“Dignificar ao máximo a competição”

Estivesse o Boa Viagem na máxima força e o jogo do próximo fim-de-semana, com o Benfica, na Taça Federação, podia ter contornos diferentes.

Competições | FPB | Treinadores
27 JAN 2015

Mas as lesões que fustigam o plantel das açorianas não dão grande margem de manobra ao treinador…

 

 

A Taça Federação não poderia ter chegado em pior altura para a equipa do Boa Viagem. Muito condicionado pelas lesões, o técnico insular vai proporcionar competição às jogadoras menos utilizadas, o que faz com que este jogo tenha contornos diferentes do que seria habitual. “Iremos rodar as nossas atletas menos utilizadas, visto termos de momento as atletas norte-americanas lesionadas assim como a atleta Tatiana Milovac condicionada por lesão sofrida no último fim de semana contra a Quinta dos Lombos. Por tal, as nossas expectativas são baixas em termos de resultado.”

 

Roberto Simões aposta no scounting como forma de condicionar o sucesso da equipa encarnada, embora destaque a qualidade de três atletas que integram o conjunto benfiquista. “O Benfica tem na sua base o motor da sua equipa. Se conseguirmos anular parte das suas ações ofensivas, antecipando defensivamente alguns dos movimentos coletivos. Certamente poderemos tirar alguma vantagem condicionando deste modo a influencia também da norte americana Tara Booker e da jogadora Nogic.”

 

Para o treinador açoriano o perigo pode surgir do perímetro, ainda que a estatura e o trabalho de continuidade possam fazer a diferença nesta eliminatória. “Portanto, na minha opinião, o forte jogo exterior do Benfica, com uma equipa mais alta do que a nossa e que jogam juntas faz já algum tempo, são os seus pontos fortes.”

 

Obviamente que a estratégia do jogo pertence sempre ao treinador, ainda que nem sempre seja fácil definir o plano mais acertado ou que vá funcionar melhor… “O jogo interior, pois se conseguir anular o seu jogo exterior será difícil parar o jogo interior do Benfica sem jogadoras capazes de anular o mesmo. Tenho aqui uma dicotomia. Pois se defender zona para poder ter alguma consistência no ressalto, terei que aguentar com o jogo exterior do Benfica. Se for audaz e tentar defender o exterior, pois teremos dificuldade em defender o interior pelas razões já ditas.”

 

Esta será a primeira experiência de Roberto Simões numa Taça Federação, que lamenta não poder contar com todas as sua armas para esta competição. “Tenho pena que nesta festa do basquetebol que pela primeira vez participo, não tenha a equipa toda. Mas, iremos dignificar ao máximo a competição com o nosso empenho sabendo de antemão das dificuldades que nos assistem.”

Competições | FPB | Treinadores
27 JAN 2015

Mais Notícias