“Vamos dar a resposta certa”

A Academia vem de um desaire frente ao Dragon Force que caiu mal no seio do grupo, pois a equipa sabe que podia ter feito mais diante do conjunto que lidera a Proliga.

Atletas | Competições
8 JAN 2015

O objetivo agora é retificar os erros cometidos já no próximo encontro,  diante do Sangalhos.

 

Fazendo um balanço do desempenho da equipa até ao momento, será caso para dizer que a Academia do Lumiar tem estado bem nos jogos que, em teoria, tem condições para vencer?

 

Temos demonstrado que como equipa ambiciosa que somos colocamos a vitória como objetivo para todos os jogos que disputamos, e achamos que temos condições para vencer qualquer equipa, mesmo sabendo do valor dos adversários deste campeonato. No inicio desta época definimos que queríamos fazer melhor que na temporada passada e para isso temos de ser o mais constantes possível e não desperdiçar oportunidades de somar vitórias importantes que no fim das contas possam servir os nossos interesses. Terminámos a fase regular na época passada com 12 vitórias, se queremos fazer melhor esta época temos de fazer uma 2ª volta mais forte que a 1ª. A equipa tem consciência disso e é com esse objetivo que trabalhamos.

 

 

O último jogo frente ao Dragon Force não correu bem. Acha que isso terá reflexos no próximo jogo? E o que fez com que a Academia não conseguisse ter sido competitiva?

 

Sabíamos que íamos encontrar grandes dificuldades em casa do Dragon Force, mas mesmo o facto de o jogo não nos ter corrido bem não me parece que o resultado espelhe as diferenças entre as equipas. O facto de termos entrado mal  influenciou o desempenho da equipa no resto do encontro. Nunca fomos capazes de colocar reais dificuldades à equipa adversária, como acho que temos condições de fazer, sendo inferiores em quase todos os indicadores do jogo e nunca conseguindo parar os pontos fortes deles. Temos experiência e qualidade dentro da equipa para não nos deixarmos afetar e influenciar por este mau resultado, por nós teríamos jogado novamente no dia seguinte para podermos apagar a imagem menos positiva que deixámos, por isso acredito que vamos dar a resposta certa no próximo jogo.

 

 

O Sangalhos tem dado sinais de estar a recuperar no campeonato? Na sua opinião, a atual posição do Sangalhos reflete o potencial da equipa? E que qualidades destacaria no vosso próximo adversário?

 

O Sangalhos é uma equipa com tradição neste campeonato da Proliga e que apesar de não ter entrado bem na competição era espectável que começassem a vencer jogos,  pois têm valor e experiência para isso. Penso que a mais valia do Sangalhos é claramente o núcleo de jogadores experientes que joga junto há muito tempo e que estão identificados com as ideias do treinador dando grande consistência ao seu jogo defensivo e ofensivo.

 

Neste momento têm um registo positivo (5V e 4D), e ocupam um confortável 4º lugar. A que se deve a regularidade e a consistência da Academia do Lumiar?

 

Tal como referi anteriormente estamos identificados com os objetivos que temos, e sabemos que queremos estar no playoff de preferência com o fator casa a nosso favor na primeira ronda, por isso mesmo, este 4º lugar faz parte do trajeto que queremos fazer até ao fim da fase regular.  Na minha opinião temos um grupo com soluções de qualidade para as várias posições e com bastante experiência, o que nos dá grande capacidade para procurar várias soluções diferentes durante o jogo.

 

Acredita que a equipa poderá ainda evoluir para patamares que lhe permitam vencer as equipas que ocupam os três primeiros lugares?

 

Temos qualidade para nos batermos com qualquer adversário, por isso acho que se continuarmos focados no nosso objetivo e a vencer jogos com a regularidade com que temos feito, podemos claramente ambicionar subir na classificação e sermos competitivos, mesmo com as equipas que estão acima de nós na tabela classificativa.

Atletas | Competições
8 JAN 2015

Mais Notícias