Depois das Festas mais uma final
Disputa-se no próximo fim de semana, 17 e 18 de Maio a Final da Taça Nacional de Sub 19 Femininos que contará com a presença das equipas do Juventude BC, do NCR Valongo/Lojas Hello, Maia BC e União Sportiva.

Associações | Competições | FPB
15 MAI 2014
Este evento foi organizado pelo Juventude BC em colaboração com a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Associação de Basquetebol do Algarve e Federação Portuguesa de Basquetebol, que teve como parceiros para conseguir trazer esta final para o Algarve a Escola Secundária de Vila Real de Santo António, onde serão realizadas as refeições, aos Apartamentos Katavento e Hotel Apolo, onde ficarão alojados os participantes e entidades e pelo Restaurante Contreiras onde irão ser servidos os pequenos almoços.
Nos próximos dias 17 e 18 de Maio realiza-se, no Pavilhão Municipal VRSA a Fase Final da Taça Nacional em Sub-19 (em femininos), para a qual estão apuradas as seguintes equipas: NCRValongo/Lojas Hello, Juventude BC, Maia BC e União Sportiva. Esta Fase Final disputa-se no sistema de eliminatórias, jogando no dia 17 de Maio, Sábado, às 16 horas o Maia BC com o Juventude BC, para duas horas mais tarde ser a vez de NCRValongo e União Sportiva se defrontarem. A Final disputa-se no Domingo, 18, e está agendada para as 11.30 horas.A formação de Valongo apurou-se para esta fase final por ter sido a 1ª classificada da Zona Norte. O mesmo sucedeu a Sul, com o Juventude BC a terminar na frente a sua poule. Maia BC e Eléctrico, respetivamente, segundos classificados da Zona Norte e Sul, disputaram um jogo para se apurarem para esta fase final. Os maiatos levaram a melhor pelo que conquistaram o direito de poderem discutir o troféu. Já o União Desportiva, depois de se ter dominado a competição na ilha de S. Miguel, teve de disputar um playoff, à melhor de 3 jogos, frente aos Vitorinos, conjunto da ilha Terceira. Só na negra, e beneficiando do factor casa, é que o Sportiva levou a melhor, numa série em que as terceirenses ofereceram réplica.As equipas do Porto partem para esta fase final, teoricamente, mais bem preparadas para esta fase final, sobretudo porque a competição em que estiveram inseridas era mais equilibrada, oposição mais forte, o que faz com que a intensidade a que os jogos são disputados seja mais elevada.Apesar de ter terminado em 1º lugar, os jogos entre NCRValongo e Maia BC foram sempre muito equilibrados, diferenças nunca superiores a 4 pontos, o que demonstra o nível das duas equipas. As maiatas para chegarem a esta fase derrotaram a formação de Ponte de Sor por 67-51, segunda classificada da Zona Sul. O Juventude BC dominou a Zona Sul, pelo que será interessante vê-la em confronto com outro tipo de oposição, e até que ponto estará preparada para dar resposta a esse grau de dificuldade. As açorianas poderão tirar partido da experiência adquirida por algumas atletas que estiveram envolvidas nos trabalhos da equipa sénior. Deste modo, com a qualidade dos participantes presentes e o bom tempo que se espera para o fim de semana, estão criadas as condições para de deslocarem ao Algarve e assistirem ao vivo aos jogos deste ponto alto federativo.