Convívio Mini 8

Realizou-se dia 28 de março de 2015, sábado, no Pavilhão Municipal de Condeixa-a-Nova, um convívio de minibasquetebol organizado pelo Clube de Condeixa Basquetebol/Halloween Candy/Jessicar/Habitus envolvendo mais quatro equipas: a Fundação Beatriz Santos/CAD, o Ginásio Figueirense/Sporting Figueirense, a Academia Basquetebol e Olivais Futebol Clube e a equipa da casa.

 

A partir das dez da manhã iniciaram-se os jogos em dois campos. Contando com um grupo significativo de pais que acompanham os petizes, a jornada dos minibasquetebolistas decorreu com alegria e vivacidade, como é típico nesta fase etária. Os jogos sucederam-se com uma breve pausa para cada uma das equipas poder lanchar. Em jogos de quatro para quatro, com quatro períodos de seis minutos e pequenos intervalos entre cada período, sendo obrigatório colocar todos os jogadores em campo ao longo do jogo e, neste escalão, os jogadores não podem tirar a bola ao adversário quando estes a têm controlada.

 

O resultado também foi o menos importante. Os sorrisos de felicidade, o convívio, os progressos técnicos, o domínio da bola, a capacidade de passe e os cestos concretizados foram tónicos importantes para manter o interesse pela modalidade, que procura captar novos praticantes. Todas as equipas jogaram entre si conseguindo momentos muito bonitos, rápidos e alguns lançamentos já arrojados. Alguns com mais tempo, outros com menos tempo de prática, mas todos com vontade de aprender e sobretudo de jogar para melhorar a técnica individual e perceber que sendo uma modalidade coletiva é fundamental manter todos atentos e concentrados nas tarefas que têm que desempenhar.

 

A modalidade conta em Condeixa quase meia centena de praticantes entre os escalões mini-8, mini-10 e sub-16, tendo aproveitado os conhecimentos dos responsáveis pelo Clube de Condeixa Basquetebol, Luís Gonçalves, Pedro Santos, com o apoio de Ticha Leal e de alguns pais que prestaram apoio na realização do evento como Rui Pinto e Célia Mendonça (diretores dos escalões mini-8 e mini-10), bem como de algumas jovens atletas do escalão de sub-16 femininos. O número de praticantes tem vindo gradualmente a aumentar e a consolidar num concelho onde não existia tradição na modalidade, sendo objetivo da seção criar novos escalões, assim haja mais praticantes em diferentes patamares etários.

 

Cerca das doze horas e trinta minutos, a meia centena de jovens atletas presentes tirou a fotografia de conjunto da praxe e soltou o grito de saudação ao minibasquetebol juntando os pais e famílias presentes num momento de agradável convívio e alegria que tiraram fotografias às suas crianças acompanhando-as na sua alegria com a prática do desporto e de uma modalidade.

29 MAR 2015