Luís Domingos vai jogar na melhor liga de BCR do mundo

Reforço do Servigest Burgos

Atletas
23 JUL 2020

Luís Domingos, internacional A e Sub22 de BCR, transita do Basketmi Ferrol, que abdicou da subida, precisamente para o emblema que ocupa a sua vaga na promoção à División de Honor, o Servigest Burgos. Sendo assim, Luís Domingos vai jogar na melhor liga do mundo.

O término precoce da época, no mês de março, não permitiu ao Basketmi Ferrol discutir o objetivo legítimo de disputar o título da Primera División, depois de uma brilhante fase regular, que culminou no segundo posto. No entanto, o impacto de Luís Domingos (2.5) na formação galega foi de sobra e atraiu o interesse de outros emblemas rivais, nomeadamente o Servigest Burgos, terceiro na fase regular, que aproveitou a renúncia do conjunto onde também militaram Pedro Bártolo (2.5) e José Miguel Gonçalves (3.0).

Aos 22 anos, o possante extremo embarca para a sua terceira experiência internacional, uma vez que, antes da jornada espanhola, teve uma breve experiência no Handicap Sport Varese, da Série A italiana, ao lado de Pedro Bártolo. Em Burgos, baluarte do basquetebol na comunidade de Castela e Leão, Luís Domingos partilhará novamente o balneário com um português, Helder da Silva, veterano base e capitão de equipa.

Quais são as tuas expectativas para a nova época?

São muito simples. Melhorar como jogador, ajudar a equipa a garantir a manutenção e descobrir como é jogar contra tantos atletas incríveis.

Que competências esperas desenvolver enquanto jogador ao alinhar na División de Honor?

Espero trabalhar mais o aspeto mental e melhorar a visão de jogo e perceção de ocupação do espaço no campo. Outra coisa que quero aprimorar no meu jogo é o lançamento. Durante a quarentena, tenho trabalhado muito no lançamento de curta e média distância.

Há algum jogador que queiras enfrentar em particular?

Estou entusiasmado por jogar contra todas as equipas e jogadores, mas especialmente contra o Terry Bywater, para mim, seguramente, no top 5 dos melhores.

Tiveste um papel muito específico em Ferrol. O que esperas acrescentar a Burgos?

Uma das razões que me levou a sair de Ferrol foi não ter compreendido a minha função enquanto jogador e, na maior parte do tempo, sentia-me perdido. Por exemplo, nos treinos tinha mais liberdade para lançar e entrar na zona. Nos jogos, tinha tarefas completamente diferentes, era mais bloqueador, ajudava os grandes a entrar e fazia cortina. Foi um pouco confuso para mim. O que quero dar a Burgos é energia em campo, trabalho árduo e capacidade de lançamento.

És um dos jogadores portugueses de topo da tua geração. Que objetivos traças para o próximo Campeonato da Europa C, em 2021, com Portugal?

Temos um grupo muito bom, com muito talento, não só os veteranos e os que lá estão há mais tempo, como os mais jovens, que têm trabalhado imenso para se tornar melhores atletas. E isso dá-me esperança para que, daqui a uns anos, Portugal seja uma Seleção de topo. Os meus objetivos pessoais com a Seleção são subir à Divisão B e trabalhar para lá ficar. Quem sabe, se trabalharmos mais, talvez competir por um lugar na Divisão onde acho que devíamos estar.

 

Visitem-nos em www.fpb.pt e sigam-nos no Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e YouTube.

Atletas
23 JUL 2020

Mais Notícias