PORTUGAL É VICE CAMPEÃO EUROPEU
Era o jogo nunca imaginado e tornou-se no jogo que todos quiseram ver. O CDC de Matosinhos foi pequeno demais para todos os que não queriam perder um momento que perdurará como o dia em que Portugal tocou o céu e se tornou Vice-Campeão Europeu de Sub 16 Femininos! Impar! Histórico! Épico! Os adjetivos esgotam-se na qualidade deste fabuloso grupo que caiu na final frente a uma excelente República Checa (73-51) que atingia a sua 3ª Final consecutiva.

Competições | FPB | Seleções
23 AGO 2015
Durante muito tempo todos falarão deste dia, deste campeonato e, aquele arrepiante momento em que quase 5000 vozes se uniram a cantar A Portuguesa em homenagem a este fantástico grupo.
Faltava ainda a cereja no topo do bolo, a glória e reconhecimento para Ana Ramos que ergueu o troféu de MVP com Beatriz Jordão a juntar-se a ela no All Star Five da prova!!!
A nota final vai para Sónia Teixeira. A árbitra internacional apitou o jogo de atribuição da medalha de bronze e, muito provavelmente, poderia ter apitado a final não fosse o feito da nossa seleção. Um dia único para o Basquetebol Português a todos os níveis.
E eis a Final sonhada. Experientes e frias, as jogadoras da República Checa entraram melhor no jogo com um parcial de 10-2 nos primeiros 5 minutos. As checas defendiam bem e tapavam todos os caminhos do cesto e só à passagem do 4º minuto Portugal conseguiu um triplo. Resposta imediata das adversárias que conseguiam chegar aos 2 dígitos de vantagem com dois minutos para jogar no primeiro período. As portuguesas continuavam com muitos problemas ofensivos e a primeira paragem chegou com 19-07 para a equipa da Rep. Checa.
E de novo as checas a começar melhor com 5-0 e o resultado avolumava-se para 24-7. Apesar de um triplo a Rep. Checa não tremia e ia impondo o seu jogo com eficácia. Menos de 5 minutos para o intervalo e já venciam por 32-12. O maior sonho de todos estava a ficar mais longe para a brava equipa lusa. O intervalo chegou com uns claros 39-21 favoráveis à R. Checa.
Mas quem não conhece as guerreiras portuguesas passou a conhecer com um regresso dos balneários repleto de garra, de raça e de muito espírito de sacrifício. Portugal fez 8-0 em 3 minutos e, num ápice, acordava a multidão e fazia renascer a esperança. Um oportuno desconto de tempo por parte do selecionador checo serenou as suas jogadoras que voltavam a recolocar o jogo acima dos 20 pontos e o 4º período chegava com 56-35.
Faltavam 10 minutos mais de luta a uma equipa que fez sonhar todos os adeptos do basquetebol nacional e que nos levou até ao impensável último desejo – a Final e um possível título europeu. Não serão os números finais que ficarão na história mas sim o de um campeonato que terminou com o título de vice-campeãs europeias para as jovens e brilhantes atletas portuguesas. A partir de hoje, depois deste campeonato, todos sabemos que Portugal tem um futuro brilhante. Venha esse futuro que começa já amanhã com o Mundial no horizonte.
Classificações Finais:
1º – Republica checa
2º – Portugal
3º – Itália
4º – Espanha
5º – Letónia
6º – França
7º – Hungria
8º – Russia
9º – Alemanha
10º – Servia
11º – Turquia
12º – Croacia
13º – Eslovaquia
14º – Belgica
15º – Holanda
16º – Inglaterra
Prémio Fair Play:
Turquia
All Star Five:
Ana Ramos (Portugal)
Veronika Sipová (Rep Checa)
Kamilla Ogun (Russia)
Beatriz Jordão (Portugal)
Lorela Cubaj (Italia)