Barcelos ganha tira-teimas
O jogo da negra entre Barcelos HotelTerçoGiv e Algés/UAL começou a desenrolar-se dentro do habitual equilíbrio que marcou a série, mas a maior inspiração dos barcelenses no recomeço da etapa complementar colocou os minhotos na ronda seguinte da competição.

Competições
6 MAI 2015
O parcial de 22-9 conseguido pelos comandados de José Ricardo Rodrigues durante o 3º período, foi o mote para uma vitória do Barcelos HotelTerçoGiv (66-54) no jogo do tira-teimas deste playoff.
Os primeiros 20 minutos do jogo entre Barcelos e Algés confirmaram as expetativas sobre um embate equilibrado. Foi uma 1ª parte de poucos pontos, em qua cada uma das equipas venceu um quarto (16-14 e 10-11), mas sempre por curtas diferenças, sinal que nenhuma delas se conseguia superiorizar ao adversário.
Os tiros de longa distância eram um pesadelo para as duas equipas, especialmente para o Algés, que falhou as nove tentativas durante o 1º tempo. O Barcelos não esteve muito melhor, converteu apenas 1, apesar de ter usado mais vezes esta arma ofensiva (13).
O intervalo chegou com os barcelenses na frente do marcador (26-25), sobretudo porque foi um pouco mais eficaz nos lançamentos de curta e média distância e conquistou mais idas para a linha de lance-livre (7 vs 1).
O recomeço da etapa complementar teve contornos bem diferentes, muito por culpa do bom desempenho do Barcelos nos dois lados do campo. O parcial de 22-9, favorável aos visitados, colocou o Barcelos numa posição bem mais confortável no final do 3º período (48-34), principalmente porque deu a oportunidade a uma equipa experiente, que já tinha vivido esta temporada muitos momentos de pressão, de gerir uma almofada pontual.
Os algesinos, à imagem do que fizeram durante toda a série, correram atrás da diferença, lutaram para mudar o rumo da eliminatória, mas a vitória por 20-18 no último período foi insuficiente para manter a formação de Algés na competição. A melhoria na eficácia do tiro de longa distância no 2º tempo (6/10), a boa presença no ressalto ofensivo (14), e o melhor controlo da posse de bola (13 turnovers), permitiu que a formação liderada por José Ricardo Rodrigues siga para as meias-finais da prova.
O duplo-duplo (16 pontos e 11 ressaltos) de Marko Loncovic foi determinante para o sucesso do Barcelos, e fez dele o MVP do jogo com 25 de valorização. Igor Dukovic (8 pontos e 15 ressaltos) ajudou a dominar a luta das tabelas, e a dupla formada por Nuno Oliveira (15 pontos, 7 roubos de bola e 5 ressaltos) e Carlos Fechas (14 pontos e 4 assistências) contribuiu para a eficiência atacante da equipa.
O norte-americano Darren Townes (14 pontos e 9 ressaltos), que esteve mais ativo durante a 1ª parte, foi o atleta algesino mais valorizado, num jogo em que a equipa esteve infeliz no tiro de três pontos (1/14), e que teve apenas mais um jogador a marcar na casa das dezenas: Rui Quintino (11 pontos).