CAB supera Ovarense
O CAB reagiu bem ao insucesso de se ver afastado da Taça Hugo dos Santos e bateu, perante os seus adeptos, a Ovarense por 77-59.

Competições
17 JAN 2015
Ao vencer pela diferença mínima, e após prolongamento, em Ílhavo (79-78), a Oliveirense cimentou, por sua vez, o quarto lugar nesta fase regular e deu mais um importante passo para poder beneficiar do fator casa numa possível 1ª ronda do playoff.
O jogo entre estes dois vizinhos foi repleto de emoção e incerteza no marcador. Depois de uma primeira parte em que as duas equipas se mostraram muito iguais, ao intervalo vantagem de um ponto (40-39) para os visitantes, o segundo tempo foi bastante mais animado.
Domínio do conjunto de Oliveira de Azeméis nos primeiros 10 minutos da etapa complementar, que no final do 3º período parecia bem encaminhado para vencer o encontro. Os forasteiros dispunham de uma vantagem de onze pontos (60-49), tendo em conta a baixa pontuação do jogo se afigurava relativamente confortável.
Boa reação da equipa liderada por Ricardo Vasconcelos, já que no derradeiro quarto foi a vez dos ilhavenses dobrarem a pontuação do seu adversário (22-11), levando o jogo para prolongamento. Nos 5 minutos suplementares, regressou o equilíbrio, com a Oliveirense a dispor, no último segundo e com o jogo empatado, dispor de dois lances livres. Sisic tremeu no primeiro, mas converteu o segundo, que permitiu ao conjunto de Oliveira de Azeméis segurar a sua sétima vitória pela diferença mínima (8-7).
O elevado aproveitamento da linha de lance-livre (23/25 – 92%) foi muito provavelmente um dos principais factores a permitir que a Oliveirense tivesse vencido o encontro. Foram cinco os atletas a terminarem o encontro com 10 ou mais pontos, embora Kenyon Jr (19 pontos e 5 assistências) e Dusan Sisic (15 pontos e 7 ressaltos) mereçam um destaque especial.
O Illiabum venceu a luta das tabelas (40-30), esteve melhor a atirar de longa distância (35% vs 28%), mas acabou por estar ligeiramente inferior nos lançamentos de 2 pontos e da linha de lance-livre.
O extremo Sérgio Correia (20 pontos) voltou a ser o melhor marcador do Illiabum, num encontro em que Stephen Nwaukoni (11 pontos e 17 ressaltos) esteve muito ativo nas duas tabelas.
CAB chega aos 50% de vitórias
O encontro antevia-se disputado, pois as formações já se defrontaram várias vezes esta temporada, pelo que o mútuo conhecimento tático era uma premissa para este embate.
O jogo começou melhor para os madeirenses, que venceram o 1º quarto por 19-15. Os insulares beneficiaram da inspiração individual de José Correia, melhor marcador do CAB nesta fase, que estava a registar uma prestação muito positiva nos dois lados do campo.
No segundo período, os vareiros melhoraram defensivamente, o CAB sentia algumas dificuldades em explorar o seu jogo interior, pelo que eram os lançamentos de média e de longa distância que lhes permitiam somar pontos no marcador. A Ovarense não se mostrava particularmente inspirada para meter a bola no cesto, e chega ao intervalo a perder por 24-34.
Nesta fase do encontro, o mais certeiro na equipa da casa era José Correia (10), muito bem acompanhado por Jovonni Schuler e Aaron Jordan (com 9 pontos cada um). Nos visitantes, os mais inconformados eram Miguel Miranda (10) e Jaime Silva (7).
No regresso dos balneários, o CAB revelou imensa entrega e energia, dominando a Ovarense em todas as áreas do jogo, vencendo o período por 21-13, tendo atingido o final do terceiro período na frente por 55-37. No derradeiro período, o CAB soube muito bem controlar os ritmos do jogo, manteve a necessária serenidade nos momentos-chave do encontro, algo que lhe permitiu conter e a ntural reação e desejo de mudar o rumo dos acontecimentos por parte do conjunto de Ovar.
Em termos individuais, José Correia (18 pontos, 2 ressaltos e 2 roubos de bola) e Jovonni Schuler (17 pontos e 9 ressaltos) foram os que mais se destacaram na equipa do CAB Madeira.
A dupla formada por José Barbosa (8 pontos, 6 assistências, 5 ressaltos e 2 roubos de bola) e Miguel Miranda (14 pontos, 5 ressaltos e 3 assistências) tudo fez para trazer a vitória da Madeira.