“Discutir jogos e vencer o torneio”
Depois de dois jogos de controlo frente à forte seleção da Alemanha, Portugal desloca-se à Áustria onde vai participar num torneio, que para além da equipa da casa vai contar com a presença da Hungria e Bulgária.

Competições | Seleções
25 JUL 2014
O base Pedro Pinto acredita que este torneio servirá para que a equipa continue a evoluir nos aspetos ofensivos, sendo que a capacidade de concentração seja outro aspeto importante a ser treinado nestes confrontos. Corrigir erros, limar arestas e continuar a revelar competitividade, são os objetivos apontados pelo base português, para um torneio, que ainda assim, Portugal quer vencer.
Os dois jogos com a Alemanha vieram confirmar que esta seleção consegue ser competitiva?
Sim, sabiamos que iam ser jogos muito difíceis e que iriamos ter muitas dificuldades, já que a Alemanha é uma selecção muito forte. Mas penso que mostramos muitas coisas positivas, e que se mantivermos a concentração e formos intensos podemos discutir jogos contra as selecções teoricamente mais fortes.
Aspetos ainda a melhorar nesta fase da preparação?
Penso que defensivamente estamos muito fortes. Só temos de manter a concentração e não cometer pequenos erros. No ataque as coisas vão melhorar à medida que vamos tendo mais jogos. Mas estamos num bom caminho como mostramos nos jogos com a Alemanha.
A falta de ritmo competitivo explica a prestação da equipa na 2ª parte do último jogo com a Alemanha? Ou existiram outros fatores que contribuíram para esse período negativo?
Não entramos bem no inicio da segunda parte, cometemos erros defensivos e ofensivos, e isso num jogo contra uma equipa tão forte é fatal. É nestes aspetos que temos de evoluir e manter a concentração.
Apesar de terem sido duas derrotas, acha que a equipa saiu reforçada deste duplo confronto?
Só com este tipo de jogos é que a equipa evolui, sabíamos que íamos cometer erros, mas penso que foram dois bons jogos, em que fizemos coisas muito positivas e iremos melhorar nas coisas que correram menos bem.
Acha que no torneio da Áustria, o grupo irá estar mais perto da sua forma desportiva e poderá jogar ainda melhor?
Sim, penso que estamos a evoluir como equipa e as coisas vão nos correr muito melhor neste torneio. Vamos tentar não cometer os erros que cometemos com a Alemanha e continuar a ser competitivo.
Áustria, Bulgária e Hungria, são os próximos adversários. Quais os principais objetivos e expectativas para este torneio?
Sabemos que são selecções muito fortes e que vão ser bastante difíceis de bater, mas queremos discutir os jogos, e claro vencer o torneio. Para isso temos que estar focados, intensos e bastante concentrados para não cometermos erros.