“Jogar como equipa”
É um dos jogos grandes da jornada, que vai decidir o novo líder da LPB. Os minhotos ainda não perderam esta época na prova e vão defrontar o Maia Basket, que está nas mesmas circunstâncias.

Atletas | Competições
14 NOV 2014
BC Barcelos e maiatos encontraram-se no Troféu António Pratas; recorde nos detalhes desta notícia quem ganhou esse encontro.
Depois de uma saída dada quase como garantida, eis que Marko Loncovic regressa a Barcelos, naturalmente para alegria do seu treinador José Ricardo Neves. Mais do que uma solução, foi a escolha deste jovem jogador que se adaptou perfeitamente ao clube. “Já estou há dois anos em Barcelos e aqui sinto-me bem.”
O atleta continua a acreditar que é lugar certo para continuar a evoluir, e a prova disso mesmo é a avaliação que faz do desempenho individual e coletivo do período em que está em Barcelos. “Como nas duas últimas épocas a equipa, e eu, fomos melhorando progressivamente, quero continuar neste caminho.”
A equipa este ano já atingiu uma final de uma competição, Troféu António Pratas, e à 3ª jornada é líder invicta da fase regular. Um desempenho que na opinião de Marko mostra que o Barcelos “está mais próximo das equipas do topo” da Liga Portuguesa de Basquetebol
A estrutura do grupo manteve-se com a continuidade do seu núcleo duro, daí Loncovic dizer que a “equipa é semelhante ao do ano passado, apenas tem mais um ano de experiencia.”
Esta época a equipa de Barcelos voltou a apostar em mais dois jogadores não americanos, já que passou a contar com Filip Djuran e Igor Dukovic. A língua naturalmente une-os, e torna a sua adaptação e integração bastante mais fácil. Ainda assim o atleta desvaloriza essa particularidade, preferindo destacar que “é sempre bom poder contar com mais dois bons jogadores.”
Durante a fase de grupos do Troféu António Pratas o Barcelos venceu o Maia Basket, ser adversário na próxima jornada, mas já nessa altura Marko percebeu que não são uma equipa fácil de superar. “O Maia é uma boa equipa, até pelo numero de vitórias podemos confirmar isso. Vai ser um jogo muito difícil. Mas, como em todos os jogos, vamos tentar ganhar e assim ficar em 1º na tabela classificativa.”
O Barcelos tem este fim de semana a oportunidade de se isolar ficarem no topo da tabela classificativa, mas para que isso aconteça a equipa terá de se manter fiel a ela própria. “É necessário continuar a jogar como uma equipa, e respeitar nossos compromissos.”