«Queremos crescer»
Em vésperas de arranque de um curto estágio, o selecionador nacional de sub-20 masculinos traça as metas para a concentração e para as provas onde vai competir, nomeadamente o Europeu do escalão.

Atletas | Competições | Seleções
8 JUN 2015
“Quem representa as cores do País fá-lo sempre e em qualquer circunstância: compromisso, empenho, ambição e respeito são valores intocáveis”, assegura o técnico.
Qual ou quais os principais objetivos deste curto estágio?
Queremos que esta seja já uma primeira etapa de preparação para o Campeonato da Europa, que começa a a 9 de julho, e completar um plano de observações de atletas iniciado, entretanto, a 29 de março. Para além de conteúdos que entendemos importantes, e que já foram superficialmente abordados no primeiro estágio de preparação, queremos aumentar a quantidade de informação e tentar perceber com que intensidade podemos treinar nesta altura da época.
Deduzimos que o grupo final ainda esteja em aberto. O que procura num jogador para a sua seleção?
Já o dissemos numa entrevista anterior e não nos cansamos de repetir. Ser jogador da Seleção Nacional representa o expoente máximo de qualquer atleta. O seu comportamento em treino, em jogo e fora deles é uma referência para quem nos observa. Quem representa as cores do País fá-lo sempre e em qualquer circunstância: compromisso, empenho, ambição e respeito são valores intocáveis.
Daquilo que já pode observar, quais os capítulos do jogo que mais vão merecer a sua atenção?
Em qualquer uma das quatro fases do jogo há informação importante a passar e a reforçar aos jogadores. Não entendemos haver uma delas que se sobreponha a qualquer uma das outras. Queremos todos que o nosso basquetebol tenha transições rápidas e ataques de posição eficazes e esclarecidos mas, é igualmente intenção de todos nós, apresentar uma recuperação defensiva segura e regrada e um sistema defensivo profundo e agressivo. Para o conseguir, temos que trabalhar todas as fases do jogo acima discriminadas.
De que forma pretende que a sua seleção se apresente sempre que esteja a competir?
A nossa seleção pretenderá apresentar-se de forma a conquistar o respeito dos nossos adversários, aumentando a nossa autoestima durante o período de preparação e com o imprescindível espírito de corpo adequado à sua intenção primeira de ser um digno representante do nosso País. Será assim, com toda a certeza, que nos apresentaremos todos os dias a partir de 5 de junho.
E tendo em conta as caraterísticas desta geração de jogadores, o que poderá ser explorado nesta seleção?
Sabemos o que queremos com estes e com todos os jogadores que connosco trabalharão na firme intenção de nos tornarmos todos os dias uma melhor equipa. Não sabemos ainda como nem para onde iremos crescer nos tempos mais próximos. Sabemos apenas que queremos crescer.
Alguma mensagem que queira deixar para todos os possíveis selecionáveis a integrar o grupo de trabalho?
A nossa principal mensagem foi já passada no final do primeiro estágio. Os nossos atletas sabem que se irão apresentar na forma física e desportiva indispensável para podermos fazer o nosso trabalho. Temos a certeza que todos eles se apresentarão “a jogo” na próxima 6ª feira em excelentes condições.