Algés passa teste
No Campeonato da Proliga, o Algés ultrapassou mais um difícil obstáculo rumo ao primeiro lugar no final da fase regular, ao derrotar, nos Açores, a equipa do AngraBasket, por 80-73.

Competições
11 FEV 2012
Os algesinos reagiram bem na segunda parte a um bom 2º período por parte dos insulares, acabando por conseguir a reviravolta no marcador nos últimos 10 minutos do encontro.
Até começou bem a equipa lisboeta já que no final do quarto inicial vencia por oito pontos de diferença (23-15). Que embora não sendo uma vantagem significativa dava algum conforto ao conjunto de Algés.Os segundos 10 minutos tiveram uma história oposta, com o conjunto da ilha Terceira a fazer um bom período, ao dobrar a pontuação do seu adversário (26-13) até se atingir o intervalo.O recomeço do segundo tempo foi bem mais equilibrado (20-17), ainda que com alguma superioridade dos forasteiros, para ser então no derradeiro quarto que os atuais líderes da Proliga fazerem a diferença no jogo (24-15).O norte-americano Desean White (16 pontos, 16 ressaltos, 4 assistências e 3 roubos de bola) voltou a confirmar o bom momento de forma que atravessa, tal como Danilson Vieira (21 pontos e 7 ressaltos) a realizar nova boa exbição.Quatro elementos do cinco inicial do AngraBasket terminaram o encontro com 16 ou mais pontos marcados, o problema esteve nos contributos dos demais elementos da equipa. A fraca percentagem nos lançamentos de campo ajudam a explicar a derrota dos insulares, já que venceram a luta das tabelas, bem como cuidaram melhor a posse de bola.Illiabum isola-se no 2º lugarBeneficiando da derrota dos açorianos, a equipa liderada pelo técnico Alexandre Pires cumpriu em casa, e derrotou o Sangalhos, por 63-55. Num encontro marcado pela baixa pontuação, o norte-americano da equipa de Ílhavo Dain Swetalla (13 pontos, 9 ressaltos, 3 roubos de bola e 1 assistência) foi o MVP do jogo, com 19.5 de valorização, ainda que o melhor marcador do jogo com 19 pontos, tenha sido o capitão do Sangalhos Emanuel Silva.Física alcança adversárioAo vencer no Barreiro a equipa do Galitos-Tley (71-65), o conjunto de Torres Vedras igualou na 5ª posição a equipa da margem sul. Após ter terminado atrás a 1ª parte do jogo (29-33), o bom arranque da etapa complementar por parte dos comandados de Ivan Kostourkov (22-11), permitiu-lhes, não só, a reviravolta no marcador, como também, criar uma vantagem (51-44) que seria decisiva nos momentos decisivos da partida. O poste Josimar Cardoso (14 pontos, 13 ressaltos e 2 assistências) esteve muito bem nos dois lados do campo, distinguindo-se como o jogador mais valioso do encontro com 24 de valorização. Na formação da casa, a dupla composta por Rui Quintino (11 pontos,12 ressaltos e 7 assistências) e Alexandre Coelho (21 pontos, 3 assistências e 2 ressaltos) conseguiu 22 pontos de valorizaçãoResultados da 14ª jornada:Maia Basket 78 – 64 UD OliveirenseGalitos-Tley 65 – 71 Física T. VedrasGuifões SC 62 – 61 Gaeirense/OralMEDIlliabum 63 – 55 Aiança SangalhosAngraBasket 73 – 80 Algés