“São equipas muito fortes”

Depois do enorme sucesso alcançado no ano de estreia da LFB, a equipa do União Sportiva continua a revelar-se muito competitiva, mesmo com um grupo de trabalho bem diferente do da última temporada.

Competições | Treinadores
28 FEV 2015

O treinador Ricardo Botelho aponta o playoff como meta desta fase regular, e partir daí pensar jogo a jogo, mas sempre com a ambição de vencer o próximo. A equipa já esta apurada para a final four da Taça, e em caso de vitória nesta dupla jornada, frente a GDESSA e Torres Novas, a formação da ilha de S. Miguel fica bem lançada para conseguir vantagem casa na 1ª ronda da próxima fase da competição.

 

Pelo segundo ano consecutivo o União Sportiva vai estar presente na Final Four da Taça de Portugal. Um sinal da afirmação do clube no basquetebol feminino?

 

É com grande satisfação que o Clube União Sportiva chega pelo segundo ano consecutivo à final da Final Four da Taça de Portugal. Era um dos objetivos da nossa equipa para esta época estar presente neste ponto alto do basquetebol feminino.

Esta participação demonstra o quanto todo o Clube tem trabalhado para conseguir ter uma equipa competitiva e que possa estar presente com regularidade nos pontos altos. 

 

Sente que, cada vez mais, o projeto é atrativo e competitivo, e por isso facilita o trabalho do recrutamento?

 

Este projeto começou há duas épocas com a nossa estreia no Campeonato da I Divisão e logo com a conquista do titulo. Na época passada realizamos uma época notável, superando todas as nossas expetativas iniciais. 

É lógico que a Direção do Clube tem trabalhado no sentido de dar continuidade a este projeto e sempre que possível melhor'a-lo. Este conjunto de fatores vem facilitar o recrutamento de atletas para a constituição do nosso plantel.

 

A saída de Jhasmin Player obrigou a que o grupo de trabalho fosse reformulado para esta temporada?

 

A saída de Jhasmin foi sem duvida uma perda muito grande para a nossa equipa, basta ver os seu números da época transacta para perceber isto. Esta época tentamos construir uma equipa mais equilibrada e com mais soluções para colmatar a saída desta grande jogadora.

 

Ainda faltam algumas etapas para que o Sportiva se possa bater por títulos esta temporada? Ou, pelo contrário, já está em condições de vencer troféus?

 

Os objetivos traçados para esta época não incluem a conquista de qualquer título.  Os objetivos definidos foram estar presente nas fases decisivas das provas nacionais e conseguir o apuramento para o Playoff do Campeonato da Liga Feminina. Alcançados estes objetivos, tudo faremos para discutir todos os jogos e assim podermos chegar o mais longe possível.

 

Uma das primeiras 4 posições, é o objetivo da equipa até final da fase regular?

 

Não. Como referi, no Campeonato o objetivo do Clube União Sportiva é conquistar um lugar no playoff. Naturalmente, a nossa equipa entra em todos os jogos para vencer e quanto mais vitórias conseguir melhor classificada ficará e automaticamente jogará no Playoff com equipas teoricamente mais acessíveis.

Nestas cinco últimas jornadas vamos jogar com as três equipas que estão matematicamente a disputar da 3ª à  6ª posições. Estas posições vão-se definir com estes jogos. 

 

Sair vitorioso desta jornada dupla é mais um importante passo para alcançar esse objetivo? E que dificuldades espera de cada um dos adversários?

 

Para acabar a primeira fase da Liga faltam cinco jogos. Todos eles serão encarados pela nossa equipa como jogos decisivos, todos eles com um grau de dificuldade bastante elevado, porque se tratam de adversários diretos na disputa dos lugares referidos, porque são equipas muito fortes e que têm objetivos idênticos aos nossos.  

Os jogos desta jornada dupla serão muito difíceis A equipa do GDESSA é muito organizada, joga sempre com grande agressividade e intensidade, alterna muito bem o seu jogo defensivo. Nos últimos jogos tem realizado exibições de muito bom nível.

A equipa do Torres Novas tem uma dupla de estrangeiras de muita boa qualidade, a Rachel Story e Jade Barber, e o seu jogo ofensivo passa muito por esta duas excelentes jogadoras.

Competições | Treinadores
28 FEV 2015

Mais Notícias