CAB e SPORTIVA entram a vencer

CAB Madeira e União Sportiva venceram as partidas iniciais e ganharam vantagem na luta pelo título de campeãs nacionais na Fase Final que se está a disputar, no Pavilhão Sidónio Serpa, em Ponta Delgada – S. Miguel.

Competições | FPB
24 ABR 2015

 

Jogaram primeiro CAB e Vagos com as madeirenses a superiorizarem-se por 74-61. Na segunda partida o Spotiva defrontou e venceu o Quinta dos Lombos por 56-78.

 

Perante estes resultados fica definido o calendário até final:

Amanhã, Sábado, Vagos e Sportiva jogam às 15h00 e Quinta dos Lombos defronta o CAB às 17h00. Domingo decidir-se-á tudo com Quinta dos Lombos a enfrentar o Vagos pelas 14h30 e CAB e Sportiva a jogar às 16h30.

Primeiro jogo da Fase Final e primeira vitória para o CAB Madeira numa partida onde vincou clara superioridade física como o demonstra o número de ressaltos ofensivos (21) e a clara vantagem na área pintada onde marcou 40 pontos contra apenas 20 do Vagos.

 

No entanto, o Vagos nunca baixou os braços e os primeiros 5 minutos denunciavam que não iria ser um inicio de prova muito tranquilo para as madeirenses. O Vagos ainda esteve na frente (10-13) mas um parcial de 10-0 permitiu às “amigas” acabar os primeiros 10 minutos a vencer por 5 pontos (20-15).

 

Voltou a entrar bem o CAB, que chegou perto da dezena de pontos de vantagem à passagem dos 15 minutos (29-20) e, paulatinamente, foi conseguindo ser mais consistente que as adversárias e as vaguenses começavam a ter que “correr” atrás do resultado. O intervalo chegou com 36-29 favorável ao CAB.

 

O segundo momento decisivo da partida veio no regresso das cabines. Um parcial de 10-0 no inicio do 3º período dava algum conforto às madeirenses e tornavam mais difícil a resistência do Vagos. As diferenças subiram para os dois dígitos e os 11 pontos com que se entrava no 4º período, não sendo decisivos transmitiam confiança.

 

A experiência das madeirenses e a superioridade nas tabelas (48-35) no total permitiram ao CAB manter distâncias e com pouco mais de 3 minutos por jogar e 16 pontos de vantagem a vitória estava praticamente assegurada e chegou com uns finais 74-61.

 

Nos destaques individuais, Ashley Bruner esteve à beira do duplo-duplo (9p e 13r) com Kristen Mann (13p e 6r), Joana Lopes (13p) e Sofia Silva (11p) em bom nível. No Vagos, Joana Canastra (21p – 5 triplos) foi quem mais se destacou.

 

No segundo duelo da noite o Sportiva arrancou uma excelente primeira parte. A passagem do 5º minuto assinalava 9 pontos de vantagem para as açorianas mas o Quinta dos Lombos ainda conseguiu chegar a 3 pontos no final do período (17-20). O segundo parcial ainda trouxe um ligeiro equilíbrio mas de novo, a partir do minuto 15, o União começou a “cavar” um fosso que terminou com um parcial de 8-0 e 14 pontos à maior na ida para os balneários.

O descanso parecia ter feito bem à equipa dos Lombos. 9-0 no arranque da segunda parte pareciam trazer à tona do jogo a equipa de Cascais. Todavia, Jahsmin Player pegou na batuta do jogo e com 7 pontos consecutivos recolocou as micaelenses com uma vantagem superior à dezena. Um triplo de Rosinha repunha os 14 pontos de vantagem com que se chegou ao decisivo período (45-59).

 

O 4º período trouxe a consolidação e ampliação da vantagem do Sportiva. Pouco a pouco a diferença ia subindo e a equipa dos Lombos não encontrava forma para reduzir diferenças. Com 5 minutos para jogar chegava-se à maior diferença no placar com 22 pontos à maior para as insulares. Praticamente decidido o vencedor era importante para a equipa dos Lombos procurar encurtar distância porque poderá vir a ter influência no desfecho final da prova.  Não foi possível e as açorianas terminaram com uns claros 56-78.

 

Destaques individuais para Jahsmin Player nas vencedoras com um duplo-duplo (29pts e 13res) e para Shanell Harrison nos Lombos também com um duplo-duplo (27pts e 17res).

Competições | FPB
24 ABR 2015

Mais Notícias