Danilo Horta terminou como o terceiro melhor marcador da competição masculina, e Filipa Barros e Gabriela Falcão concluíram no top 10 feminino.


Sucesso na etapa de 3×3 em Lisboa

Terminou este domingo, no Ocean Campus, a etapa de Lisboa do Circuito Nacional de 3×3, um evento que contou com a participação de 155 jogadores divididos por 40 equipas femininas e masculinas. No dia das decisões nos torneios de sub13 masculinos, sub15 femininos, sub17 mistos e sub17 masculinos, encontraram-se os grandes vencedores.

A final da competição de sub13 masculinos colocou frente a frente os “CBQ Tubarões U13M” e a “Equipa de Elite”. Os vencedores foram os jovens “tubarões” que bateram o seu adversário por 4-2.

O torneio de sub15 femininos opôs a “Victory Squad” às “Pinkgirls” na final, com o triunfo a sorrir à primeira formação por 8-2. Já no escalão de sub17 mistos, que incluía equipas sub15 masculinas e sub17 femininas, os grandes vencedores foram os “UDOB Nxt Gen” que venceram os “Algarvios” por 13-6.

Na última final do dia, referente ao escalão de sub17 masculinos, “Os Artistas” bateram os “Barriboys” por 11-9 num encontro apenas decidido no prolongamento.

Nuno Manaia, Diretor Técnico Nacional, destacou o número de atletas presente e a difusão da vertente de 3×3: “Tivemos a maior adesão desde o início do circuito nacional com 40 equipas e 155 participantes, todos eles registados no site FIBA 3×3. Queríamos associar a etapa do circuito nacional com a FIBA 3×3 U17 Europe Cup de forma a permitir que os mais jovens jogassem e assistissem a uma exibição de basquetebol ao mais alto nível no escalão de sub17”, afirmou.

“Para integrar melhor as regras específicas do 3×3, pedimos aos nossos árbitros que também tivessem um papel formador com os atletas”, explicou Nuno Manaia, que olha para o futuro de forma otimista: “Acredito que agora, integrado com os resultados das nossas seleções sub 17 femininas e masculinas, a modalidade vai crescer”.


Sub17 iniciam último estágio para a FIBA 3×3 Europe Cup

As seleções nacionais de 3×3 sub17 entram na última fase de preparação para a FIBA 3×3 Europe Cup da categoria.

Depois de dois estágios, um inicial em Braga seguido de uma participação vitoriosa no circuito nacional em Vendas Novas, as seleções voltam a concentrar em Braga, desta feita de 10 a 12 de setembro.

Na seleção feminina, o selecionador Américo Santos chamou:

Já na formação masculina, João Chaves convocou:

A última fase de preparação vai incluir um conjunto de jogos de treino com o SC Braga.


Sub17 iniciam preparação para a FIBA U17 Europe Cup de 3×3

As seleções nacionais de sub17 femininos e masculinos iniciam esta sexta-feira o primeiro estágio para a FIBA U17 Europe Cup de 3×3, que vai decorrer em Lisboa, na Praça do Comércio.

A realizar em Braga entre os dias 27 e 29 de agosto, esta primeira fase de preparação contará com 18 atletas, dez para a formação masculina e oito para a feminina.

Na seleção feminina, o selecionador Américo Santos chamou:

Já na equipa masculina, João Chaves convocou dez jogadores para o estágio:

Após este estágio inicial de preparação para o FIBA U17 Europe Cup, as duas seleções voltam a encontrar-se em Vendas Novas (3,4 e 5 de setembro) e na Quarteira (10, 11 e 12 de setembro).


Ílhavo vai inaugurar novo campo 3×3 BasketArt

A Câmara Municipal de Ílhavo vai inaugurar, esta sexta-feira pelas 18 hora, o mais recente campo do projeto 3×3 BasketArt.

Situado na Rua da Saudade, na freguesia da Gafanha do Carmo, junto ao Pavilhão Municipal, este será o sétimo campo do projeto federativo que procura requalificar espaços para a prática da modalidade, o segundo no município.

Na inauguração deste novo espaço estarão Fernando Caçoilo, Presidente da CM de Ílhavo, e o vereador Tiago Lourenço, bem como Luís Diamantino, Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha do Carmo.  Bruno Fangueiro, Presidente da AB Aveiro também acompanhará o evento, tal como Rui Dias, Vice-Presidente da FPB.

O 3×3 BasketArt é um projeto que faz parte do programa nacional de promoção do basquetebol e que tem como objetivo trazer o basquetebol para as ruas. Sabe mais sobre este projeto, aqui.


AB Madeira organiza etapa do circuito nacional de 3×3

A Associação de Basquetebol da Madeira já abriu as inscrições para a etapa do circuito nacional de 3×3.

Marcada para este fim de semana, dias 17 e 18 de julho, a Praça do Povo vai acolher esta fase da prova, aberta a todos os escalões desde sub12 masculinos e femininos a seniores.

As equipas devem contar com três jogadores e um suplente, e todos os participantes devem ter conta ativa na plataforma oficial da FIBA. As inscrições podem ser realizadas aqui.

 


Seleções preparam apuramento para a FIBA 3X3 Europe Cup 2021

As seleções nacionais de 3×3 de seniores femininos e masculinos vão estar em estágio, durante a próxima semana, a preparar o apuramento para a FIBA 3X3 Europe Cup 2021.

A formação feminina, que tem o apuramento para a competição no dia 25 de junho, em Tel Aviv, vai participar no Open Plus Du Pouliguen, em França, no dia 19 de junho. Para o estágio, o selecionador Américo Santos convocou:

Já a seleção masculina, comandada por João Chaves, vai estar em concentração entre os dias 18 e 20 de junho, em Braga, a preparar a participação na competição em Tel Aviv, dia 26 de junho. Presentes no estágio estarão:


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.