Barcelos e Illiabum triunfam

Nos dois jogos que encerraram a jornada inaugural da LPB, BC Barcelos e Illiabum foram mais felizes, em jogos que tiveram emoção até ao final.

Competições
23 OUT 2014

Os barcelenses, a jogar em casa, voltaram a ser mais fortes que o Vitória, mas só no prolongamento, empate a 74 pontos no final do tempo regulamentar, foram capazes de confirmar o triunfo (89-85). Já os ilhavenses conseguiram um saboroso triunfo em Oliveira de Azeméis por números bastante esclarecedores (86-71), se bem que só no derradeiro período a diferença entre as duas equipas se tenha acentuado.

 

A equipa liderada por José Ricardo Neves continua a dar boas indicações neste inicio de campeonato, já que depois da presença na final do Troféu António Pratas a equipa barcelense mostrou competência e qualidade para voltar a levar de vencida a formação do Vitória.

 

Depois de algum ascendente nos primeiros 20 minutos (41-34), os comandados de Fernando Sá conseguiram encostar o resultado no reatamento do jogo (52-51). A equipa da casa vencia pela diferença mínima, e o equilíbrio foi a nota dominante dos últimos 10 minutos. Ainda assim, a menos de um minuto do final, os vimaranenses lideravam por 4 pontos de vantagem (73-69), com Nuno Oliveira a mostrar-se decisivo na parte final do tempo regulamentar, ao não tremer da linha de lance-livre, num período em que o Vitória não foi capaz de matar o jogo.

 

No prolongamento a linha de lance-livre viria a tornar-se decisiva para ambas as equipas, se bem que os dois pontos convertidos por Nuno Oliveira (81-76) a 47 segundos do final do prolongamento, praticamente ditaram o desfecho do encontro.

 

Nuno Oliveira (28 pontos, 7 ressaltos e 2 assistências) acabaria por ser o MVP do jogo com 27 de valorização, num encontro em que Igor Dukovic (9 pontos, 14 ressaltos, 3 assistências e 2 roubos de bola) ficou muito perto de um duplo-duplo, mas decisivo no triunfo do Barcelos.

 

O extremo João Balseiro (18 pontos, 3 ressaltos e 3 assistências) foi o mais concretizador na equipa do Vitória, com Marcel Monplaisir (10 pontos, 8 ressaltos, 3 desarmes de lançamento e 2 assistências) a mostrar, como é seu hábito, que pode ser útil em vários capítulos do jogo.

 

Illiabum confirmou superioridade no 4º período

 

Apesar de ter sido a Oliveirense a começar melhor o encontro (27-23), ao intervalo a formação de Ílhavo já tinha conseguido a reviravolta no marcador, tendo recolhido aos balneários com uma vantagem de sete pontos (44-37). Neste período a boa defesa dos ilhavenses, apenas 10 pontos sofridos, fez toda a diferença, se bem que recomeço da etapa complementar a eficácia da equipa de Oliveira de Azeméis tivesse voltado a aumentar.

 

À entrada do derradeiro período apenas quatro pontos separavam as duas equipas (58-54), ainda com os forasteiros no comando do marcador. Nos últimos 10 minutos a eficiência ofensiva dos comandados de Ricardo Vasconcelos, 27 pontos anotados, fizeram toda a diferença, uma supremacia reforçada pelo domínio exibido pelos ilhavenses na luta dos ressaltos (39-21), sendo que 11 foram conquistados na tabela ofensiva. O bom aproveitamento da linha de lance-livre, dispôs de 26 e converteu 21 (81%), foi outro dos fatores que contribuiu para o sucesso do Illiabum.

 

Na equipa visitante, Stephen Nwaukoni (12 pontos e 15 resaltos) foi o MVP do jogo com 22.5 de valorização, bem secundado por Derek Elston (19 pontos, 4 ressaltos, 4 roubos de bola e 3 assistências), João Figueiredo (17 pontos e 4 assistências) e Sérgio Correia (17 pontos, 3 ressaltos e 2 roubos de bola).

 

Nem mesmo o facto de ter contado com o melhor marcador do jogo, Augusto Sobrinho com 25 pontos, evitou o desaire da Oliveirense. 

Competições
23 OUT 2014

Mais Notícias