Clássico entre ESSA e CAB acaba com derrota caseira
As jogadoras do ESSA ainda não conseguiram impor o seu basquetebol, neste início de campeonato desta vez, o adversário não era fácil, mas o certo é que as barreirenses perderam uma excelente ocasião de travar o passo às suas rivais da Madeira que já levam 8 pontos, resultantes de 4 vitórias em 4 jogos.

Competições
17 NOV 2006
A ESSA, por sua vez, fica com 4 pontos, mas apenas por enquanto, uma vez que tem um jogo a menos. Quem também continua sem conhecer o sabor da derrota é a AD Vagos que voltou a vencer desta feita diante das açorianas do Boa Viagem que, a jogar fora de casa, não conseguiram evitar uma pesada derrota. O Santarém conseguiu a sua primeira vitória, ao bater o CPN. O Algés e a União da Madeira protagonizaram o jogo mais disputado da jornada, com o resultado final a separar as equipas por apenas 3 pontos e dando a vitória às visitantes da madeira. Sem vencer, continua o Académico que, nesta jornada, recebeu a equipa do Olivais Coimbra a qual lhe impôs uma clara derrota por mais de 20 pontos e assegurou uma posição cimeira na tabela classificativa (3º lugar).
Jornada 3A.D. Vagos x Boa Viagem Angra-Açore – 71 / 53CPN -Transduo/Inspauto x Santarém Basket – 58 / 68ESSA/ Barreiro x CAB Madeira – 63 / 72Académico FC x Olivais Coimbra – 53 / 74Algés x União da Madeira – 57 / 60Esgueira x Boa Viagem – 65/73 (jogo antecipado da 4ª jornada)Tabela Classificativa1º-CAB Madeira 8 pontos2º-A.D. Vagos 8 pontos3º-Olivais Coimbra 7 pontos4º-União da Madeira 7 pontos5º-Santarém Basket 5 pontos6º-CPN -Transduo/Inspauto – pontos 57º-Algés 4 pontos8º-ESSA/ Barreiro 4 pontos9º-Boa Viagem-Angra-Açore 4 pontos10º-Esgueira/OLI 4 pontos11º-Académico FC 4 pontosEsgueira 65 / Boa Viagem- 73O Boa Viagem acabou por selar o triunfo na linha de lance livre numa partida intensa jogada a ritmo elevado. O Esgueira acaba por “pagar” a factura da falta de mais soluções perante o Boa Viagem com mais argumentos. O equilíbrio foi constante no marcador, sendo decidido na linha de lance livre. Destaques para Maria Cristo, Alison, e Filipa Tavares, no Boa Viagem, Shannon e Ana Teixeira que foi uma operária para a sua equipa.Algés – 57 / União da Madeira – 60Jogo equilibrado, na primeira parte houve um domínio claro das visitantes. Na 2ª parte apesar, o Algés equilibrou a partida, mas já não foi a tempo de dar a volta ao marcador – a experiência de Mafalda Sanheiro fez a diferença.CPN 58 / Santarém Basket – 68Perante um adversário ao mesmo nível (não obstante ter este 2 estrangeiras e o C.P.N. não ter nenhuma), o CPN não conseguiu, no entanto, fazer valer o factor casa, nunca conseguindo sequer ultrapassar no marcador a equipa visitante. Ora se aproximava, ora se afastava tudo sempre em função da sua eficácia ofensiva. Com efeito, o CPN foi superior na luta das tabelas e realizou até menos turnovers que o seu adversário, porém, não consegui melhor do que 6% de eficácia no lançamento triplo, 2 em 29 lançamentos, pelo que tal factor acabou por ditar a sorte da equipa da casa. AD Vagos 71 / Boa Viagem 53Domínio da AD Vagos ao longo do encontro e grande exibição de Sílvia Rocha que marcou 21 pontos, ganhou 10 ressaltos e fez 10 assistências.ESSA 63 / CAB 72O jogo foi equilibrado até à entrada do último período (as equipas saíram empatadas para o intervalo e o 3º período trouxe nova igualdade). Com a decisão guardada para os últimos 10 minutos, a preponderância de Kerri Gardin, na ESSA, não foi foi receita suficiente para o melhor colectivo das madeirenses.