«Não nos vamos amedrontar»

O Galitos FC vai receber, este Sábado, pelas 18 horas, em jogo a contar para a 12ª jornada do Campeonato da Proliga, o Algés, o líder da prova, que durante a 1ª volta foi apenas uma vez derrotado.

Competições | Treinadores
26 JAN 2012

O técnico da equipa da margem sul do Tejo, Francisco Edgard, quer manter a ideia que em casa manda o Galitos, ainda que reconheça muita qualidade ao adversário da próxima jornada. O treinador diz-se pronto para a luta, mesmo com alguns condicionalismos no plantel, que no seu entender tem valor e está a realizar uma fantástica temporada.

O próximo opositor do Galitos é nada mais nada menos que o comandante da Proliga, uma equipa que, como o próprio Francisco Edgard faz questão de lembrar, ainda só foi derrotado uma única vez. “ O Algés reforçou-se muito esta temporada com a inclusão de vários atletas com larga experiência de Liga, como são os casos do António Pires e do João Manuel, que de jogo para jogo melhora o seu rendimento. Não é por acaso que só perderam apenas um encontro, em Sangalhos, num campo muito difícil de jogar.”Consciente das dificuldades que o espera, o técnico quer manter a máxima que “em nossa casa mandamos nós.” O calendário da 2ª volta não é muito favorável ao Galitos, razão pela qual vencer em casa é quase obrigatório. “Não nos vamos amedrontar com o adversário. Vamos tentar fazer o nosso melhor possível, com as armas de que dispomos nesta altura. A ausência há mais de um mês do Carrilho, bem como a quase certeza que não poderemos contar mais com o Eugénio até final da época, complica ainda mais a nossa tarefa. Vamos ter sete jogos fora nesta segunda volta, pelo que queremos tirar partido do factor casa para somar vitórias.”A época está a superar os objetivos estabelecidos pelo clube, isto porque o técnico reconhece competência e potencial ao plantel que treina. “Pediram-nos que não descêssemos de divisão, um objetivo que está muito próximo de ser alcançado. Temos como meta terminar nos primeiros quatro ou cinco lugares da fase regular, sabendo que existem três equipas fortíssimas: Algés, Illiabum e AngraBasket, esta última com os dois norte-americanos a dominar os rankings individuais. Na excelente primeira volta que fizemos o Rui Quintino foi a nossa âncora, sem esquecer as boas temporadas que outros atletas estão a realizar.”Edgard ainda não esqueceu “o jogo miserável”que a equipa fez em Algés, embora reconheça que é normal “os miúdos serem instáveis”, já que considera ser uma “característica própria da juventude.” Isto sem esquecer que o Campeonato da Proliga será “muito provavelmente a competição mais equilibrada”, daí a “importância de vencer os jogos realizados em casa. Sobre Algés ressalva o técnico as “altas percentagens de 2 pontos” que a equipa tem neste momento, bem como a “capacidade de ressalto” que tem demonstrado nos jogos que até agora disputou. A ausência de Sérgio Correia no conjunto algesino poderá ser uma ajuda, uma vez que “alivia um pouco o jogo interior”, permitindo dedicar mais atenção “ao perigoso jogo do perímetro” dos algesinos.

Competições | Treinadores
26 JAN 2012

Mais Notícias