Final ABP jogou-se em ritmo de “Festa”
Na expectativa de inovar e fazer desta Final ABP um momento verdadeiramente marcante na “carreira” desportiva dos intervenientes, a ABP, com o apoio da CM Póvoa de Varzim e o CD Póvoa, realizou, em simultâneo e no mesmo pavilhão – Pav.

Associações | Atletas | Competições | FPB
10 FEV 2015
Desportivo Municipal da Póvoa de Varzim (magnifico espaço, diga-se), as Fases Finais dos Campeonatos Distritais de 1ª Divisão dos escalões SUB 16, Feminino e Masculino. Durante 3 dias foi possível constatar a presença muito significativa de pais, adeptos e simpatizantes dos clubes envolvidos e da modalidade em si. O ambiente vivido fez, de facto, lembrar a FESTA do BASQUETEBOL JUVENIL, com uma dinâmica e envolvimento muito próprios. Na competição propriamente dita, destacamos os títulos conquistados pelo CPN (S16F) e Dragon Force (S16M), que ao vencer todos os jogos disputados nesta FINAL ABP confirmaram assim o seu estatuto de favoritos que traziam da fase regular antecessora.
No sector feminino, o CDJ Régio sentiu algumas dificuldades normais fruto da sua inexperiência nestas “andanças”, não deixando de fazer o seu papel, o melhor que conseguiu. Por seu turno, o SC Coimbrões apesar de ter sido surpreendido pelo CD Póvoa, na jornada inaugural, acabou por ser a equipa que mais dificuldades conseguiu criar ao favorito CPN. Já o CD Póvoa, aproveitou o factor “casa” para melhorar a sua “performance” classificativa face ao que tinha feito até então e terminar como vice-campeão do seu escalão. Aqui todas as equipas estavam já apuradas para o Campeonato Nacional. Uma referência final para o CPN que com esta conquista fez o “pleno” vencendo todos os títulos distritais femininos da ABP.
A competição nos SUB 16 Masculinos apresentou-se um pouco mais equilibrada, com a Dragon Force a destacar-se da restante concorrência face aos argumentos individuais e colectivos que era capaz de apresentar. Nos jogos disputados entre os restantes contendores o equilíbrio foi a nota dominante, com todos eles – Maia BC, SC Vasco da Gama e Guifões SC – a vencerem e perderem jogos, decidindo-se a classificação final por diferença pontual nos jogos realizados entre si. Neste caso, Maia BC e SC Vasco da Gama levaram vantagem, garantindo assim os restantes dois lugares que davam acesso ao Campeonato Nacional do escalão.
Nas distinções individuais, referência especial para os MVP Beatriz Jordão (CPN) e Henrique Barros (Dragon Force) que completaram os 5 IDEAIS desta FINAL ABP, eleitos pelos treinadores intervenientes na competição:
SUB 16 Femininos:
Margarida Gonçalves (nº.4 – CDJ Régio);
Joana Ramos (nº. 14 – CD Póvoa);
Ana Ramos (nº. 4 – CD Póvoa);…
Catarina Lopes (nº. 5 – SC Coimbrões)
Beatriz Jordão (nº. 13 – CPN);
SUB 16 Masculinos:
Gonçalo Franco (nº. 11 – Guifões SC);
António Mota (nº. 17 – Dragon Force);
Vinícius Agueiro (nº. 6 – Maia BC);
Ruben Nobre (nº. 11 – SC Vasco Gama);
Henrique Barros (nº. 36 – Dragon Force);