LPB em contagem decrescente

A ronda de domingo da LPB será extremamente interessante no que toca à luta pela permanência e acesso ao playoff.

Competições
2 ABR 2015

Os últimos quatro classificados entram em ação, sendo que dois deles, Maia Basket e Illiabum defrontam-se nesta jornada. O Sampaense está obrigado a vencer, em casa, o CAB Madeira, e um triunfo do Galitos Barreiro Tley colocaria a equipa do Barreiro numa situação bastante mais confortável.

 

A vitória caseira do Illiabum sobre o Sampaense Basket na última ronda da LPB coloca os ilhavenses a uma vitória de distância do 10º lugar, se bem que caso de igualdade pontual com a formação do Barreiro, os comandados de Ricardo Vasconcelos perdem no confronto direto. Um resultado positivo na Maia, permitiria ao Illiabum somar mais uma vitória, mantinha os maiatos envolvidos na luta pela manutenção, algo que beneficiaria os ilhavenses.

 

Mas do outro lado estará uma equipa que venceu três dos seus últimos quatro jogos, derrota frente ao SL Benfica, e embora não possa sentir-se livre do perigo da descida, a verdade é que ainda pode sonhar com uma presença no playoff. Não será fácil, até porque em caso de igualdade pontual com Oliveirense e Algés, a formação da Maia perde no confronto direto, isto apesar de ter vencido um dos dois jogos disputados durante a fase regular frente a essas duas equipas.

 

O confronto que colocará frente a frente Ovarense e Galitos acaba por ser importante para as duas equipas, embora por motivos diferentes. Os vareiros continuam à procura de uma posição na tabela classificativa que lhe permita ter vantagem casa na 1ª ronda do playoff, já o conjunto do Barreiro procura afastar-se em definitivo dos lugares de descida. Mais do que isso será complicado, já que perde no confronto direto com o Maia Basket, mas tem ainda a possibilidade de ficar em vantagem frente à Oliveirense que está a duas vitórias de distância.

 

O Sampaense Basket já não depende apenas de si próprio, uma vez que para sair dos dois últimos lugares o conjunto de S. Paio de Gramaços está obrigada a ter melhor registo de vitórias que o Galitos Barreiro Tley, e só um desempate a dois frente ao Illiabum lhe será favorável. Isto porque num desempate a três ou com a equipa do Barreiro, o Sampaense perde no confronto direto. Isto sem esquecer um possível cenário de um empate a quatro equipas, caso o Maia se envolvesse nesta luta, e tudo mudaria de figura, pelo que há que aguardar pelo resultado do jogo os maiatos frente ao Illiabum.

 

O Lusitânia, já carimbou matematicamente a entrada no playoff, recebe a visita do Vitória, segundo classificado da fase regular, lugar que já garantiu, sem perder vista o topo da classificação. O objetivo imediato dos açorianos é, com certeza, procurar a melhor classificação possível, já os vimaranenses mantêm vivas as esperanças de poder chegar ao 1º lugar.

 

Olhando para o quadro da classificação, e numa altura em que todas as equipas contabilizam 19 jogos, o Lusitânia é quarto (29 pontos) e com possibilidades matemáticas de chegar a terceiro, na posse da sensação Barcelos (31 pontos), se bem que não dependa somente de si próprio.

 

SL Benfica (1º com 36 pontos) e Vitória de Guimarães (2º com 35) são matematicamente inalcançáveis. Segurar o quarto posto já seria, contudo, ótimo, atendendo à forte concorrência de Ovarense, CAB Madeira, Algés e, porventura, UD Oliveirense.

 

A equipa comandada por Fernando Sá sabe que não será fácil chegar à liderança, até porque tem desvantagem no confronto direto com os encarnados em caso de igualdade pontual. No entanto, a formação benfiquista desloca-se nesta jornada a Barcelos, um adversário que esteve muito perto de derrotar os atuais campeões nacionais na final da Taça de Portugal.

Competições
2 ABR 2015

Mais Notícias