1.ª Divisão entra na reta final
O Olivais venceu este fim de semana o GDB Leça (83-56) e está apurado para a final da Zona Norte do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Competições
25 MAI 2015
O vencedor dessa final – que será disputada no fim-de-semana de 6 e 7 de Junho frente ao Dragon Force B – garante a subida automática à Proliga. A sul, é já conhecido um finalista, o Imortal/Zoomarine que continua invicto, sendo que na outra série o FC Barreirense, apesar de ter sido derrotado, em casa, pelo Belenenses (57-59), está bem encaminhado para ser o segundo finalista. Na última jornada desta fase, o clube do Barreiro viaja até aos Açores para defrontar o AngraBasket e o clube do Restelo recebe a visita do Olhanense.
Barreirense e Belenenses estão neste momento empatados, mas no confronto direto a equipa da margem sul leva a melhor, uma vez que venceu por três pontos na deslocação a Belém (56-53). Só uma escorregadela dos barreirenses na ilha Terceira poderia proporcionar a liderança à equipa do Belenenses, embora esteja sempre obrigada a vencer a formação de Olhão.
Mais fácil foi o apuramento da equipa de Albufeira no Grupo Sul A, que continua sem perder na competição. O Imortal viajou até à ilha de S. Miguel para defrontar o União Sportiva, e venceu por 60-53, a nona vitória desta fase, estando a apenas um triunfo de terminar mais uma fase com um registo cem por cento vitorioso.
A Norte, e na série A, a equipa do Dragon Force B, mesmo tendo perdido a meio da semana frente ao Galitos/Weber S. Gobain (81-84), já tinha assegurado a presença no jogo da subida de divisão. Os dragões, embora em igualdade pontual com o Académico FC, que voltou a vencer nesta jornada diante do Illiabum B (69-59), têm vantagem no confronto direto visto que ganharam os dois jogos frente à formação do Académico FC (73-64 e 57-51).
O jogo entre Olivais e GDB Leça não teve muita história. O Olivais tinha de vencer para garantir o 1º lugar da série e a disputa da subida. De Leça viajou uma equipa com apenas cinco jogadores. Sem tirar o mérito ao Olivais que fez o seu trabalho de forma competente, os argumentos em confronto eram, no entanto, completamente desiguais.
Os “cinco”de Leça foram heróicos. Conseguiram “aguentar-se” em termos de falta, sem nenhum elemento ser excluído. O Olivais em termos defensivos começou por alternar a defesa zona “2×3”, com “hxh”. Em ataque sempre que aumentou o ritmo de jogo, e que efetuou transições rápidas criou imensas dificuldades à defesa adversária. No entanto, no 5×5 em meio campo, o Olivais usou e abusou do tiro exterior, explorando pouco o jogo interior onde tinha clara vantagem em termos de estatura.
O Olivais tem agora duas semanas para preparar essa grande final frente ao Dragon Force B. Um jogo que vale uma subida à Proliga e onde as dificuldades vão ser enormes visto que o Olivais terá pela frente uma equipa que poderá utilizar jogadores da equipa A – que recorde-se venceu sem derrotas a fase regular Proliga, já garantiu a subida à LPB e conquistou o titulo de campeão da prova.