Barcelos perde invencibilidade

À sexta jornada da LPB deixou de haver equipas invictas, já que o Barcelos Basquete foi derrotado, em casa, pela Ovarense, com um lançamento de Miguel Miranda no último segundo do jogo.

Competições
30 NOV 2014

Os vareiros dão assim continuidade ao êxito conseguido na última jornada, isto depois de um ciclo em que a equipa de Ovar revelou alguns problemas para conseguir vitórias. Já os minhotos foram  alcançados pelo Benfica, que nesta jornada venceu, nos Açores, a equipa do Lusitânia por 86-53.

 

Chegou ao fim a invencibilidade dos barcelenses, num duelo em que a vitória poderia perfeitamente cair para qualquer uma das equipas. O jogo foi sempre muito equilibrado, quase sempre comandado pelos vareiros, ainda que por curtas vantagens.

 

Sempre que os visitantes tentavam fugir no marcador, os comandados de José Ricardo voltavam a encostar o resultado, uma tendência que se manteve quase até final do 3º período. Ao intervalo, a Ovarense vencia pela diferença mínima (37-36), depois de ter estado também melhor durante o 1º período (19-11).

 

A meio do 3º período, a equipa liderada por Carlos Pinto vencia por seis pontos de diferença (51-46), a que se seguiu uma boa fase dos minhotos, que com um parcial de 9-0 davam a volta ao marcador (55-51). Faltavam menos de dois minutos para o final do período, e até final o Barcelos manteve-se sempre na frente, ainda que por dois pontos apenas (57-55).

 

Os primeiros 5 minutos do último quarto foram marcados pela fraca eficácia das duas equipas, muitos triplos falhados, Nuno Oliveira continuava a destacar-se na equipa de Barcelos, e quando os minhotos pareciam encaminhados para fugir no marcador (63-59), um triplo providencial de Fernando Neves (8 pontos) voltava a aproximar a Ovarense (63-62). E sempre que a equipa da casa ganhava um pouco de vantagem (67-62), eram os lançamentos de longa distância, desta vez Jaime Silva (67-65), que cortavam a diferença pontual que separava as duas equipas.

 

A pouco mais de um minuto do final, Nuno Oliveira converteu um lance-livre e colocou o Barcelos na frente por 68-66, André Pinto (11 pontos, 4 ressaltos e 4 roubos de bola) reduziu para um igualmente da linha de lance-livre. Tempo ainda para José Ricardo desenhar um último ataque, que pudesse segurar a vitória. Nada resultaria, mais eficientes acabariam por ser os comandados de Carlos Pinto, que saídos de um desconto de tempo, desta feita pedido pelo técnico vareiro, conseguiriam converter no último segundo um lançamento que sairia das mãos de Miguel Miranda (9 pontos e 7 ressaltos).

 

O base José Barbosa liderou muito bem a equipa de Ovar, tendo realizado um jogo bastante completo como demonstra os números conseguidos: 13 pontos, 5 assistências, 4 roubos de bola e 2 ressaltos.

 

O Basquete de Barcelos contou com os dois MVP do jogo, sendo que um, Marko Loncovic (13 pontos e 11 ressaltos), destacou-se na luta das tabelas, e o outro, Nuno Oliveira (26 pontos, 4 assistências e 4 roubos de bola), na marcação de pontos.

Competições
30 NOV 2014

Mais Notícias