O desporto ganhou um novo fôlego em Matosinhos

A propósito da realização de mais um grande evento desportivo em Matosinhos, tivemos a opportunidade de falar com o Dr.

Competições | FPB
13 JUL 2014

Guilherme Pinto, Presidente da Câmara Municipal e o anfitrião, pelo segundo ano consecutivo, de um europeu de basquetebol. Leia nos detalhes da noticia os porquês de Matosinhos ser uma referência no desporto, no Basquetebol e não só.

Qual a importância da realização deste Campeonato da Europa para o Munícipio de Matosinhos?
 
A experiência de 2013, com a realização do Campeonato da Europa Sub 16, divisão B, foi fundamental para voltarmos a acolher um evento ainda mais exigente, pelo facto de se tratar não só de um escalão superior, mas também da Divisão principal, a A; depois do êxito de 2013, irrepreensível a todos os níveis e com grande aceitação por parte do público, com assistências na ordem das 3000 pessoas por cada jogo da seleção nacional, este passo seria expectável, tanto mais que continuamos a contar, na comissão organizadora e para além dos serviços municipais e da Matosinhos Sport, empresa municipal de desporto, com a preciosa ajuda e experiência do Guifões Sport Clube e do Grupo Desportivo Basquete de Leça, duas instituições emblemáticas de Matosinhos, a quem quero deixar, desde já, uma palavra de agradecimento por tudo o que têm feito em prol do basquetebol não só a nível concelhio, mas também a nível nacional.
 
A Câmara Municipal de Matosinhos tem feito uma grande aposta no Desporto com visibilidade nacional mas também internacional. Fale-nos um pouco do investimento feito na atividade desportiva. 
 
Nos últimos oito anos, o desporto ganhou um novo fôlego em Matosinhos. Não falamos apenas da construção de novos equipamentos desportivos ou da beneficiação do parque desportivo municipal existente ou tão pouco do apoio económico que anualmente concedemos aos clubes do concelho. Falamos na criação de um conjunto de regras de apoio ao associativismo desportivo que visam potenciar a formação desportiva, o bom desempenho, a boa gestão. 
Neste momento há por exemplo uma intenção clara de aumentar o número de praticantes federados do género feminino, seja em que modalidade for, pois consideramos o atual número – cerca de 20% dos 5000 atletas federados existentes – bastante baixo. E aqui está mais uma das razões para abraçar desafios como este, o da realização do Campeonato da Europa de Basquetebol Feminino. Aliás, receber grandes eventos desportivos é comum em Matosinhos; no passado mês recebemos a Liga Mundial de Voleibol e receberemos ainda este mês o Campeonato do Mundo de Voleibol Universitário. De facto, há sempre algo a acontecer, fruto da vitalidade de algumas modalidades, não só o basquetebol, voleibol, andebol, futsal ou o futebol, mas também de outras com enorme relevo no concelho, como o btt e a orientação, ou aquelas que o “nosso” mar privilegia, como o surf, o bodyboard e a vela.
Essa aposta é visível ao nível do desporto federado mas também na prática do desporto informal. 
 
Matosinhos quer mesmo pôr todo a gente a mexer?
 
De facto, para além dessa vertente, também acarinhamos a prática do desporto informal, dirigida àqueles que não integram uma atividade desportiva federada. Foi com esse intuito que em 2006 criamos o “Põe-te a Mexer”, um programa gratuito, para todos, independentemente da sua idade, género ou condição social e que induz à pratica desportiva informal mas regular. Promovemos também a articulação da atividade desportiva com o sistema escolar e a implementação das escolas municipais de desporto. Os pontos mais notórios refletem-se na rede das 7 piscinas municipais do Concelho, com cerca de 12000 utentes registados e mais de 800.000 utilizações anuais, ou nos milhares que utilizam as nossas marginais – de Leça da Palmeira e Matosinhos – para o seu running ou para sua caminhada.
 
O Mar, o Movimento e a Cultura estão no ADN de Matosinhos?
 
Matosinhos tem uma ligação muito forte ao mar mas têm de ser consideradas muitas outras áreas. Emprego, Inovação, Economia Local, Ambiente e Turismo são mais algumas que quero salientar.Matosinhos tem vindo a empenhar-se, de forma decisiva, nos cidadãos. A aposta no mar e nas suas diversas vertentes, desde a vertente lúdica das praias, à vertente da gastronomia, à vertente científica, à vertente que para nós é a mais tradicional e a mais emblemática que é a vertente das pescas. Hoje, Matosinhos pode candidatar-se, com algum orgulho, a liderar aquilo que vai ser o Movimento, do país em direção ao mar e ao aproveitamento dos recursos marinhos. Nós vamos continuar a fazer essa aposta e vamos continuar a fazer a aposta de conseguir criar emprego, de conseguir criar inovação, de conseguir fazer com que as empresas venham para Matosinhos. 
 
Atrair novas empresas a Matosinhos é o melhor caminho para a criação de mais emprego no concelho?
 
O emprego continua a ser uma grande prioridade. Os investimentos que estão neste momento “no terreno” estão a ser muito importantes para reforçar a confiança da população. O Pólo do Mar da Universidade do Porto, o CEIA – Centro de investigação e Aeronáutica, a Porto Business School, o ninho de empresas ligadas ao design e as novas unidades da Unicer e da Ramirez vão contribuir para recuperar o clima de confiança do município.Matosinhos é ainda o coração do Norte. Temos a sorte, mas também temos o saber, de viver num ponto onde se cruzam todos os investimentos e todas as linhas do futuro do Norte do País. É aqui que está o Porto de Leixões. É aqui que estará o novo Terminal de Cruzeiros. É aqui que está o Aeroporto. É aqui que está a distribuição de energia para todo o Norte do país, a partir da Petrogal. É aqui que está o Parque de Exposições. E é aqui que estão boa parte das grandes empresas, das melhores empresas do Norte do País. 
A Orla Costeira do concelho sofreu uma transformação visível nos últimos anos. Este é, sem dúvida, um dos principais cartões-de-visita do concelho.Para que moradores e visitantes pudessem usufruir das praias de Matosinhos em boas condições foi lançado, em 2005, um grande plano para toda a orla marítima. E os resultados estão à vista de todos. 
Hoje o processo de requalificação está praticamente concluído e as praias prontas e ávidas por receber os muitos visitantes.
À luz da estratégia “Mar, Movimento e Cultura”, que continua na linha da frente do trabalho do município, estamos orgulhosos por estarem a ser cumpridos os principais objetivos a que nos propusemos.Matosinhos, terra de pescadores, de mar, de uma orla costeira de grande beleza, de saberes e sabores, é considerada a “sala de jantar” do Grande Porto.
As praias, os deliciosos pratos que beneficiam do contacto desta terra com o mar, os múltiplos desportos naúticos, a grande oferta cultural proporcionada por infraestruturas marcantes como o Museu da Quinta de Santiago ou o Cine-Teatro Constantino Nery, as belíssimas paisagens e as amplas zonas de lazer fazem deste um lugar privilegiado de visita. É ainda em Matosinhos que pode desfrutar de uma programação rica baseada na sua história e tradições, da lenda de Cayo Carpo aos Hospitalários no Caminho de Santiago, dos Piratas em Leça da Palmeira às grandiosas festas do Senhor de Matosinhos, passando pelo LEV (Literatura em Viagem), pela Orquestra de Jazz de Matosinhos, pelo Quarteto de Cordas e muito mais.
 
Por fim, não esqueçamos a ligação que Matosinhos tem com os concelhos vizinhos, daí a constituição da Frente Atlântica com o Porto e com Vila Nova de Gaia, que eleva a colaboração a vários níveis, desde o desporto ao turismo, passando pela cultura. Aliás, algo muito semelhante ao que tem vindo a ser feito com outros concelhos do norte de Portugal e da Galiza, no âmbito da Euro região do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular.
 
Onde quer que vá, sendo em Portugal ou no estrangeiro, endereço sempre o convite para visitarem Matosinhos. E agora, aqui, faço também esse convite. Não só pelo magnífico peixe e marisco que pode encontrar à mesa dos restaurantes ou pelos percursos históricos ou arquitetónicos que se podem fazer. Também pelas gentes matosinhenses, gente do mar e de “sangue na guelra”, mas gente trabalhadora e solidária, amiga e especial na arte de “bem receber”.
Competições | FPB
13 JUL 2014

Mais Notícias