Lousada surpreende nos Açores
A equipa do Lousada AC voltou a causar sensação na Liga Feminina, ao bater na ronda deste sábado, na ilha S.

Competições
14 FEV 2015
Miguel, o União Sportiva por 69-65. Foi o segundo triunfo consecutivo das nortenhas fora de portas, que assim vêem-se cada vez mais envolvidas pela luta por um lugar na fase seguinte da prova, afastando-se da pressão das últimas posições da tabela classificativa.
Até aos 5-4 tudo parecia correr normalmente à equipa açoriana, mas bastaram cinco minutos para que as forasteiras conseguissem a maior vantagem do encontro (22-8). O Lousada parou de marcar pontos mas isso não a impediu de terminar na frente o 1º período (22-13).
Nos primeiros minutos do 2º período a equipa visitante manteve a diferença pontual estável na casa das dezenas, mas com o aproximar do intervalo a equipa da casa encurtou distâncias, e em tempo de descanso perdia por quatro pontos de diferença (30-34).
No regresso dos balneários, o União Sportiva chegou a diferença mínima (35-36), mas o Lousada lidou bem com o aproximar no marcador por parte do adversário, e rapidamente voltou a fugir no marcador (46-37). Nova reação das açorianas que terminaram melhor o período, ainda que obrigadas a ter que correr atrás do prejuízo (43-48).
A história do último período foi em tudo semelhante, a meio do quarto o Lousada vencia por um (55-54), mas em momento algum permitiu que o União Sportiva passasse para a frente do marcador. O jogo manteve-se muito equilibrado até ao final, o Lousada sempre na frente por curtas vantagens, mas apesar de toda a emoção e pressão colocada pelo adversário, as comandadas de Paulo Fidalgo geriram com distinção a almofada pontual de que dispunham.
Mesmo tendo dominado a luta das tabelas (31-20), principalmente a ofensiva (15), o União Sportiva acabaria por ser surpreendido, muito por culpa dos 20 turnovers cometidos durante do encontro. Mas muito mérito do Lousada, que esteve muito melhor a atirar ao cesto e se mostrou mais coletivo no ataque (14 vs 9 assistências).
A norte-americana All Wilkinson (25 pontos e 9 ressaltos) ficou a um ressalto de um duplo-duplo, o mesmo sucedeu com Joana Ferreira (20 pontos e 9 ressaltos), a que ainda somou roubos de bola, mas mesmo assim foram as principais responsáveis por mais um sucesso do Lousada.
Apesar de ter cometido demasiados turnovers (8), Shaqwedia Wallace (21 pontos e 4 ressaltos) este bem na equipa açoriana, tal como Tamara Milovac que registou um duplo-duplo (17 pontos e 10 ressaltos).