“Criaremos dinâmica difícil de bater”

Dinâmica,  versatilidade,  rapidez da saída para o contra-ataque e uma defesa sólida.  Estes são os predicados que o novo treinador do Illiabum quer ver a equipa colocar em prática neste regresso a Liga.

Competições | Treinadores
29 SET 2014

O objetivo primordial é a permanência,  mas a formação de Ílhavo quer mais do que isso. Quer provar que o seu lugar é em definitivo na Liga.

 

Depois de tantos anos a treinar feminino, achou que era altura de aceitar um desafio novo?

 

Em primeiro lugar considero-me um treinador de basquetebol! Sem género ou escalão associado. Contudo, apesar de ter feito muito mais tempo de carreira no feminino, quando apareceu a proposta do Illiabum para treinar a Liga Masculina mssculina senti que era um desafio sério e estimulante. 

 

Acha que o tipo de trabalho que durante vários anos desenvolveu no CNT feminino se enquadra numa equipa sénior masculina?

 

Eu comecei a ser "treinador" aos 16 anos, quando me iniciei no mini-basquetebol do SAD. Desde então estive sempre ligado a um ou mais projetos por época desportiva (foram vários anos a treinar mais do que um escalão), o que me fez treinar todos os escalões etários de clube, seleções distritais e seleções nacionais. São portanto 20 anos a treinar basquetebol, e assim sendo tenho a certeza que todos (CNT incluídos) os segundos que passei a tentar desenvolver o jogo me vão ajudar neste novo projeto!

 

Está confiante que o Illiabum terá capacidade para ser competitiva neste regresso à Liga?

 

O Illiabum entra nesta Liga Masculina com o objetivo de atingir a permanência. 

Temos um grupo sério, equilibrado e trabalhador. Estou seguro que criaremos uma dinâmica coletiva difícil de bater, e que seremos muito competitivos na grande maioria dos jogos. O Illiabum é um clube de basquetebol, onde todos temos claro, e vamos provar, que o nosso lugar é na Liga Masculina.

 

Como caraterizaria o grupo de trabalho que tem à sua disposição?

 

Grupo é jovem, tem talento, é inexperiente mas equilibrado, e tem boa dinâmica de trabalho. Foram poucos os jogadores que já jogaram na Liga, e por isso o inicio da competição poderá ser uma fase mais difícil, mas acredito que só até  existir uma adaptação aos ritmos.

 

De que forma espera que a equipa se distinga na competição?

 

Por ser uma equipa que gosta de defender e sair rápido no contra-ataque. Acima de tudo queremos um coletivo dinâmico e versátil. 

 

Foram definidos objetivos a curto e médio prazo para o clube?

 

A curto prazo o objetivo é claramente a manutenção na Liga. A médio prazo dotar e criar um grupo de trabalho de  que possa permanecer no clube por alguns anos sempre no topo da competição, onde todos os atletas da formação tenham como meta a equipa sénior! 

Competições | Treinadores
29 SET 2014

Mais Notícias