Derrota com sabor amargo

Portugal começou bem a partida com a Dinamarca, no Europeu de sub-18 masculinos (divisão  B), parecendo querer garantir cedo uma vantagem no marcador que lhe desse conforto e confiança, tendo chegado ainda no primeiro período a uma vantagem de 9 pontos (20-11), terminando esse primeiro quarto  com 20-16.

Competições | FPB | Seleções
30 JUL 2015

Não soubemos com paciência gerir a vantagem no marcador, permitindo oscilações ciclicas no resultado, que terminou em 82-77.

 

Este bom começo depressa se desvanesceu e no inicio do segundo período, pouco concentrados e determinados nas tarefas chave a executar, permitimos rapidamente que o adversário passasse para a frente (22-20), com vários pontos sofridos de contra-ataque, facilitados pela nossa má recuperação defensiva.

 

Fomos corrigindo alguns aspetos, melhoramos a percentagem de lance-livres (78%, 7/9) chegando ao intervalo a vencer por 3 pontos (38-35).

 

No recomeço da partida, fizemos um triplo, passando para 41-35, para de seguida passarmos de novo por uma fase de desnorte, possibilitando que a Dinamarca fizesse um parcial de 11-0, passando a vencer por 46-41.

 

Foi um período de bolas perdidas, ineficácia no lançamento de 3 pontos e erros defensivos, a permitir segundos lançamentos e bolas perdidas. O jogo foi evoluindo, com diferenças mínimas no marcador. Aos 30 minutos o resultado era favorável à Dinamarca, por 66-60, e aos 35 minutos por 72-67.

 

Portugal à medida que o jogo se aproximava do final foi-se colando no marcador e a 10 segundos do fim, com o resultado em 80-77 favorável à Dinamarca, pediu um desconto de tempo, para preparar o último lance, para um lançamento de 3 pontos. Só que ao repor a bola em jogo, esta foi parar às mãos de um jogador da Dinamarca, que aproveitou para em contra-ataque converter mais dois pontos, fixando o resultado final em 82-77, favorável à Dinamarca.

 

Derrota amarga para Portugal, que poderia ter feito melhor, chegando a demonstrar em vários momentos do jogo capacidade para levar de vencida este adversario.

 

Portugal fez uma boa percentagem de lance-livres (84%, com 21/25); fez uma baixa percentagem de lançamentos de 3 pontos (23%, com 8/35); permitiu 21 pontos de contra-ataque; e dos 82 pontos da Dinamarca, 54 foram marcados no interior da área restritiva.

 

Por Portugal jogaram e marcaram;

Nuno Sá (2p); Pedro Oliveira (8p); Daniel Caetano (5p); Filipe Rodrigues (7p); Carlos Cardoso (3p); Diogo Brito (20p); Gonçalo Delgado (4p); Diogo Araújo (19p); Ricardo Monteiro (9p); Jorge Pires;

 

A seleção faz o próximo jogo no sábado contra a Bélgica, às 19h15 hora portuguesa.

Competições | FPB | Seleções
30 JUL 2015

Mais Notícias