Artigos da Federaçãooo

Portugal eliminado nos “quartos” do Mundial 3×3 de sub18

A Seleção Nacional 3×3 de sub18 masculinos foi eliminada nos quartos de final do Mundial da categoria, em Debrecen, frente à Lituânia.

Portugal acabou por perder com um resultado de 21-14, depois do adversário báltico fugir no marcador já nos últimos minutos.

Fica na retina, contudo, a campanha lusa na prova, com três triunfos (face ao Chile, Mongólia e Quirguistão) e duas derrotas (Letónia e Lituânia).


Quarteira foi a “capital” do 3×3

Este domingo coube a Quarteira receber mais uma etapa do Circuito Nacional de 3×3, relativa à AB Algarve.

Inscreveram-se 48 equipas, num total de 179 atletas. O “prize money” foi de 1.190 euros, num evento que averbou 47.805 pontos FIBA.

Foi esta a CLASSIFICAÇÃO:

SENIORES MASCULINOS
1.º classificado: Morcões

 

SENIORES FEMININOS
1.º classificado: Team Geneva (Women)

 

U17 MASCULINOS
1.º classificado: Deez 4

 

U17 FEMININOS
1.º classificado: As Piratas

 

U15 MASCULINOS
1.º classificado: Golden Team

 

U15 FEMININOS
1.º classificado: Portimonenses

 

U13 MASCULINOS
1.º classificado: Tubarões U13M

 

U13 FEMININOS
1.º classificado: Belas Feras


3×3 presente no Urban Sports 4all

O Urban Sports 4all é organizado pela Câmara Municipal de Lisboa e toma lugar de 7 a 10 de julho. Entre as entidades parceiras, constam a Associação de Basquetebol de Lisboa (ABL) e a Associação Portuguesa de Deficientes (APD), que promovem os torneios de 3×3, convencional e BCR, a decorrerem no Parque Tejo (Parque das Nações).

No tocante ao basquetebol 3×3, o limite etário definido de participação é de 18 anos, enquanto, na variante adaptada, privilegia-se um critério de participação mais abrangente, naquele que é o primeiro evento desta natureza no BCR, após vários anos de tentativa de implementação de uma vertente do jogo que se tem popularizado noutros países europeus, na atmosfera paralímpica. Entre as equipas participantes estarão a APD Braga, APD Lisboa, APD Sintra e GDD Alcoitão (as três últimas apresentam-se com duas formações).

Para lá dos torneios de basquetebol – e das atividades em curso de outras oito modalidades -, reserva-se ainda espaço para um Congresso com a temática “Um Espaço Público que promove a Atividade Física e o Desporto”, um Concurso e Exposição de Esculturas, dirigido às escolas do 2.º e 3.º ciclos de ensino básico da rede pública, privada e cooperativa da cidade de Lisboa, e um Congresso Internacional subordinado ao tema “Urban Sport”, com o apoio da Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa.


Participação nos Jogos do Mediterrâneo arranca esta quinta-feira

É já esta quinta-feira que arranca a missão portuguesa no torneio de 3×3 dos Jogos do Mediterrâneo, na cidade argelina de Oran. A Seleção Nacional de sub23 masculinos é composta André Gomes (SC Braga), Jorge Embaló (CAB Madeira), Lamine Banorá (Illiabum Clube) e Rui Palhares (FC Barreirense) e faz parte do grupo B, defrontando a Espanha esta quinta-feira (20h20) e a Eslovénia no dia seguinte (22h40).

João Chaves, selecionador nacional masculino, em declarações à FPB, destaca a boa preparação: “O balanço da preparação é bastante positivo. Apesar de algumas limitações iniciais por haver sobreposição de estágios de outras Seleções Nacionais, conseguimos articular com a FPB, as equipas técnicas e os jogadores, e acabámos por ter excelentes condições de trabalho, quer em Tomar, quer em Évora. De realçar também que, para além das condições logísticas e técnicas, conseguimos cumprir com a nossa responsabilidade como agentes da modalidade, com a presença em Tomar no âmbito do Inter-Seleções de su17, e com a integração de jogadores, treinadores e clubes locais, durante o estágio em Évora. Acreditamos que, para além de prepararmos da melhor forma a competição, podemos e devemos aproveitar estas oportunidades para divulgar e aproximar a comunidade do basquetebol”, afirma,

O treinador mostra-se confiante: “A equipa encontra-se bem preparada e muito motivada para iniciar a competição, sabendo que temos pela frente adversários de grande valor e tradição (Espanha e Eslovénia), mas com a consciência de que podemos competir com qualquer adversário. Prova disso mesmo, são os resultados alcançados no ano passado com as Seleções Nacionais de sub17, e recentemente com a Seleção Nacional sénior feminina”, analisa.

Para João Chaves, a intensidade será fundamental: “Nestas provas não há segredos… é competir no limite e ir ganhando, jogo a jogo, com a entrega máxima em todas as posses de bola, em todos os segundos do jogo e, no somatório de todos os pormenores, sermos capazes de nos superiorizarmos aos nossos adversários”, refere.

O selecionador aponta o foco para os triunfos: “O objetivo no 3×3 é sempre vencer todos os jogos, sabendo que, se isso acontecer, trazemos a medalha de ouro para Portugal. Isso seria, naturalmente, um feito extraordinário, mas estamos confiantes de que, ao nosso melhor nível, esse objetivo é possível de alcançar”, finaliza.

Já na equipa feminina as atletas são Alice Martins (CAB Madeira), Maria Marinho (CLIP), Mariana Silva (SL Benfica) e Raquel Laneiro (União Sportiva). Portugal compete no grupo A e mede forças diante da Argélia (sexta-feira, 19h) e da Sérvia (sábado, 23h).

Américo Santos, selecionador nacional, enaltece a qualidade das atletas: “Faço um balanço muito positivo da preparação. Fizemos três estágios – o primeiro com 12 atletas, os dois seguintes com oito – e a entrega das jogadoras foi excecional, quase todas passaram da seleção universitária para esta, houve muito sacrifício da sua parte. A convocatória final foi uma “dor de cabeça”, o nível geral foi muito bom. Quase podíamos ter vindo com duas equipas e discutiríamos todos os jogos”, vinca.

Na ótica de Américo Santos, todos os pormenores poderão ser decisivos: “Encontramo-nos muito bem. Faz sempre falta um Torneio Internacional, mas tentámos adaptar os treinos à competição. Vamos ter que crescer aqui na prova, procurar entrar bem na fase de grupos. São jogos de “mata-mata”, cada segundo conta, cada posse de bola conta, cada desconcentração pode custar o apuramento”, diz.

Para o treinador português, há um cariz imprevisível neste tipo de prova: “No 3×3 é muito difícil avaliarmos os adversários. Vamos ter que os observar rapidamente em campo, teremos de ser rápidos a tomar decisões, há muito pouca competição de seleções. Arriscamos dizer que a Sérvia é a equipa mais forte, mas no 3×3 tudo muda rapidamente, qualquer equipa pode ganhar”, alerta.

Quanto a objetivos, Américo Santos é pragmático: “Queremos ganhar todos os jogos, o que significa a conquista da medalha de ouro”, conclui.

Podem consultar aqui toda a informação sobre a prova.


Reações a uma nova experiência em Tomar

A FPBtv esteve no terreno para captar reações às primeiras horas do Inter-Seleções Sub17 de 3×3, em Tomar.

Os feedbacks foram constantemente positivos, com o nosso canal a falar com Nuno Manaia (diretor técnico nacional), Hélder Henriques (vereador da Câmara Municipal de Tomar), Sara Rodrigues (árbitra), seleção feminina da AB Coimbra, seleções da AB Leiria e seleção feminina da AB Viana do Castelo.

 


Primeiro dia do Inter-Seleções Sub17 de 3×3 está terminado

Decorreu esta sexta-feira, em Tomar, o primeiro dia do inédito Inter-Seleções Sub17 de 3×3. Este evento, que termina no domingo, conta com três campos e 34 equipas, divididas nas categorias masculina e feminina.

Tudo principiou com a cerimónia de abertura, composta pela atuação do grupo “Sellium”, grupo de danças medievais de Tomar e pela entrega de dois tabuleiros por parte de um par de adultos e um par de crianças, de forma a evovar a famosa Festa dos Tabuleiros da cidade nabantina. Seguiram-se palavras de João Leitão, vice-presidente da FPB, e de Hélder Henriques, vereador da Câmara Municipal de Tomar.

De realçar o excelente ambiente proporcionado por todas as comitivas no requalificado Largo da Várzea, assim como pelo público presente nas bancadas.

A anteceder o início da competição, as Seleções Nacionais masculina e feminina de sub23 de 3×3 treinaram em dois dos campos. As formações portuguesas preparam a participação nos Jogos do Mediterrâneo, na Argélia, entre 30 e 3 de julho.

Foram estes os resultados da primeira jornada da prova em sub17 masculinos:

Grupo A

AB Setúbal 12-10 AB Santarém
AB Alentejo 11-9 Viana do Castelo

Grupo B

AB Porto 21-4 AB Viseu
AB Algarve 12-11 AB Vila Real

Grupo C

AB Castelo Branco 7-15 AB Leiria
AB Lisboa 15-16 AB Braga

Grupo D

AB Coimbra 21-11 AB Guarda
AB Aveiro 21-10 AB Bragança
AB Guarda 11-17 AB Madeira
AB Madeira 10-7 AB Bragança
AB Aveiro 9-10 AB Coimbra

 

Quanto ao escalão de sub17 femininos, os resultados foram os seguintes:

Grupo A

AB Viana do Castelo 14-5 AB Vila Real
AB Algarve 8-5 AB Viseu

Grupo B

AB Santarém 21-0 AB Castelo Branco
AB Aveiro 13-8 AB Madeira

Grupo C

AB Lisboa 9-6 AB Leiria
AB Setúbal 18-2 AB Alentejo

Grupo D

AB Coimbra 21-3 AB Guarda
AB Braga 4-15 AB Porto
AB Bragança 2-21 AB Braga
AB Guarda 0-21 AB Porto
AB Braga 18-11 AB Bragança

Os jogos retomam este sábado, às 9 horas, com transmissão na FPBtv.

Apresentamos algumas das melhores imagens desta sexta-feira:

 


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.