Artigos da Federaçãooo

Seleção Nacional 3×3 de sub18 masculinos rumo ao Mundial

A Seleção Nacional 3×3 de sub18 masculinos, fruto da brilhante prestação na vertente de sub17, no Europeu de setembro de 2021, que culminou no quarto lugar em Lisboa, vai disputar o Mundial. A cidade húngara de Debrecen receberá a competição entre 23 e 28 de agosto.

Portugal, na fase de grupos, enfrentará o Chile (17h40) e a Letónia (19h45) no dia 23, seguindo-se embates frente à Mongólia (12h) e ao Quirguistão (13h50), a 25 de agosto.

Antes, a formação lusa, composta por Danilo Horta, Filipe Dionísio, Salvador Victo e Tomás Silva, e treinada por Bernardo Pires e João Chaves, jogará no “3×3 WBV U18 International”, em Colónia (Alemanha).

A FPBtv esteve no Pavilhão Engenheiro António Maia, em Guifões, para acompanhar o treino e fazer a antevisão do Mundial com a nossa Seleção.


Ticha Penicheiro homenageada em Cascais

Figura maior do basquetebol português, as homenagens a Ticha Penicheiro sucedem-se. Após ter recebido o Prémio Carreira nos Liga Betclic Awards, a antiga base portuguesa esteve presente na inauguração do mais recente campo 3×3 BasketArt, em Cascais.

Situado no Alto da Peça (38°44’10.4″N 9°24’09.3″W), em Alcabideche, o evento de abertura do espaço contou com a presença de inúmeras figuras institucionais e federativas. O presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes, o presidente da CM Cascais, Carlos Carreiras, os vice-presidentes da FPB, Rui Dias e Sara Ferreira, o vereador do desporto municipal, Francisco Kreye, e o presidente da AB Lisboa, Rogério Mota, juntaram-se a Ticha Penicheiro no momento da inauguração.

Após a cerimónia protocolar, o espaço, renovado pelo artista “OATS” (Gustavo São Pedro), recebeu uma pequena competição entre atletas do Estoril Basket, que mostraram a sua felicidade com o novo campo para a prática da modalidade.

Ticha Penicheiro, nome incontornável do basquetebol nacional, foi eleita uma das 25 melhores jogadoras da história da WNBA. Por entre as inúmeras distinções individuais e coletivas, destacam-se as quatro presenças no All-Star Game, duas vezes All-WNBA First Team, sete vezes líder de assistências da WNBA e é a segunda atleta com mais assistências na história da liga norte-americana. Já integrara o grupo das 20 melhores jogadoras dos primeiros 20 anos da organização e faz parte do Women’s Basketball Hall of Fame (WBHOF).


Inter-Seleções Sub17 de 3×3 arranca esta sexta-feira

Arranca esta sexta-feira (19h30), e dura até domingo, a 1.ª edição do Inter-Seleções Sub17 de 3×3, evento inédito no basquetebol português que vai ter a requalificada Várzea Grande, em Tomar, como palco.

Participarão na competição 17 das 21 Associações, num total de 34 equipas nas vertentes masculina e feminina, sendo que os calendários estão disponíveis aqui e os jogadores de cada formação aqui. A FPBtv vai acompanhar a prova.

Recordamos que este certame foi apresentado no passado dia 13 de maio e na altura, a presidente da Câmara Municipal da cidade nabantina, Anabela Freitas, mostrou-se muito satisfeita por receber este Inter-Seleções: “É uma honra para nós receber este evento. Esperamos ter casa cheia. Que este seja o primeiro de muitos eventos realizados em Tomar. Neste momento temos cerca de 100 atletas federados no basquetebol, e este Inter- Seleções é a cereja no topo do bolo”, afirmou. Já Nuno Manaia, diretor técnico nacional, vincou a aposta no 3×3: “Trata-se de um campeonato regional entre todas as Associações, numa primeira fase no escalão de sub17, idade onde temos a primeira competição internacional de seleções. Queremos, cada vez mais, que em todos os sítios de Portugal se pratique a modalidade de 3×3. É fundamental a participação internacional das nossas seleções nesta variante e o nosso clima ajuda à sua prática no verão. Entendemos que é muito importante que o 3×3 ocupe o espaço da “off-season”, nas férias das pronas férias das provas de pavilhão. A nossa aposta no 3×3 continuará”, garantiu.

 


Seleção Nacional feminina de 3×3 continua na luta por um lugar no Europeu

As Seleções Nacionais de 3×3 disputaram esta sexta-feira, na cidade israelita de Tel Aviv, a fase de grupos de apuramento para o Europeu. Do lado feminino, Portugal foi brilhante, e com duas vitórias em outros tantos jogos superou os Países Baixos e a Grécia. Por seu turno, a equipa masculina não resistiu à Eslovénia e à Grécia.

Na categoria feminina, Portugal teve uma entrada em grande estilo ao bater os Países Baixos, 3.ª equipa do ranking mundial, por 17-9! As nossas atletas (Emília Ferreira, Joana Soeiro, Laura Ferreira e Márcia Costa), no jogo seguinte, levaram a melhor sobre a congénere grega por 21-9. A equipa das quinas vai defrontar a Eslovénia nos quartos de final, este sábado, a partir das 8h30.

Quanto à ala masculina, a turma lusa perdeu o primeiro duelo, frente à Eslovénia, por 22-12. No segundo duelo, os nossos atletas (André Bessa, “Litos” Cardoso, Hugo Sotta e João Gallina) saíram derrotados frente a Israel, formação anfitriã, por 21-14.


Festa do Basquetebol conta com clinic 3×3

Além da competição, também há espaço para aprender na Festa do Basquetebol Juvenil 22! O selecionador nacional de 3×3 Américo Santos, vai apresentar um Clinic 3×3 FIBA na Escola Básica de Vale Pedras.

Marcado para esta quarta-feira, dia 13, pelas 15 horas, a formação tem inscrição gratuita e ainda têm vagas. Os interessados devem inscrever-se aqui.

A ação é creditada (0.4UC) pelo IPDJ.


Fafe entra no universo 3×3 BasketArt

Foi no passado sábado, 27 de novembro, que decorreu a abertura oficial do campo 3×3 BasketArt de Fafe, mais um recinto basquetebolístico de excelência no distrito de Braga, que fica localizado no Parque da Cidade (41°27’07.4″N 8°10’33.3″W como coordenadas).

A FPBtv marcou presença num momento especial e entrevistou alguns dos protagonistas – Antero Fernandes (presidente da Câmara Municipal de Fafe), Paula Nogueira (vereadora do desporto da Câmara Municipal de Fafe), Rui Dias (vice-presidente da FPB), Fernando Monteiro (presidente da Associação de Basquetebol de Braga), Américo Lapa (presidente dos Restauradores da Granja, clube local), Jorge Aguiar (artista criador do campo), Paulo Cunha (antigo jogador internacional), Hugo Sotta (internacional português de 3×3) e os atletas da equipa “Lakers”, que participou no torneio de 3×3 que abrilhantou o evento.

A autarquia fafense não esconde a satisfação pela inauguração de um campo que promove a prática desportiva e que impulsiona o basquetebol concelho, a FPB vinca o sucesso do projeto 3×3 BasketArt e os recintos que se seguem pelo país, a AB Braga reforça a grande aposta nesta variante da modalidade, o que se comprova pelo seu número de campos, Américo Lapa mostra-se esperançado num crecimento do basquetebol na zona, e Jorge Aguiar explica como pensou e criou o espaço. Do ponto de vista dos atletas, Paulo Cunha, que foi campeão mundial de 3×3 em 1997 e craque da Seleção Nacional que esteve no Europeu de 2007, e Hugo Sotta, jogador do Vitória SC que já havia estado no 3×3 BasketArt de Póvoa de Lanhoso, realçaram o crescimento do 3×3, e os jovens dos “Lakers” apelaram à adesão dos praticantes.


3×3 BasketArt animou manhã em Fafe

Decorreu, este sábado de manhã, a abertura oficial do mais recente campo de 3×3 BaskeArt no Minho, agora na cidade de Fafe.

O contentamento foi geral, com o executivo da Câmara Municipal fafense, a FPB, o clube local Restauradores da Granja e os jovens praticantes presentes a não esconderem a importância do momento para a zona e para a modalidade.

O evento foi abrilhantado por um torneio de 3×3, que teve a inscrição de seis equipas e que teve como vencedora a equipa “Cartoons”, que na final ultrapassou os “Fafe 3000”.

A destacar a presença, no campo da autoria de Jorge Aguiar, de Paulo Cunha, antigo internacional português que venceu um título mundial de 3×3 em 1997, e de Hugo Sotta, jogador do Vitória SC e internacional luso de 3×3.

 


Abertura oficial de campo 3×3 BasketArt em Fafe

Depois de dois recintos em Braga, é a vez da cidade minhota de Fafe acolher a abertura oficial do campo 3×3 BasketArt – Parque da Torre do Relógio.

O campo situa-se no Parque da Cidade (41°27’07.4″N 8°10’33.3″W como coordenadas) e foi desenhado pelo artista Jorge Aguiar.

Para celebrar a abertura do recinto, vai realizar-se um torneio de 3×3 entre as 10h e as 13h, com as inscrições a arrancarem às 9 horas.

Recordamos que o 3×3 BasketArt é um projeto que faz parte do programa nacional de promoção do basquetebol e que tem como objetivo trazer a modalidade para a rua.


Reações a um momento importante no 3×3 BasketArt

O passado dia 2 de outubro entrou para a história do projeto 3×3 BasketArt, com a inauguração do primeiro campo fora de Portugal Continental.

A FPBtv esteve em Praia da Vitória, cidade da Ilha Terceira, nos Açores, e recolheu declarações de alguns dos protagonistas deste momento simbólico.

 


Portugal motivado para a FIBA 3×3 U17 Europe Cup (Vídeo)

A poucos dias do início da FIBA 3×3 U17 Europe Cup, as seleções nacionais femininas e masculinas de 3×3 sub17 concluíram a última fase de preparação, que decorreu em Braga de 10 a 12 de setembro.

Para representar Portugal no Campeonato da Europa, os selecionadores nacionais escolheram quatro dos seis atletas que estiveram presentes na última concentração. Na seleção feminina, o técnico Américo Santos chamou:

Já na equipa masculina, o selecionador João Chaves convocou:

Durante o terceiro e último estágio, os atletas portugueses realizaram uma série de jogos de treino frente ao SC Braga no Pavilhão Desportivo de Lamaçães. A FPBtv marcou presença na última concentração em Braga para perceber como correra a preparação para a competição, que decorre de 17 a 19 de setembro em Lisboa.

A FIBA 3×3 U17 Europe Cup decorre no Ocean Campus, em Pedrouços (Lisboa), de 17 a 19 de setembro. O evento terá público e transmissão em direto na FPBtv.


João Leitão: “É um orgulho acolher uma competição como esta”

A poucos dias no início da FIBA 3×3 U17 Europe Cup, que se realiza de 17 a 19 de setembro no Ocean Campus, em Pedrouços, Lisboa, ultimam-se os preparativos para aquela que será a estreia de Portugal em campeonatos da Europa de 3×3.

“É um grande orgulho acolher uma competição como esta, seja de 3×3 ou de 5×5”, confessa João Leitão, vice-presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol.

“Ainda que sejam a mesma modalidade, são vertentes bastante distintas e o MVP de um jogo de 5×5 pode não o ser num jogo de 3×3. Os atributos dos atletas são diferentes, o jogo é distinto e com movimentos mais rápidos. Acontece muita coisa num curto espaço de tempo”, explica João Leitão.

Para o antigo internacional luso, o contacto com a vertente de 3×3 desde cedo é fundamental para a sua dinamização: “Faz todo o sentido iniciarmos este trabalho nos escalões mais jovens. Temos algumas ambições a médio prazo, mas a curto prazo o nosso objetivo é difundir a modalidade ao ponto de que ela seja jogada, falada e conhecida pelos agentes da modalidade e pelo público em geral”, assevera.

O vice-presidente também destaca o papel da iniciativa 3×3 BasketArt na dinamização da modalidade: “Ter um campo em cada um dos 308 municípios tem o estímulo de ser um sítio que pode receber um evento FIBA 3×3, e também de lançar a prática do desporto uma vez que qualquer pessoa pode levar o seu filho ou neto e desenvolver o gosto pela modalidade”, afirma.

“É extremamente importante acolher um evento como este, até porque nos dá uma noção daquilo que é a elite, neste caso no escalão sub17, da atividade 3×3”, explana João Leitão, que destaca as participações recentes das seleções nacionais de seniores dos torneios de qualificação e olha para o futuro: “Se trabalharmos bem a partir da base, podemos aspirar a resultados interessantes a médio-longo prazo, que é o motivo para esta nossa aposta”, conclui.


Ainda te podes inscrever na etapa de 3×3 em Lisboa!

O Ocean Campus, em Lisboa, vai receber, dia 18 e 19 de setembro, a etapa de Lisboa do Circuito Nacional de 3×3, lado a lado com a FIBA 3X3 U17 Europe Cup.

O evento vai contar com torneios na vertente feminina e masculina nos escalões de sub13, sub15 e sub17 e é de inscrição grátis.

Qualquer equipa se pode inscrever na competição e participar, desde que faça o registo na plataforma da FIBA. Caso os atletas que pertencem à equipa não estejam inscritos na plataforma FIBA 3×3, então devem seguir o seguinte processo:

Concluído o registo individual do jogador, passo obrigatório para os quatro atletas que compõem cada formação, a equipa deve ser inscrita no evento aqui. Se os elementos que fazem parte da equipa já estiverem registados na plataforma FIBA 3×3, então a inscrição da equipa pode ser feita de imediato, aqui.

Mais informações relativas ao torneio e às regras da vertente 3×3 podem ser encontradas no site da Play FIBA 3×3.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.