Estoril Basket vence Taça Nacional

A equipa sub-18 masculina do Estoril Basket terminou da melhor forma a época desportiva, já que conquistou, este fim de semana, em Bragança, a Taça Nacional do respetivo escalão.

Competições | FPB
31 MAI 2015

No jogo decisivo, a formação do Estoril bateu a AD Sanjoanense por 68-62. Os primeiros três períodos foram muito equilibrados, várias alternâncias no comando do marcador e só derradeiro período, fruto de um parcial de 9-0, o conjunto lisboeta conseguiu fugir no resultado.

 

Nos instantes iniciais do encontro ligeira superioridade para equipa que viajou de S. João da Madeira, que no final do 1º período vencia por três pontos de diferença (16-13). Uma liderança que mantinha em tempo de intervalo (34-29), isto depois de segundos antes ter registado a diferença máxima do encontro (34-27). A meio do 3º período, mantinha-se na frente a Sanjoanense (41-37), se bem que pouco tempo depois se registava mais um empate no jogo (41-41). No arranque do 4º período, novo empate, desta vez a 47 pontos, até que se deu o momento decisivo do jogo. Com um parcial de 9-0, o Estoril Basket afastava-se no marcador (56-47), com pouco mais de cinco minutos para o final do jogo. A 1.40 minutos do final, a Sanjoanense ainda se colocou a quatro pontos de distância (62-66), mas Ivan Carapinha não tremeu da linha de lance-livre e selou a vitória no jogo e na competição por parte do Estoril Basket.

 

A formação do Estoril dominou a luta das tabelas (60-42), 16 ressaltos ofensivos, uma área do jogo em que José Louro (7 pontos e 13 ressaltos) se destacou, bem como Tiago Carvalho, autor de 12 pontos e 10 ressaltos. Ivan Carapinha (12 pontos, 6 ressaltos e 4 assistências) fez um jogo muito completo. Apesar de ter conquistado muitas mais idas para a linha de lance-livre, a equipa não se mostrou nada eficaz (21/43 – 48.8%). As fracas percentagens de lançamento da equipa da Sanjoanense condicionaram o sucesso da equipa nesta final, que ainda assim contou com Simão Pinheiro (23 pontos, 6 ressaltos, 4 assistências e 4 roubos de bola) a muito bom nível.

 

União Sportiva termina em 3º lugar

 

No jogo de atribuição dos 3º e 4º lugares, a equipa do União Sportiva levou a melhor sobre o C.D.E.F. Franco (68-60). Os açorianos reagiram bem a um jogo menos conseguido frente ao Estoril Basket no jogo das meias-finais (48-80), construindo desde muito cedo uma almofada pontual que souberam gerir durante o segundo tempo. A meio do 2º período a diferença já era de catorze pontos (32-18), e embora tenha diminuído até ao intervalo continuava na casa das dezenas (39-28). Na etapa complementar, a formação de S. Miguel comandou sempre a marcha do marcador, nunca permitindo que o adversário reentrasse na discussão do resultado. O que não significa que a equipa C.D.E.F. Franco tenha desistido pela reviravolta no resultado, ou tenha permitido os açorianos respirar de alivio até final do jogo.

 

Na equipa vencedora, o jovem João Neves (21 pontos e 10 ressaltos) esteve a muito bom nível, à semelhança do que aconteceu com Ricardo Martins, autor de um duplo-duplo (16 pontos e 15 ressaltos) de grande qualidade. A dupla composta por Ricardo Henriques (21 pontos) e João Costa (20 pontos e 11 ressaltos) bem lutou por um resultado para a equipa que viajou da ilha da Madeira. A equipa madeirense, que no dia anterior tinha perdido diante a Sanjoanense (31-83), embora não tenha conseguido vencer nenhum dos jogos disputados, certamente que beneficiará, e muito, de competir com equipas mais fortes e evoluidas. 

 

 

Competições | FPB
31 MAI 2015

Mais Notícias