«Não vão arrepender-se»

Depois de ter sido um dos jogadores em maior evidência na Seleção de Sub-20 que disputou o Europeu, Divisão B, Diogo Ventura respondeu afirmativamente ao desafio que lhe foi lançado pelo Sampaense e deixou o Algés.

Atletas | Competições
9 SET 2014

O clube está a apostar numa equipa de jovens valores, medida que é amplamente elogiada pelo internacional português. Não perca a entrevista, nos detalhes desta notícia.

 

 

Que balanço faz da participação de Portugal no último Europeu de Sub 20?

 

Foi positivo. Pelo segundo ano consecutivo estivemos até a ultima a discutir a passagem às meias-finais e, consequentemente, a discussão pela subida de divisão. Bastava-nos uma vitória mas não conseguimos. Compete-nos trabalhar mais para atingir este "quase" em futuras competições. Ganhámos a seleções fortíssimas e apenas perdemos com equipas de um elevadíssimo nível, com grandes jogadores. Este Europeu tinha equipas tão fortes, que muitos jogadores são já referências europeias e jogam já nas competições seniores em ligas de grande nível. Inclusive, muitos deles tornaram-se peças chaves das seleções seniores do seu país na recente fase de qualificação para o Eurobasket, mas nós conseguimos ser competitivos em todos os jogos e demos uma excelente imagem.

Penso que ao competirmos de igual para igual contra equipas e jogadores de grande nível, demonstrou-se mais uma vez que temos bons jovens jogadores para serem lançados.

 

Ao nível individual a competição correu muito bem?

 

Sim, não posso esconder que fiquei contente com a minha prestação no Europeu. Dos 6 que já disputei, penso que este foi o que estive em melhor nível. Julgo que fui um jogador importante para a equipa e, acima de tudo, útil para Portugal. Isso deixa-me feliz.

 

O que o levou a aceitar a proposta do Sampaense?

 

Foi uma proposta aliciante em termos desportivos. É das poucas equipas hoje em dia em Portugal que trabalha profissionalmente. É um bom clube para trabalhar duro e evoluir, em que somos muito bem acolhidos em todos os aspetos. Há que dar mérito às pessoas que conseguem manter o Sampaense a este nível profissional e a dar as condições que dá.

Penso que estão a ir pelo caminho certo ao entrarem num projeto de aposta em jovens jogadores, que decerto não vão arrepender-se.

 

O facto de o projeto envolver muitos internacionais portugueses das seleções mais jovens faz com o desafio seja ainda mais aliciante?

 

Sim, tal como já referi, é um projeto aliciante em que a grande aposta é nos jovens e na sua evolução. Mais clubes deveriam ir por este caminho. O facto de já conhecer parte dos jogadores desta equipa facilita as coisas. Estamos aqui para trabalhar todos os dias, dar o máximo sempre para poder evoluir e ajudar o clube.

 

Não tem dúvidas que, apesar da juventude, estarão prontos para competir ao mais alto nível?

 

Aqui vamos trabalhar todos os dias, vamos trabalhar para sermos competitivos e vamos conseguir adquirir essa competitividade.

Nesta altura já deixámos de ser jovens ou "promessas", chegou a altura de os jovens se afirmarem e só com oportunidades  e condições como estas que o Sampaense dá é possível.

 

Dos contactos que já teve com o seu novo treinador, o que poderá dizer sobre a equipa do Sampaense que competirá esta temporada na LPB?

 

Vamos trabalhar para sermos uma boa equipa, jogando jogo a jogo, dando o máximo todas as semanas todos os dias e em todos os jogos. Somos uma equipa com potencial e compete-nos aproveitar isso.

Atletas | Competições
9 SET 2014

Mais Notícias