Sampaense supera Benfica

Grande jogo de basquetebol em Oliveira do Hospital, com a equipa do Sampaense a conseguir uma bela vitória diante do SL Benfica, por 90-82, no jogo de abertura da 15ª jornada da LPB.

Competições
3 FEV 2012

Nem mesmo uma prolongada paragem, motivada por uma avaria no marcador, arrefeceu a inspiração e o ritmo dos jogadores do Sampaense, que fazendo uso do contra-ataque, bem como do tiro exterior, impuseram a segunda derrota aos encarnados nesta fase regular. O Benfica a meio do último período ainda conseguiu passar para o comando, mas depois de alguns minutos de alternância na liderança, o Sampaense foi a equipa mais esclarecida nos momentos finais do jogo.

Durante a primeira parte a equipa de S. Paio de Gramaços comandou a marcha de marcador, chegando mesmo a liderar por 10 pontos de diferença já durante o 2º período (40-30). O Benfica reagia, contrapondo à maior versatilidade do adversário a exploração do jogo interior, onde tinha vantagem de peso e estatura. Quando as duas equipas estavam separadas por cinco pontos (45-40), favoráveis à equipa da casa, o jogo foi interrompido resultante de uma avaria do marcador.Após longos minutos de espera com as duas equipas a tentarem vencer o frio, o jogo foi retomado sem que nada se alterasse até ao intervalo, já que o Sampaense recolheu aos balneários na frente do marcador (48-42).Os encarnados revelavam problemas defensivos, nomeadamente as situações de contra-ataque, penetrações em drible e tiro de três, armas utilizadas pela equipa treinada por João Jaime Moutinho para se destacar para vantagens na casa das dezenas (61-49). Mas mesmo assim, e até final do 3º quarto, o Benfica volta a revelar capacidade de sofrimento e reentra na discussão do jogo ao terminar o período a perder por 4 pontos de diferença Foi a fase do jogo em que surgiu no jogo, vindo do banco, o base Diogo Carreira, (21 pontos e 2 assistências) que durante largos minutos da segunda parte assumiu a responsabilidade ofensiva da equipa lisboeta, com as suas bombas de três a revelarem-se determinantes para contrariar a zona 2×3 montada pelo adversário, permitindo mesmo que os encarnados dessem a volta ao resultado sensivelmente a meio do 4º período (74-73). O Sampaense, a jogar com três pequenos bases, aumentou a sua agressividade defensiva, uma aposta recompensada pelos turnovers provocados na equipa liderada por Carlos Lisboa, e foi com um triplo de Brian Addison (25 pontos e 6 ressaltos) que o Sampaense voltou em definitivo ao comando do jogo. Nos últimos minutos o base João Reveles (17 pontos, 7 assistências e 6 ressaltos), tal como fez ao longo de todo o encontro, estabilizou a equipa do Sampaense em termos ofensivos, gerindo na perfeição a posse de bola, já que sabia que o tempo jogava a seu favor. Destaque ainda para as exibições no conjunto de S. Paio de Gramaços de Ivan Almeida (20 pontos, 5 roubos de bola, 3 ressaltos e 2 assistências), MVP do jogo, um jogador fino, com uma enorme capacidade atlética e que protagonizou alguns dos melhores momentos desta partida.A dupla de postes dos encarnados, formada por Elvis Évora (19 pontos e 8 ressltos) e Fred Gentry (13 pontos e 6 ressaltos) cumpriu de algum modo em termos ofensivos, embora tenha experimentado dificuldades defensivas para se adaptar á versatilidade dos jogadores que defendiam.

Competições
3 FEV 2012

Mais Notícias