Benfica invicto

Após dois dias de prova, o SL Benfica passou a ser a única equipa em competição sem derrotas, isto porque os encarnados bateram o Odisseia Basket, por 92-65, e no primeiro jogo do dia o Maia Basket superou a equipa do Vasco da Gama (76-71).

Competições | FPB
23 MAI 2015

Continua tudo em aberto quanto à discussão do título, se bem que as condições sejam bem mais favoráveis para os encarnados poderem conquistar o troféu. Maia Basket e Odisseia Basket defrontam-se este domingo às 10 horas e, duas horas mais tarde, será a vez de SL Benfica e Vasco da Gama medirem forças.

 

Vasco da Gama e Maia Basket chegavam ao 2º dia de prova com estados de espírito contrastantes. Os vascaínos moralizados pelo triunfo do dia anterior, e os maiatos a digerirem uma pesada derrota na jornada inaugural. E seria a equipa da Maia a assumir desde muito cedo o comando do jogo, uma vez que nunca esteve a perder durante todo o encontro. No final dos primeiros 10 minutos já tinha dobrado a marcação do seu adversário (28-14), uma vantagem que se manteve estável até final do 1º tempo (45-32).

 

Com pouco mais de 3 minutos para jogar no 3º período, o Maia Basket conseguiu a maior diferença pontual, tendo mesmo ultrapassado os vinte pontos (57-36). Tudo parecia correr bem aos maiatos que no final do quarto venciam pela confortável margem de dezassete pontos (59-42). Nada que fizesse desanimar a combativa e competitiva equipa do Vasco da Gama, que a 1.30 minutos do final, depois de um triplo de Guilherme Sequeira, já só perdia por quatro pontos (68-72). Novo triplo do mesmo atleta, a 11 segundos do fim, reduzia para dois (71-73), isto também porque os maiatos não se mostravam muito eficazes da linha de lance-livre. Ainda assim, a vitória não fugiu à equipa da Maia, que ficou mais segura após um comprometedor turnover do ataque do Vasco da Gama.

 

As exibições de Pedro Meireles, ficou a um ressalto de um duplo-duplo (25 pontos e 9 ressaltos), Nuno Ferreira (14 pontos e 11 ressaltos) e Miguel Marques (15 pontos, 3 ressaltos e 3 assistências) foram preponderantes para que o Maia Basket alcançasse a sua primeira vitória nesta fase final.

 

O Vasco da Gama bem tentou dar a volta ao jogo, muito por culpa dos contributos de João Guimarães (20 pontos e 19 ressaltos) e João Oliveira (14 pontos, 7 assistências e 5 ressaltos).

 

Depois de dois dias de competição, o Benfica passou a ser a única equipa invicta, pelo que está muito bem posicionada para conquistar o titulo de campeão nacional. Desde logo é a única equipa que depende de si próprio, e tem ainda a vantagem de, em caso de derrota, poder gerir a diferença pontual de forma a não comprometer o 1º lugar.

 

Os encarnados entraram determinados em decidir cedo o jogo frente ao Odisseia Basket, e no final do 1º período já lideravam confortavelmente o jogo (27-10). Até ao intervalo, o ataque benfiquista continuava a valer pontos, mantendo-se as dificuldades do Odisseia para ultrapassar a defesa benfiquista (56-20).

 

O descanso em nada alterou o rumo dos acontecimentos, bem pelo contrário, já que foram os benfiquistas a voltar a entrar melhor no jogo, atingindo a máxima vantagem do jogo (65-21). Embora tenha equilibrado a luta das tabelas, os 10 triplos sofridos pelo Odisseia Basket complicaram a sua tarefa, isto porque não esteve nada eficaz a lançar ao cesto (40% de 2 pontos e 15.4% de 3 pontos).

 

O extremo Sérgio Silva (18 pontos, 6 ressaltos e 3 roubos de bola) voltou a realizar uma exibição positiva, bem secundado por Ricardo Monteiro (16 pontos e 8 ressaltos) e Aljaz Slutej (14 pontos e 3 ressaltos).

 

Foram quatro os elementos do Odisseia Basket a terminar o encontro na casa das dezenas, com a dupla formada por João Magalhães e José Martins a somar 13 pontos, mais um do que David Jorge (12 pontos e 8 ressaltos) e João Caldeira (12 pontos, 3 assistências e 3 ressaltos).

Competições | FPB
23 MAI 2015

Mais Notícias