“Petingas” do Basquetebol entre o melhor peixe do mundo
As melhores petingas do basquetebol português, que vão disputar em Matosinhos o Campeonato da Europa da categoria, estiveram hoje no Mercado Municipal numa ação destinada a cativar o apoio dos matosinhenses – e o resultado foi um cesto cheio de momentos de boa disposição e de convívio entre peixeiras e basquetebolistas.

Competições | FPB | Seleções
11 AGO 2015
A iniciativa contou com a presença de Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, e do treinador da seleção, Agostinho Pinto, tendo como objetivo divulgar a modalidade e o campeonato europeu que, pela terceira edição consecutiva (facto inédito na história desta competição), decorrerá em Matosinhos, entre os dias 13 e 23 de agosto. Organizado pela Federação Portuguesa de Basquetebol, pela empresa municipal Matosinhos Sport e pela Associação de Basquetebol do Porto, o Campeonato Europeu de Basquetebol Feminino Sub-16 será disputado por 16 equipas. Para além da seleção portuguesa, estarão em competição as equipas nacionais de Espanha, Holanda, Inglaterra, Itália, Bélgica, França, Croácia, Hungria, Alemanha, Turquia, República Checa, Rússia, Eslováquia, Letónia e Sérvia.
Eliana Cabral não é apenas uma das jogadoras que mais pontos marca ao serviço da seleção nacional feminina de basquetebol sub-16. Se dúvidas houvesse, demonstrou hoje, 11 de agosto, que é igualmente eficaz na arte de apregoar peixe, destacando-se também na coragem e determinação com que agarrou num punhado de petingas sem nunca parar de sorrir para as fotografias. Tem sangue na guelra, portanto.
As jogadoras circularam entre as bancas onde se vende o World’s Best Fish, o melhor peixe do mundo, quiseram saber tudo sobre sardinhas, carapaus, fanecas e cavalas, agarraram em lagostins e, no fim, ensinaram às peixeiras a arte do passe picado, do drible e do lançamento ao cesto. Para surpresa geral, uma das vendedeiras do mercado demonstrou que não percebe só de cestos de peixe. Encestou a bola à primeira tentativa e repetiu a proeza logo a seguir, conseguindo uma excelente percentagem de concretização.
Conforme apregoava Eliana, o basquetebol é lindo. E a seleção nacional precisa do apoio de todos.