Ginásio volta aos triunfos

O Ginásio não tardou a refazer-se da derrota da última jornada diante do Benfica B.

Competições
28 FEV 2015

Este sábado a formação da Figueira da Foz recebeu o Terceira Basket e venceu, por 71-63. Mas não foi um triunfo fácil, pois o jogo foi equilibrado. O Sangalhos visitou o Atlético e venceu, por 60-56, enquanto o Eléctrico superou a Academia (82-71) e mantém-se na peugada do Dragon Force.

 

Com efeito, os açorianos entraram bem no encontro, mas a reação dos figueirenses não se fez esperar e a equipa da casa acabou por recolher ao intervalo com o marcador a mostrar uma vantagem de 3 pontos (34-31). Só que a vantagem era escassa e o jogo estava longe de estar ganho…

 

Valeu ao Ginásio a experiência de José Costa (18 pontos, 4 ressaltos, 8 assistências e 3 roubos de bola) que, aliada à boa exibição de Marco Gonçalves (21 pontos, 15 ressaltos, 1 roubo de bola e 3 roubos de bola) acabou por permitir que os dois pontos da vitória ficassem em casa.

 

Do outro lado, só faltou mesmo a vitória para que a atuação de Matthew Divine fosse divina. Os 31 pontos, 16 ressaltos, 3 assistências e 2 roubos de bola que registou na partida serviram apenas para que fosse eleito MVP…

 

Benfica B volta a ganhar

 

O Benfica vive agora um período positivo como resultado de duas vitórias consecutivas que colocam os encarnados numa posição bem mais tranquila na tabela classificativa. O triunfo alcançado em Esgueira (68-60) coloca os encarnados a uma vitória de distância do 4º lugar, ainda que tenha um jogo a menos que a formação da Academia do Lumiar.

 

Domínio repartido nos primeiros 20 minutos, no entanto foi a equipa da casa a terminar melhor o 1º tempo, tendo ido para os balneários a vencer por seis pontos de diferença (29-23). Depois de uma 1ª parte marcada pela baixa pontuação, a etapa complementar abriu com as duas equipas a mostrarem-se mais concretizadoras (22-16), e em que os benfiquistas anularam a desvantagem pontual trazida do 1º tempo (45-45).

 

Nos últimos 10 minutos, o conjunto das águias acabou por ser mais forte, isto porque a sua eficácia ofensiva não diminuiu, facto que lhe permitiu vencer o decisivo quarto por 23-15.

 

Sérgio Silva (16 pontos, 5 ressaltos, 3 assistências e 3 roubos de bola) foi o melhor marcador dos encarnados, isto apesar de não ter convertido qualquer triplo, seguindo a tendência da equipa (2/22 – 9%). A prestação de Ricardo Monteiro, autor de um duplo-duplo (11 pontos e 10 ressaltos), foi importante para que o Benfica tivesse vencido a luta das tabelas (43-33).

 

António Gaioso (17 pontos e 10 ressaltos), MVP do jogo com 22.5 de valorização, foi o elemento em maior destaque na equipa de Esgueira, tendo sido bem acompanhado por Renato Lóio, autor de 14 pontos, 7 ressaltos e 3 assistências.

 

Guifões vence jogo importante

 

Na batalha pela manutenção, o Guifões, a jogar em casa, conseguiu um importante e suado triunfo diante do Vasco da Gama (75-72) adversário direto na luta por esse objetivo. Depois de ter terminado na frente a 1ª parte (40-36), a equipa de Guifões viu o seu adversário dobrar a sua pontuação (18-9) durante o 3º período, um parcial que colocava os vascaínos na liderança à entrada do último quarto (54-49).

 

Reagiram bem os visitados, que beneficiaram do facto do 4º período ter sido o mais produtivo em termos ofensivos (26 pontos) para conseguir dar a volta ao marcador e garantir uma importante vitória na tentativa de fuga aos dois últimos lugares da tabela.

 

O extremo Fábio Fernandes (26 pontos,10 ressaltos e 3 assistências) esteve com a mão quente da linha de três pontos, e converteu as 4 tentativas, acabando por ser o MVP do jogo, com 35 de valorização.

 

O Vasco da Gama não esteve tão eficaz nos tiros de longa distância (44% vs 21%), bem como da linha de lance-livre, onde desperdiçou sete preciosos pontos (8/15 – 53%). Felissanio Torres (18 pontos e 12 ressaltos) foi o jogador que mais se destacou no conjunto visitante.

 

Com a derrota caseira do Atlético frente ao Sangalhos, as três equipas, Guifões, Vasco da Gama e a formação da Tapadinha, estão agora empatadas no fundo da classificação todas com 4 vitórias, se bem que a equipa do vascaína tenha um jogo a menos que as restantes. 

Competições
28 FEV 2015

Mais Notícias