Dragon Force de novo em 1º
Nos dois jogos de domingo do campeonato da Proliga, o Dragon Force recuperou o comando da competição, isto depois de ter somado frente ao Vasco da Gama, a 8ª vitória (80-56) em igual número de jogos disputados.

Competições
22 DEZ 2014
A Academia do Lumiar, por sua vez, deu continuidade ao seu bom desempenho nesta primeira fase da competição, e bateu, em casa, o Atlético MNExpresso por 61-56.
Os azuis e brancos ganharam vantagem desde o quarto inicial do encontro (25-13), e apesar da boa réplica oferecida pelo Vasco da Gama no 2º quarto, venceram por 22-19, os azuis e brancos não facilitaram na etapa complementar.
Se ao intervalo a vantagem era de nove pontos (44-33), o bom desempenho defensivo dos dragões no recomeço do segundo tempo, 8 pontos sofridos, travou o ascendente dos visitados. No final do 3º período a vantagem já tinha subido novamente para a casa das dezenas (59-43), com os vascaínos a mostrarem-se impotentes para inverter o rumo dos acontecimentos nos derradeiros 10 minutos do encontro.
O Dragon Force quase dobrou o seu adversário na luta do ressalto (49-25), sendo que 18 foram conquistados na tabela ofensiva. O técnico Moncho Lopez voltou a utilizar doze jogadores, com 11 deles a contribuírem com pontos para o triunfo dos portistas. João Fernandes (15 pontos e 7 ressaltos) foi o mais concretizador, embora tenha sido João Torrié (7pontos, 11 ressaltos e 3 desarmes de lançamento)o mais valorizado.
Na equipa do Vasco da Gama João Veludo (18 pontos, 6 assistências e 5 ressaltos) teve uma prestação bastante completa, já Guilherme Siqueira destacou-se na marcação de pontos (14).
Academia venceu jogo muito equilibrado
O encontro entre a Academia e o Atlético foi muito disputado até final, sem que nenhuma das equipas tenha conseguido durante o encontro fugir da outra no resultado. Ligeiramente superior o conjunto da Tapadinha no 1º quarto (14-12), com a equipa da casa a dar a volta ao marcador até ao intervalo (28-24).
Uma curta vantagem que seria ainda diminuída durante o inicio do segundo tempo, com os visitados a iniciarem o derradeiro período com apenas dois pontos de vantagem (40-38). O jogo poderia ter caído para qualquer um dos lados, mas seria a formação do Lumiar a confirmar a 5ª vitória nesta fase regular, e assim colar-se ao Terceira Basket, 3º classificado da geral.
Muito bom desempenho de Carlos Tavares (19 pontos, 12 ressaltos, 4 assistências e 3 roubos de bola), MVP do jogo com 35 de valorização, bem secundado por Denis Neves (11 pontos e 5 ressaltos).
O extremo João Manuel voltou a dar o seu contributo à equipa de Alcântara, e deixou boas indicações como os números o demonstram: 19 pontos e 4 ressaltos.