Barcelos, Ovarense, Lusitânia e SLB seguem em frente

São já conhecidas as quatro equipas que vão discutir a conquista do Troféu António Pratas, edição 2014/15.

Competições | FPB
5 OUT 2014

O Barcelos causou a maior sensação ao vencer o Grupo do Norte, tendo derrotado no jogo decisivo desta 1ª fase o Vitória, por 83-76. A Ovarense continua na luta pela revalidação do título, e nesta última jornada bateu o CAB (69-62). Por sua vez, o Lusitânia, apesar de ter sido derrotado em Ílhavo (62-67), e o Benfica, que sofreu para ganhar no Barreiro (85-83), a completarem o grupo que irão disputar as meias-finais do próximo fim-de-semana.

 

Depois do triunfo de sábado na Maia, o Barcelos sabia que tinha de bater o Vitória caso quisesse seguir em frente na competição. A jogar em casa, os comandados de José Ricardo quase sempre comandaram a marcha do marcador, exceção feita ao 1º quarto (16-18), mas sempre por curtas diferenças. A liderança dos barcelenses nunca chegou à casa das dezenas, mas sempre com os vimaranenses a conseguirem encostar o resultado. Mérito para o Barcelos, já que durante 30 minutos foi sempre capaz de gerir curtas vantagens, sabendo lidar muito bem com a pressão de estar a vencer com o adversário sempre por muito perto. Marko Loncovic (24 pontos e 10 ressaltos), MVP do jogo com 27.5 de valorização, brilhou na equipa do Barcelos, mas não foi o único, já que Carlos Fechas (17 pontos, 5 assistências  e 3ressaltos), Nuno Oliveira (12 pontos, 6 ressaltos, 4 assistências e 2 roubos de bola) e Filip Djuran (14 pontos e 4 ressaltos) estiveram igualmente a muito bom nível. João Balseiro, autor de 20 pontos, foi o melhor marcador do Vitória, seguido de perto por José Silva (17 pontos e 6 ressaltos) e Pedro Pinto (14 pontos, 8 assistências e 3 roubos de bola).

 

A vitória dos ilhavenses frente ao Lusitânia (67-63) fez com que as 3 equipas do Grupo Centro Sul terminassem empatadas. Valeu aos açorianos o triunfo diante o Sampaense por 12 pontos de diferença, já que lhe permite passar à fase seguinte da competição. Depois de um jogo menos conseguido na jornada inaugural, os ilhavenses deram uma imagem bastante mais positiva, se bem que, só no 2º tempo é que os comandados de Ricardo Vasconcelos tomaram conta do jogo. Ao intervalo, os insulares venciam por quatro pontos de diferença (33-29), uma vantagem prontamente anulada pelos ilhavenses no recomeço da etapa complementar (52-49). Uma curta, mas preciosa liderança, bem gerida durante o derradeiro período do encontro. O norte-americano Derek Elston (17 pontos, 5 ressaltos, 3 roubos de bola e 2 assistências), MVP do jogo com 20 de valorização, foi o jogador mais influente na equipa do Illiabum, num encontro em que Ricardo Rosa (15 pontos, 6 ressaltos e 2 roubos de bola) esteve muito bem. O trio de estrangeiros formado por Cavel Witter (16 pontos, 5 roubos de bola e 4 ressaltos), Blake Poole (10 pontos, 9 ressaltos, 4 assistências e 4 roubos de bola) e Willis Hall (10 pontos e 12 ressaltos) destacou-se no conjunto açoriano.

 

A Ovarense não desperdiçou o facto de voltar a jogar em casa para somar a segunda vitória no Grupo Centro Norte, tendo terminado invicta esta fase de grupos do Troféu António Pratas. Ao perder por 62-69, o CAB não conseguiu qualquer vitória nesta competição, o que não invalida que tenham sido alcançados objetivos, e superadas etapas para que a equipa se apresente em melhores condições no inicio da LPB.

 

O Galitos Barreiro Tley ofereceu uma excelente réplica aos atuais campeões nacionais, tendo inclusive tido uma última posse de bola para poder empatar, ou mesmo vencer o encontro frente ao Benfica (83-85). Um providencial desarme de lançamento por parte de Fred Gentry, nos instantes finais do jogo garantiu a vitória dos benfiquistas, que assim marcam presença nas meias-finais da prova.

Competições | FPB
5 OUT 2014

Mais Notícias