Vasco da Gama e Benfica triunfam

A 1ª jornada da fase final do campeonato nacional de sub-20 masculinos terminou com as vitórias de Vasco da Gama e SL Benfica sobre o Odisseia Basket (86-78) e Maia Basket (90-55).

Competições | FPB
22 MAI 2015

Vencedores e vencidos defrontam-se este sábado na 2ª jornada da prova, com a equipa do Vasco da Gama a defrontar, pelas 18 horas, o Maia Basket, e duas horas mais tarde, às 20 horas, será a vez de o Benfica medir forças com a outra equipa lisboeta, o Odisseia Basket.

 

No primeiro jogo da noite, o resultado manteve-se equilibrado até ao empate a 13 pontos, altura em que o conjunto do Vasco da Gama começou a afastar-se no marcador. No final do 1º período vencia por sete pontos de diferença (25-18), uma vantagem que dobraria em tempo de intervalo (52-38).

 

Já perto do final do 3º tempo, os vascaínos chegaram à diferença máxima do encontro (64-46), mas nem isso fez baixar os braços à formação do Odisseia. A 1.20 minutos do fim, a competitiva equipa do Odisseia perdia por apenas três pontos (76-79), mas quatro pontos consecutivos da equipa do Vasco da Gama seguravam a vitória na estreia.

 

Na equipa vencedora, Ivo Coutinho (22 pontos e 6 ressaltos) esteve muito bem, tendo sido bem secundado por João Oliveira (15 pontos, 4 ressaltos e 3 assistências), Guilherme Sequeira (17 pontos e 5 ressaltos) e João Guimarães (11 pontos, 13 ressaltos e 4 assistências).

 

O melhor marcador do encontro acabou por ser o atleta do Odisseia, David Jorge, autor de 24 pontos, 7 ressaltos e 3 roubos de bola. O base João Caldeira (13 pontos e 7 assistências) também contribuiu para a boa recuperação efetuada pela equipa, mas não foi suficiente para garantir a vitória.

 

Benfica resolve no 1º período

 

Não levou muito tempo para que os encarnados colocassem um travão nas aspirações do Maia Basket em discutir a vitória na jornada inaugural desta competição. Isto porque, bastaram 10 minutos para os encarnados construírem uma confortável vantagem de vinte e dois pontos (31-9). Um inicio de jogo muito comprometedor por parte do Maia Basket, que obrigou os maiatos a terem que correr atrás do prejuízo.

 

Uma tarefa que não foi bem sucedida, com a maior diferença a registar-se à passagem do 38º minuto (88-49), confirmando-se o favoritismo dos encarnados para este encontro. A equipa benfiquista dominou a luta das tabelas (50-28), 18 ressaltos ofensivos, e esteve bastante mais eficaz nos lançamentos de campo.

 

O esloveno, Alaj Slutej, foi o melhor marcador do Benfica com 19 pontos, a que somou 4 ressaltos, 3 assistências e 3 roubos de bola. O extremo Sérgio Silva registou um duplo-duplo (11 pontos e 11 ressaltos), e em que Artur Castela (15 pontos e 9 ressaltos) ficou igualmente muito perto de o conseguir.

 

O atleta Pedro Meireles contabilizou um duplo-duplo (13 pontos e 11 ressaltos), acabando por ser o único elemento do Maia Basket a terminar o jogo na casa das dezenas em pontos marcados.

Competições | FPB
22 MAI 2015

Mais Notícias