Tubarões triunfam em casa

A equipa do Tubarões La Cabane festejou em casa a conquista da Taça Nacional no escalão de sub-16 femininos.

Competições | FPB
31 MAI 2015

No jogo da final disputado em Quarteira, a formação algarvia bateu o Vasco da Gama por 86-66. O resultado final não reflete o que se passou durante os 40 minutos, uma vez que o triunfo dos Tubarões apenas foi confirmado nos últimos oito minutos do encontro. No encontro de atribuição dos 3º e 4º lugares, o B.C.Limiense/R. Amorim superiorizou-se à equipa açoriana do União Sportiva (58-47).

 

A equipa dos Tubarões foi a primeira a somar pontos e desde então não mais perdeu a liderança do mesmo. Passados 10 minutos a vantagem já estava na casa das dezenas (19-8), e apesar das melhorias ofensivas do conjunto nortenho durante o 2º período, as algarvias continuavam na frente em tempo de intervalo (36-28).

 

No recomeço da etapa complementar, a diferença entre as duas equipas manteve-se sempre na cada das unidades, embora sempre com o conjunto de Quarteira na frente do resultado. O habitual espírito de luta das equipas do Vasco da Gama é traduzido em competitividade, uma atitude que fez chegar a equipa do Porto a três pontos de diferença (53-56) a oito minutos do final do jogo.  O problema das faltas começou a afetar a equipa dVasco da Gama, que nesta fase tão importante perdeu, em dois minutos, duas das suas jogadoras mais valiosas, agravando-se o desiquilibrio na luta das tabelas.

 

Foi o melhor que a equipa vascaína conseguiria, pois em pouco mais de três minutos os Tubarões voltavam a fazer subir a diferença para os dois dígitos (67-56). Nos últimos 4 minutos do encontro o conjunto do Vasco da Gama apenas somou um ponto, daí a explicação para um resultado final tão desnivelado e um pouco enganador.

 

O domínio dos Tubarões na luta das tabelas foi avassalador (51-30), sendo que a sua percentagem de lançamentos de curta e média distância impressionou pela positiva (34/60 – 56.7%), como foi a principal causa do sucesso das algarvias nesta final. Uma tática que se revelou acertada, uma vez que não converteram qualquer triplo dos seis que tentaram durante o encontro.

 

A jovem Denise Tavares (25 pontos e 13 ressaltos) este muito bem nos dois lados do campo, Rita Leonardo (18 pontos e 10 ressaltos) e Sara Gouveia (19 pontos e 5 ressaltos) deram igualmente contributo importantes em diferentes áreas do jogo.

 

Maria marinho registou um duplo-duplo (18 pontos e 11 ressaltos), mas nem com a ajuda de Rita Oliveira (16 pontos e 4 ressaltos) conseguiu conduzir o Vasco da Gama até à vitória.

 

B.C.Limiense/R. Amorim foi 3º classificado

 

No 1º dia de competição, o B.C.Limiense/R. Amorim esteve muito próximo de marcar presença no jogo da final, uma vez que perdeu por apenas dois pontos frente à equipa que jogava em casa, os Tubarões da Quarteira (70-72). Já o União Sportiva sentiu mais dificuldades frente ao Vasco da Gama, tendo acabado por perder por 45-69.

 

No confronto entre as duas equipas vencidas da 1ª jornada, levou a melhor a equipa de Ponte de Lima que derrotou a formação da ilha de S. Miguel por 58-47.

Competições | FPB
31 MAI 2015

Mais Notícias