Artigos da Federaçãooo

Caldas da Rainha acolhe segundo campo 3×3 BasketArt

Foi com a presença de vários jovens atletas que decorreu a inauguração do campo 3×3 BasketArt

no Parque Sol Nascente, espaço inserido no projeto federativo que faz parte do programa nacional de promoção do basquetebol e que tem como objetivo trazer a modalidade para a rua.

O campo, localizado na Travessa José Pinto Miranda (coordenadas: 39°24’26.4″N 9°07’09.1″W), é o segundo a ser inaugurado no município das Caldas da Rainha.

Presentes na inauguração estiveram Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Vitor Marques, presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Pedro Brás, presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, José Branco, representante do IPDJ regional, Pedro Brilhante, presidente da AB Leiria e Susana Chust, presidente do clube local, o SIR “Os Pimpões”.

A requalificação do espaço esteve ao cargo da arquiteta paisagista, Filipa Oliveira, enquanto a produção artística e criação do conceito a utilizar foi realizada por Vasco Coelho, integrado na “Academia Desenhos do Bruno”, projeto fundado por Bruno Prates.

Aquando da idealização do desenho, Vasco Coelho explicou o processo que levou ao trabalho final: “A ilustração representa o piso do campo preenchido de água. A ideia da água veio das águas termais, como referência às Caldas da Rainha. Utilizei uma paleta de cores de tons azuis-claros e escuros para criar profundidade. Achei a ideia interessante pela ilusão provocada aos utilizadores do campo: como se jogassem dentro de água”.


“Mantendo a consistência e agressividade, temos hipótese de vencer qualquer equipa”

Está cada vez mais perto a estreia da equipa das Quinas na FIBA 3×3 Europe Cup 2022, competição que decorre em Graz, na Áustria, de 9 a 11 de setembro. Portugal vai estar em prova no torneio feminino após ter garantido a qualificação no qualifier disputado em Israel.

A menos de 48 horas do início da caminhada europeia, a comitiva lusa já se encontra no local onde decorre a prova. A convocatória apresenta as mesmas quatro atletas que garantiram a qualificação inédita – Emília Ferreira, Joana Soeiro, Márcia Costa e Laura Ferreira – que enfrentam Países Baixos e Espanha na fase de grupos.

Em conversa com a FPB, o selecionador nacional de seniores femininos de 3×3, Américo Santos, explica como correu a preparação: “Fizemos 3 torneios desde junho: o “Big 12“, o melhor torneio de preparação para o Mundial; e as duas etapas da Women’s Series em Praga e Eaubonne”, inicia.

“Na Big12, o próprio convite muito nos orgulhou pois era sinal que nos começavam a reconhecer qualidade para competir a este nível. O desempenho ainda nos deixou mais satisfeitos com a vitória sobre os EUA, campeões olímpicos em título, e as exibições consistentes, apesar de termos perdido, contra as futura campeãs e vice-campeãs do mundo, França e Canadá, respetivamente”, acrescenta.

Analisando o desempenho nas etapas da Women’s Series, Américo Santos relembra: “As etapas da foram uma continuidade desse processo de evolução. Em Praga ficámos em 4.º, na nossa estreia na Women’s Series, e em Eaubonne vencemos a França, atual campeã do mundo, mas saímos da competição mais cedo do que queríamos. “Apesar de termos ido do céu ao inferno num curto espaço de tempo, tivemos capacidade para analisar e retirar ilações importantes que nos irão ajudar no Europeu”.

Quanto aos adversários de Portugal na FIBA 3×3 Europe Cup 2022, o selecionador nacional destaca a experiência adversária: “São duas grandes equipas contra quem já jogámos, com muita experiência e resultados na modalidade”.

“Sabemos que, cumprindo com o nosso plano de jogo e mantendo a consistência e agressividade ofensiva e defensiva durante os 10 minutos, temos hipótese de vencer qualquer equipa. É com essa mentalidade que vamos para cada jogo, independentemente do adversário ou da marcha do resultado”, atenta, antes de deixar uma última mensagem: “Jogar por cada bola ofensiva e defensiva com o mesmo querer e foco”.


FPB reúne com município de Montemor-o-Novo

O Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes, acompanhado pelo Presidente da Associação de Basquetebol do Alentejo, José Sargaço, deslocaram-se na passada 4ª feira ao município de Montemor-o-Novo, a convite do seu Vereador do Desporto, António Pinto Xavier, com o intuito de discutir a integração do município na rede de localidades aderentes ao 3×3 BasketArt, projeto lançado pela FPB em 2018 com o intuito de, em parceria com os municípios, levar a modalidade para a rua.

Presentes na reunião, estiveram o coordenador da Unidade de Desporto e Juventude, Samuel Cinzas, o chefe da Divisão Sociocultural, Luís Ferreira, Pedro Pisco, do Gabinete do Vereador, e Helena Oliveira, responsável operacional pelo 3×3 BasketArt, por parte da FPB.

Depois da apresentação do projeto, foi altura de esclarecer algumas questões relativas à sua implementação em Montemor-o-Novo, com o município a manifestar desde logo a sua vontade de criar um campo 3×3 BasketArt.

Também tema deste encontro foram as medidas a tomar com vista ao regresso da prática regular do basquetebol à localidade, com o Vereador António Pinto Xavier a definir desde logo um conjunto de passos para a sua concretização, com especial foco no sector feminino.


3×3 BasketArt em Albufeira com visita de luxo

Em Portugal para acompanhar a Festa do Basquetebol Juvenil 2022, que decorre até esta quinta-feira, em Albufeira, Kamil Novak, diretor-executivo da FIBA Europe, marcou presença no futuro campo 3×3 BasketArt.

Numa cerimónia que também contou com a presença do Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes, o vice-presidente da CM Albufeira, Cristiano Cabrita, diretor-executivo da Festa do Basquetebol Juvenil, Vítor Ferreira, o vice-presidente da FPB, Luís Veiga, e elementos de órgãos de comunicação social nacionais e regionais, os responsáveis presentes abordaram o futuro do projeto e o impacto que pode ter na localidade.

Em declarações à FPBtv, numa entrevista que pode ser vista abaixo, Cristiano Cabrita destacou o papel do basquetebol na revitalização da zona.


Espetáculo do 3×3 nas Escolas na Amadora

A Escola Secundária Seomara da Costa foi palco das finais do 3×3 na Escolas do concelho da Amadora, nos escalões femininos e masculinos de infantis e iniciados.

Cerca de dois anos depois, esta atividade voltou, e embora ainda não haja fase nacional, a alegria foi notória nos cerca de 100 atletas em competição, assim como nos docentes e restantes alunos que ajudaram numa excelente organização.

Este evento inseriu na 34.ª edição dos Jogos Juvenis Escolares da Amadora e contou com a presença do Blitz, mascote da FPB.

A FPBtv deslocou-se ao pavilhão amadorense e foi testemunha do são convívio entre todos os jovens.

Em declarações ao nosso canal, Sandra Lisboa, coordenadora nacional do 3×3 nas Escolas, mostrou-se muito satisfeita: “Esta atividade correu muito bem, esta é uma “escola-exemplo”. Esta atividade é sempre excelente. Tivemos parados durante praticamente dois anos, conseguimos fazer esta atividade nos Jogos Juvenis Escolares da Amadora. Os miúdos estão muito contentes. Para o anos esperamos que decorra tudo dentro da normalidade. É estimulante os jovens poderem praticar basquetebol e desporto em geral, e nota-se a felicidade neles”, afirmou.

Ana Silva, professora de Educação Física do Agrupamento de Escolas da Damaia, falou sobre o lento regresso à tão desejada normalidade: “Finalmente voltámos a ter a alegria destes encontros em que juntamos os jovens e o desporto. Numa sociedade que, já por si, é sedentária e ligada às tecnologias, voltarmos à atividade física, convívios e brincadeiras é ótimo para os mais jovens. Estou a achar maravilhoso este momento, houve poucas ausências, o que é espetacular. Temos assistido a bons momentos de basquetebol. Ainda falta um caminho a percorre até à normalidade, vivemos períodos atípicos por causa dos confinamentos. Houve também o medo das famílias, os mais jovens não saíram à rua. Isso refletiu-se na condição física e nas relações interpessoais. Neste momento, finalmente, estamos a recuperar a normalidade”, referiu.

A Câmara Municipal da Amadora fez-se representar por Hugo Crispim, chefe de gabinete do Desporto e Juventude do município, que destacou a aposta no desporto: “Está um dia muito participado, no retorno a uma certa normalidade. É este também o papel da Câmara, incentivar, apoiar e promover a prática desportiva dos jovens. Temos aqui a comunidade escolar da Amadora. Vimos de uma paragem muito longa, estes jovens ficaram retidos em casa, e certamente que temos as condições reunidas para a retoma. Trabalhamos diariamente para não voltar a parar. Temos aqui o basquetebol, mas disputam-se outras modalidades nos Jogos. Queremos promover a prática desportiva nos jovens das nossas escolas públicas e privadas”, vincou.

A finalizar, Paulo Santos, coordenador de Educação Física do Agrupamento de Escolas da Amadora Oeste, realçou a importância destes eventos: “Estamos todos muito contentes, o balanço é muito positivo. É ótimo voltar, é comum a todos. Esta é a melhor cura da pandemia. O desporto ajuda-nos a criar laços, e mais importante do que a competição é possibilitar que as 16 escolas do concelho se encontrem. Enche-nos de orgulho a forma desportista, alegre e ética como isso acontece. Em termos escolares, é extremamente importante voltarmos, é a “ponte” que falta para conseguirmos ter escolas abertas e dinâmicas, ligadas ao desporto federado”, concluiu.

Em anexo podem consultar as classificações finais.

 


3×3 BasketArt vai chegar a Ponte de Sor

A Federação Portuguesa de Basquetebol assinou, esta segunda-feira, dia 13 de dezembro, um protocolo de cooperação com a Câmara Municipal de Ponte de Sor, AB Alentejo e Associação Cidade Social, com vista à criação de um campo inserido no projeto 3×3 BasketArt.

O Presidente da FPB, Manuel Fernandes, o vice-presidente, Miguel Pereira, o diretor técnico nacional, Nuno Manaia, e toda a equipa do Centro Nacional de Treino Ponte de Sor estiveram presentes na reunião. O vice-presidente da câmara, Rogério Alves e o presidente da AB Alentejo, José Sargaço, também marcaram presença, tal como Normando Minguens, vice-presidente, e Luísa Figueira, tesoureira, em representação do Elétrico FC.

“O que nos traz aqui, mais do que o 3×3 Basketart, é o basquetebol, porque esta é uma terra de basquetebol”, afirmou Manuel Fernandes, líder federativo, no momento protocolar. O presidente da FPB mostrou o seu contentamento com a iniciativa e desafiou atletas e município a manterem a aposta no 3×3.

Rogério Alves, vice-presidente do Município, destacou o facto da vertente 3×3 ser modalidade olímpica e poder atrair mais jovens para o basquetebol de pavilhão. “Queremos dar condições aos nossos jovens para a prática desportiva informal e formal, porque queremos receber competições no novo campo 3×3 BasketArt”, ambiciona o responsável municipal.

“Iremos trabalhar na dinamização do espaço porque essa também é a nossa missão”, afirmou José Sargaço, presidente da AB Alentejo, que enalteceu a câmara municipal por ser o segundo município da região do Alentejo a aderir ao projeto 3×3 BasketArt.


Valongo apresentou o seu primeiro campo 3×3 BasketArt (Vídeo)

A CM Valongo, em colaboração com a FPB, a AB Porto, a Vallis Habita e o NCR Valongo, inauguraram este domingo o mais recente campo do projeto 3×3 BasketArt.

A FPBtv marcou presença na inauguração e recolheu as primeiras reações dos principais intervenientes, que destacaram a beleza do espaço e o papel importante que terá na dinamização da modalidade.


Ocean Campus recebe etapa do circuito nacional de 3×3

Entre os dias 18 e 19 de setembro, a atenção de todos vai estar virada para o Ocean Campus, em Lisboa, não só pela FIBA 3×3 U17 Europe Cup, mas também pela etapa do circuito nacional de 3×3 que vai decorrer em simultâneo.

A competição vai contar com torneios de sub17, sub15 e sub13, femininos e masculinos. As equipas, que devem ter o mínimo de três atletas, vão disputar a fase de grupos no dia 18, seguindo-se a meia-final e final no dia 19 de setembro, com os dois finalistas de cada torneio a receberem um prémio surpresa.

As inscrições para o evento, que contará com animação e uma fun zone, estão abertas até dia 15 de setembro, inclusive, e serão gratuitas para todos os escalões.

Mais informações podem ser encontradas aqui, e quaisquer questões devem ser enviadas para fpb3x3@fpb.pt.


Sub17 iniciam 2.º estágio para o FIBA 3×3 U17 Europe Cup

As seleções nacionais de sub17 femininos e masculinos começam o segundo estágio de preparação para o FIBA 3×3 U17 Europe Cup este sábado, em Vendas Novas.

Em concentração de 3 a 5 de setembro, as duas formações lusas vão participar na etapa do circuito nacional de 3×3 que se vai realizar em Vendas Novas, no campo 3×3 BasketArt.

Para a equipa feminina, o selecionador nacional Américo Santos chamou oito atletas:

Na seleção masculina, o técnico João Chaves convocou oito jogadores:

Portugal vai acolher o FIBA 3×3 U17 Europe Cup, com a competição a decorrer de 17 a 19 de setembro, na Praça do Comércio, em Lisboa.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.