Grandes jogos em perspetiva

A Fase Final Nacional de Sub-20 Masculinos, que irá ter lugar nos próximos dias 23, 24 e 25 de Maio, em Paços de Brandão, está a despertar enorme interesse não só pela qualidade das equipas envolvidas, como também pela tradição e rivalidade que marca mais este ponto alto do basquetebol nacional.

Competições | FPB
23 MAI 2014

SL Benfica, Sport Algés e Dafundo, SC Vasco da Gama e Dragon Force são as quarto equipas participantes, sendo que na 1ª jornada, sexta-feira, às 20 horas os azuis e brancos defrontam o Algés, para duas horas mais tarde, ser a vez de Benfica e Vasco da Gama medirem forças.

Esta fase final pouco tem de formação, já que estão envolvidos inúmeros jogadores que estão a despontar no basquetebol nacional, tendo estado integrados, na sua grande maioria, nos trabalhos das equipas seniores dos respetivos clubes.Desde logo a equipa do Dragon Force é um bom exemplo disso mesmo, uma vez que o grupo que se irá apresentar nesta fase final constituiu a base de sucesso da conquista do titulo de campeão da Proliga. Será certamente um candidato habituado a jogar a um nível bem elevado, com grande intensidade, e preparado para disputar momentos como este, em que a pressão poderá ser inimiga do êxito.O mesmo acontece com a equipa do SL Benfica cujos atletas estiveram envolvidos na participação do clube no campeonato da Proliga. São igualmente um grupo experimentado neste tipo de competições, se bem que abunde mais juventude na equipa encarnada. Foi notória a evolução da equipa ao longo da temporada, pelo que se apresentará muito mais preparada para enfrentar um ponto alto com as caraterísticas deste, em que a margem para erro é muito reduzida.Na equipa do Algés existe igualmente muita qualidade, sendo que alguns dos jogadores do plantel trabalharam e jogaram assiduamente na Liga. A provável ausência de Francisco Amiel é uma baixa de peso, no entanto os algesinos têm um grupo de jogadores que poderá bater-se pela conquista do troféu. Não com tantas soluções, é certo, mas não deixa de ser uma equipa perigosa e que pode causar sensação.O mesmo se poderá dizer da equipa do Vasco da Gama. Um grupo habituado a vencer, conquistou vários títulos de formação, e que faz sempre do espírito de luta e da garra a sua principal arma para enfrentar estes momentos tão especiais. Não tem uma tarefa fácil, principalmente por ser uma equipa baixa, mas normalmente sabe compensar bem as fraquezas que tem pela forma aguerrida como se bate dentro de campo. O entusiasmo pode motivar esta equipa a ser a surpresa desta fase final.

Competições | FPB
23 MAI 2014

Mais Notícias